Cabelos, Hidratação, Tratamentos capilares

Hidratação capilar com açúcar. Para que serve e como fazer.

02 out 2015 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Hidratação capilar com açúcar.

Cada dia que passa vejo mais mulheres aderindo a tratamentos capilares com produtos caseiros. Primeiro porque isso potencializa qualquer máscara, são coisas que geralmente temos em casa e sai bem mais barato.

O açúcar é um deles. Mas vamos entender o porquê de usar ele nas hidratações.

O açúcar seja ele branco ou mascavo tem um ácido chamado PCA (prirrolidonacarboxílico) tele tem um alto poder umectante. Além de hidratar também consegue diminuir o frizz do cabelo e ainda controla o pH dos fios. E com isso sela as cutículas deixando o cabelo alinhado

Açúcar afina o cabelo? Mito!

Gente ele não tem esse poder. Só químicas agressivas que danificam as fibras internas do fio tem esse poder. Tipo: progressivas com formol e descoloração. Todo mundo que faz sempre reclama de cabelo cada vez mais fino.

Hidratação capilar com açúcar

O que dá essa impressão de “afinar” o fio, é o que falei acima. Ele regula pH, sela as cutículas e hidrata o fio. E um cabelo selado e hidratado perde volume e fica mais alinhado. Acho que foi por isso que surgiu esse mito.

Vamos ao que interessa.

Hidratação capilar com açúcar. Como fazer.

Tipo de açúcar: o mais indicado é o mascavo, pois ele tem mais nutrientes que o refinado não tem. Como vitaminas, cálcio e magnésio. Mas o branco também serve.

Tem o cristal (é o que eu uso) que é um pouco menos refinado que o branco. Mas atenção. Para usa-lo o ideal é dissolvê-lo na água, pois como tem grãos maiores se esfregar pode acabar agredindo o fio.

Mas podem usar o que tiverem em casa, na verdade todos dão bons resultados.

Para usar é simples.

Tanto faz o tipo de açúcar que for usar eu sempre uso como medida assim: para cada três colheres de sopa de máscara duas de açúcar. Assim se você tiver um cabelo muito longo fica mais fácil saber quanto de açúcar usar.

3 colheres de sopa de uma máscara de hidratação
2 colheres de sopa de açúcar
Opcional: 1 colher de sopa de Bepantol, ou 1 colher de sopa de Glicerina, ou 1 colher de sopa de mel, ou 1 colher de sopa de óleo vegetal.

Sempre misture muito bem todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Na verdade não tem uma medida exata, com o tempo você pode criar a sua de acordo com os resultados obtidos no seu cabelo.

Além da máscara e do açúcar eu sempre adiciono ou uma colher de sopa de Bepantol ou de glicerina. No caso da glicerina é obrigatório o uso de touca ok?

Slide2

Também pode misturar mel, um óleo vegetal ou uma manteiga. Fica a seu critério. O legal dessa hidratação que dá pra variar muito a misturinha e assim dar aos seus cabelos vários nutrientes.

Posso colocar tudo isso na mistura? Poder até pode. Mas acho exagero. O ideal é fazer toda semana e ir mudando a receitinha.

Hidratação capilar com açúcar

Como aplicar:

Nos cabelos lavados e úmidos aplico a mistura enluvando bem, e deixo agir 30 minutos. Enxague apenas com água e finalize com um condicionador.

Resultado? Cabelos com muito brilho, sedoso, macio, sem frizz, sem volume e alinhado. Tudo de bom né? Eu faço essa hidratação uma vez na semana. Serve para todos os tipos de cabelos. Não tem contraindicação. Beijocas adocicadas!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo