Cabelos, Tratamentos capilares

Quando devo usar o Condicionador – Sempre, às vezes ou nunca?

13 jun 2018 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Quando devo usar o Condicionador. Sempre, às vezes ou nunca?

Pois é. Eu sou uma viciada em condicionadores, mas, outro dia lendo resenhas, vi uma coisa que me fez repensar se usar condicionador sempre em todas as lavagens é necessário mesmo.

E, foi ai que percebi o porque de algumas vezes quando uso certos condicionadores o resultado não é tão bom assim.

Quando devo usar o Condicionador. Sempre, às vezes ou nunca?

Qual a real função do condicionador?

O condicionador é usado sempre na finalização da lavagem. Falei sobre isso aqui, a Ordem certa de cada produto na hora de lavar os cabelos.

Mas, porque sempre usamos ele no final da lavagem?

Sua função é selar as cutículas,  aumentar a maleabilidade do fio, deixando-o mais fácil de pentear, pois geralmente tem o pH mais baixo (ou deveria ter né). Já o shampoo tem o pH alto que abre as cutículas para as máscaras que tem um pH mais baixo penetrarem melhor e começar a selar as cutículas.

Até ai ok. Mas… Todos os condicionadores tem pH baixo?

Não. E raramente algum vem escrito na embalagem o pH. O certo seria testar todos com fitas próprias pra isso né? Pois o pH é o que faz toda a diferença no resultado de um tratamento, e não pode ser nem baixo demais e muito menos alto demais.

O ideal é um meio termo. Vejam a tabela abaixo.

Slide4

O condicionador pode ter um pH maior que a máscara?

O correto é que não. A máscara trata e ao mesmo tempo, algumas, com pH abaixo de 4,5 já fazem uma selagem. Ai você vem com um condicionador que tem um pH maior que esse, e pronto, abriu a cutícula de novo, o que fará que o tratamento vá por água abaixo.

Quando devo usar o Condicionador? 

E agora? Não devo mais usar condicionador?

Bom, eu não vivo sem, realmente alguns deixam meus cabelos maravilhosos, e sinto que sem eles o resultado não é tão bom. Mas, nem sempre isso acontece.

Se apenas usando uma máscara seus cabelos ficam maravilhosos, é sinal que a máscara sozinha já fez o papel de tratar e selar. E nesse caso se usar um condicionador com pH mais alto vai perder o efeito que a máscara teve no seu cabelo.

Slide3

Quando devo usar o Condicionador. Sempre, às vezes ou nunca – Resenha

Na verdade eu acho assim: o condicionador é importante se realmente cumprir sua função que é finalizar toda lavagem, selando o fio para manter tudo dentro dele.

Infelizmente é raro um que venha com essa informação. O jeito é comprar as fitas pra testar pH que não são fáceis de achar e custam bem caro.

Talvez a maneira mais fácil e barata é ir testando. Ate perceber que: se sem condicionador às vezes fica melhor, então não use, mas se achar que muitas vezes ele faz toda diferença continue usando.

Não abro mão do condicionador, cada um tem um efeito. Às vezes apenas shampoo e condicionador meu cabelo fica Divo, em outras shampoo e máscaras, e na maioria das vezes os 3 fazem um belo trabalho.

Dica: se a máscara que usar consta o pH na embalagem e ele tiver um pH entre 3,5 e 4,5 não precisa de condicionador. Só se tiver um condicionador que também conste essa informação e o pH for o mesmo ou até menor que a máscara.

Ai sim o condicionador vai fazer muita diferença no resultado final do seu cabelo selando ainda mais o fio.

Segue abaixo uma lista de alguns pH de condicionadores que achei fuçando no Google.

Slide1

Esse post foi quase chover no molhado né meninas?

Pois, expliquei mas, não dei uma solução definitiva. Enfim,  a conclusão é que se não tem como saber o pH de todos os condicionadores que usamos, o jeito é ir testando pra ver se ele realmente faz a diferença, e só assim decidir se vai usar sempre, as vezes ou nunca.

Quando devo usar o Condicionador? Agora já dá pra decidir né?

Beijocas com pH neutro rs.

 

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo