Relacionamento Saúde

Distorção da Imagem. O que é?

Distorção da Imagem. Quem nunca conheceu alguém de corpo e rosto perfeito, mas que se acha gorda e feia? E a gente não entende como ela se acha feia, e fica pensando que é frescura ou excesso de vaidade.
Distorção da Imagem.

 

Mas o caso é sério, e pode fazer a pessoa cometer loucuras para emagrecer ou até mudar a aparência.
 
Esse problema se chama Dismorfofobia. Também denominado transtorno dismórfico corporal ou síndrome da distorção da imagem, é um problema psicológico caracterizado pela preocupação obsessiva com algum defeito inexistente ou mínimo na aparência física.
Mas essa busca pela perfeição nem sempre começa como uma doença. A mídia tem muita culpa disso quando elege um tipo físico ideal para que uma pessoa possa ser rotulada de bonita. Isso faz com que alguém que esteja fora desse “padrão” se sinta cada vez mais infeliz com sua aparência e parta em busca do corpo e rosto perfeitos, fazendo de tudo para conseguir essa perfeição.
E quando isso se torna uma obsessão, pode facilmente virar um transtorno psicológico, ou seja, a distorção da imagem.
 
A pessoa surta. Mesmo que você fale que ela está magra e que o rosto é lindo, quando a mesma se olha no espelho não consegue enxergar isso. Geralmente a Anorexia e a Bulimia são causadas por esse distúrbio.
Sei que para algumas pessoas aceitar que não faz parte da ditadura da perfeição é algo que compromete toda a vida pessoal, e nesses casos só um tratamento psicólogoico conseguira algum resultado.
Mas o que precisamos enxergar é que ninguém é perfeito, nem todas as modelos e atrizes que achamos lindíssimas. Todo mundo já viu foto de alguma delas sem maquiagem e sem produção, e na vida real somos todas iguais. Além do que, todas as fotos das revistas passam pelo famoso retoque digital. Meninas, parem para pensar. Se elas fossem perfeitas, não precisaria disso né?

 Distorção da Imagem.

Precisamos valorizar o que temos de melhor e disfarçar aquilo que não gostamos. Lógico que, se estamos acima do peso, podemos fazer uma dieta que vai ajudar na autoestima e na saúde, e sempre dá para melhorar alguma outra coisa com tratamentos dermatológicos e até mesmo cirurgias plásticas.
Mas nada de pirar e começar a se transformar (deformar) em outra pessoa com tantas mudanças, pois enquanto não se aceitar do jeito que é, pode fazer quantas cirurgias quiser que não vai estar nunca satisfeita. Acho que um bom exemplo foi o Michael Jackson, que após tantas plásticas, ficou irreconhecível e estranho.
Toda mulher é bonita. Se olhe no espelho e descubra o que tem de mais interessante e mostre isso para o mundo. Se ame em primeiro lugar, se namore, se ache bonita. Só assim as outras pessoas também verão o quanto é bonita, por que uma mulher que se gosta transmite segurança e isso cativa todos ao redor.
Beleza não traz felicidade, tem muitas mulheres que achamos perfeitas e são infelizes na vida pessoal. Ser bonita é bom, mas a beleza da alma, do caráter, é a que realmente importa para nossa vida. Um dia a beleza física acaba, e só vai sobrar a sua essência. Essa é que faz toda a diferença.

Acorda bonita! Beijocas!

Comentários do Facebook

Instagram