Cronograma Capilar, Low, No Poo e Co Wash, Tratamentos capilares

Cronograma Capilar com Óleos vegetais – Dicas de como fazer

05 jul 2018 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Todo mundo sabe que ter um bom Cronograma para cuidar dos cabelos é fundamental para a saúde deles né? Hidratar, nutrir e reconstruir. Mas, que tal testar um Cronograma Capilar com Óleos vegetais? Bora aprender a fazer?

Aliás, não pensem vocês que os óleos vegetais apenas nutrem os fios. Existem Óleos que nutrem, outros que hidratam e até óleos que ajudam a repor massa.

Cronograma Capilar com Óleos vegetais

Mas, porque usar óleos no lugar das máscaras ou junto delas?

Você vai ter um tratamento intenso, pois diferentes dos cosméticos industrializados os óleos vegetais são puros e muito rico em nutrientes. Fora que não contém conservantes artificiais, nem corantes, nem parabenos nem petrolatos.

E no caso de usar o óleo junto a sua máscara, isso vai potencializar e muito seu efeito.

Cronograma Capilar com Óleos vegetais serve para todos os cabelos?

Sim. Porque mesmo os oleosos vão ter muitos benefícios. Cabelos secos, finos, grosso, liso, ondulado, danificado, vai ter um óleo indicado para trata-lo.

Quanto tempo posso fazer esse Cronograma?

Eu diria que para começar e testar se vai gostar, substitua uma semana do seu Cronograma tradicional pelo Cronograma Capilar com Óleos vegetais. O tempo seu cabelo vai dizer. Dá pra intercalar com o tradicional, fazer um dia de crono-óleo e dois do cronograma normal, e vai intercalando.

Eu tenho feito assim: numa semana substituo uma etapa do cronograma tradicional pelo crono-óleos, e na outra dois. Vai testando, até obter o melhor resultado.

No site da Erika Nash, que é minha guru quando o assunto são tratamentos naturais, tem muitas dicas sobre isso e um post bem completo. Veja AQUI. Foi lá que peguei algumas dicas.

Cronograma Capilar com Óleos vegetais - como fazer

Como fazer o Cronograma Capilar com Óleos vegetais?

Escolha 3 óleos indicados para o seu tipo de cabelo, ou para a finalidade que queira. E vai intercalar o uso deles. Vai precisar de um Condicionador Co Wash, aquele que substitui o shampoo e é livre de petrolatos para remover o óleo quando usar puro. AQUI tem meus 3 preferidos, e AQUI tudo sobre Co Wash.

Como escolher os óleos!

Cabelo seco, ressecado: Pracaxi, Jojoba, Babosa, Macadâmia, Rícino, Semente de uva, Oliva, Rosa mosqueta, Gergelim, Buriti, Abacate.

Cabelos oleosos: Coco, semente de uva, copaíba e maracujá

Oleoso misto. Raiz oleosa pontas secas: nesse caso são óleos essências. Limão, Manjericão, Lavanda, Tangerina, Laranja, Cedro.

Cabelos danificados, fragilizados com química: Café, Argan, Açaí, Algodão, Jojoba, Linhaça, Abacate, Castanha do Pará, Germe de trigo.

Cabelo poroso: Buriti, Macadâmia, Oliva, Pracaxi. Esses óleos selam as cutículas, além de tratar.

OBS: existem inúmeros outros óleos, mas escolhi os mais conhecidos e fáceis de achar.

Como montar o Cronograma Capilar com Óleos vegetais

Etapa hidratação: escolha um dos óleos indicados para os cabelos secos. Pode usar ele puro (de preferência), ou se quiser pode misturar numa máscara. Coloque uma colher de sobremesa de óleo para duas de máscara.

Mas, ela não pode ter petrolatos, parafina, óleo mineral e nem silicone. Eu sinto mais efeito usando o óleo sozinho, mas testem os dois tá?

Etapa Nutrição: os melhores óleos são: Coco, Argan, Amêndoas, Abacate, Amendoim, Buriti, Macadâmia, Monoi, Manga, Oliva, Pracaxi, Patauá, Rícino. Nessa etapa sugiro fazer uma boa umectação. Não sabe o que é? Explico AQUI.

Etapa reconstrução: nessa também pode usar o óleo puro caso seu cabelo não esteja muito danificado, já, um cabelo elástico, extremamente fragilizado indico que use uma boa máscara de reconstrução, seguindo a regrinha nada de petrolatos.

Os óleos mais indicados são os que contenham mais acido linoleico. Pois ele é rico em ceramidas, elas são muito importantes para selar as cutícula fazendo com que o tratamento permaneça mais tempo no fio. Falei sobre Ceramidas e seus outros benefícios AQUI.

Melhores óleos para reconstrução: Cártamo é o que contém mais ácido linoleico 78%, Semente de uva 73%, Girassol 68%, Algodão 54%, Nozes 51%, Gergelim 45%, Linhaça 10%. Óleo de café, é formador de ceramidas, estimula colágeno e elastina (aminoácidos) e Rosa Mosqueta melhora a elasticidade e diminui a quebra do frio.

OBS: reparem que alguns óleos se encaixam em todas as etapas, então, tente escolher 3 diferentes para obter vários benefícios.

Cronograma com Óleos vegetais

Tudo sobre Cronograma Capilar com Óleos vegetais

Se for usar o óleo puro, sempre aplique no fio seco, deixe agir pelo menos duas horas. Outra coisa importante. Sempre retire com co wash. Ensinei AQUI como remover umectação sem perder seu efeito.

Monte seu Cronograma com óleos seguindo o seu tradicional, geralmente eu faço na semana: N, H e N , depois H, N e H – N, R e H e assim por diante. Dá pra seguir essa mesma tabela. Ou mude conforme os resultados. Não tem regra, seu cabelo que vai dizer o que quer.

Dica extra caso queira além de H, N e R tratar queda de cabelo também.

Óleos para crescimento: café, rícino, jojoba, argan arroz, patauá

Tratar queda: Café, linhaça, girassol, murumuru, gergelim, prímula.

Pode colocar na etapa de nutrição. Ou, fazer uma umectação extra na semana.

É isso meninas. Lógico que existem excelentes produtos, mas os óleos vegetais são imbatíveis. Monte seu Crono-óleos de acordo com a necessidade do seu cabelo, assim como com o Cronograma tradicional.

Então meninas. Nunca usem tabelas prontas, cada cabelo uma necessidade. Ensinei como Montar um Cronograma AQUI.

E ae, quem vai fazer? Depois me conta se gostaram tá? Beijocas

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo