Cabelos, Dica do dia

Diluir shampoo com água – Pode ou não pode? Faz diferença?

26 nov 2018 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Pois é. Essa é uma pratica que ando vendo muito. De Diluir shampoo com água. A explicação é que “dizem” que diminui o ressecamento causado por ele. Dilui as químicas. Que o produto fica mais suave. Será?

Qual a função do shampoo?

Shampoo é tipo um detergente para limpar os cabelos. A maioria contém o sulfato que é um desengordurante. Que remove além da sujeira, gordura e restos de produtos.

E por isso, o cabelo acaba ficando ressecado, ainda mais se a pessoa lava o cabelo com frequência e usa shampoo em todas as lavagens.

E realmente o sulfato remove tudo. Não só a sujeira, mas até os tratamentos que você faz. Por isso, eles não duram muito.

Diluir shampoo com água

Diluir shampoo com água, deixa ele mais suave? Diminui o ressecamento?

Não. Na verdade os shampoos são feitos e testados em laboratórios. E cada componente está ali por algum motivo, na quantidade exata. Tudo é pesquisado e estudado.

Se você diluir o shampoo, não vai, como muitas acham, “diluir” o sulfato, nem outros componentes agressivos ao fio como alguns conservantes e deixa-lo menos agressivo. E sim vai acabar diminuindo o poder de limpeza e pode alterar o pH dele.

Mas, por outro lado, diluir o shampoo na hora de usar com um pouco de água, facilita a limpeza, pois ele não vai se concentrar em um lugar só. Ele já tá diluído, e com isso consegue aplicar uniformemente por todo cabelo.

Diferente de quando a gente coloca o shampoo na mão, e taca no cabelo. Sempre um lugar vai ficar com mais produto né? E espalhar nem sempre é fácil. Então, ai sim é super indicado.

Diluir shampoo com água. Diminui ressecamento. Mito ou verdade?

Aliás, como falei acima, diluir shampoo com água facilita e muito a aplicação, mas, não diminui o ressecamento. O sulfato vai continuar ali, e às vezes por diluir o shampoo vai acabar precisando usar até duas vezes na mesma lavagem para limpar melhor.

Outra coisa. Se for diluir shampoo com água, faça sempre na hora de usar ok? Pois, diluir o shampoo todo e deixa-lo ali por muito tempo, acaba modificando tudo que tem nele.

Desde pH, até o efeito dos conservantes. Tudo esta na medida certa. E a água também tem metais, minerais, cloro e até bactérias que podem afetar isso. E no final seu produto pode se deteriorar, criar fungos e até te causar problemas no couro cabeludo.

Uma vez dilui um restinho de shampoo que eu tinha aqui, e não usei tudo. Depois de 20 dias ele ficou com um cheiro horrível, tipo podre sabe?

Diluir shampoo com água - sim ou não?

Mude seu shampoo. Faça outras técnicas que evitam o ressecamento. 

Então miga.  Ao invés de diluir o shampoo, porque não tenta fazer um Co wash, ou usar shampoo sem sulfato? Ou fazer uma pré hidratação (ensinei AQUI), isso evita muito o ressecamento do cabelo. Mude o shampoo. Use um com ação hidratante, cremoso, e sempre de acordo com o tipo do seu cabelo.

Raiz oleosa? Pontas secas? Tenta a CLC. Condiciona o comprimento, lava o couro cabeludo com shampoo, enxágua e condiciona de novo. Expliquei essa técnica AQUI.

Enfim. Se shampoo fosse pra diluir isso viria escrito no modo de usar né?  O produto já contém água, e na medida certa.

Só pra vocês pensarem mais sobre isso. Se uma porção de shampoo que você coloca na mão pra usar (vamos supor), tem 1ml de sulfato. Se você diluir esse shampoo, ele vai continuar com esse 1ml de sulfato né? Só que diluído ali na água.

Será mesmo que faz diferença? Evita o ressecamento? Eu acho que não. Você dilui o shampoo? Notou diferença? Conta ai. Beijocas

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo