Cabelos, Saúde, Tratamentos capilares

pH. Qual a Importância Dele Para os Cabelos?

17 jan 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários
pH. Qual a Importância Dele Para os Cabelos? Você sabe?
 
Muitas vezes tratamos os cabelos com produtos caríssimos. Hidratamos toda semana, e o teimoso continua uma palha de milho.
 
Um dos culpados por isso é o pH muito elevado do cabelo. Vamos entender melhor isso.
 

O que é pH?

pH significa potencial hidrogeniônico, que indica a concentração de íons H+ no meio.  De uma forma simples pH é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade dos fios.
 
De 0 a 6,9 pH ácido, 7 é neutro, e de 7,1 até 14 alcalino.
 
 
 
O PH normal do cabelo gira em torno de 4,5 a 5,5, ou seja, ácido. E quando usamos shampoo que geralmente tem um pH acima do 7, as cutículas são abertas para que a limpeza seja feita.
 
Por isso que quando vamos fazer uma hidratação é bom usar um shampoo de limpeza profunda, ele vai abrir bem as cutículas, fazendo com que o produto penetre bem nos fios.
 
Mas se ao final da lavagem não baixar esse pH, ao longo do tempo o cabelo vai ficando poroso, não retém a hidratação, se tornando frágil e sem vida.
 
Químicas como descoloração, escovas progressivas e tinturas também elevam o pH dos fios.
 
 
 
Por isso a importância de baixar esse pH. Todos os shampoos aumentam o pH, pois essa é a função deles, abrir caminho para a sujeira sair e entrar os tratamentos. E não se iludam pensando que shampoo infantil não agride os fios, pois eles não ardem nos olhos, e por isso achamos que são suaves. Só que não! O pH deles gira em torno de 7,2, e se usado todos os dias, vai ressecar seu cabelo também.
 
 
Então, sempre finalize a lavagem com produtos com pH baixo, de preferência menos que 5. Pode ser condicionador, máscaras, vinagre, isso tudo vai selar suas cutículas mantendo a saúde do seu cabelo em dia.
 
Beijocas da MC Loira!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo