Acessórios, Decoração

Cortina Blackout – Vale a pena ter uma?

13 abr 2018 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Cortina Blackout . Vale a pena ter uma?  Como cuidar?

Eu sou dessas. Se tiver ume frestinha de luz entrando no meu quarto eu não durmo, gosto mesmo de escuridão e por isso troquei a minha cortina de tecido por uma Cortina Blackout.

Cortina Blackout

O que é Cortina Blackout, ou “blecaute”?

É uma cortina feita com um tecido que bloqueia a entrada de luz no ambiente. Chamada  também  de corta luz. Na verdade nem é um tecido, tá mais para um plástico. E por isso, muita gente torce o nariz para ela, pois acha feia e com cara de coisa fuleira rs.

Pode ser encontrada como um painel, cortina tradicional, e até persianas. Ela pode ser mais grossa quando tem tecido junto,  ou mais leve e bem fininha. Tem pra todos os gostos e bolsos.

Vale a pena ter uma Cortina Blackout?

Muita gente acha horrível né? Na verdade, algumas são mesmo. Existem vários tipos de tecido black out e o ideal é escolher um com melhor qualidade.

Hoje em dia tem Cortina Blackout de todas as cores e inclusive estampadas. Fora as cortinas de tecido e forradas com o blackout. Essas são bem mais caras dependendo do tecido que foi usado. E sim, elas podem ser bonitas e deixar sua casa bem charmosa.

Tudo vai de quanto você quer gastar e o tamanho da sua janela. Quanto maior, mais cara será sua cortina.

Cortina Blackout - Vale a pena ter uma?

Eu acho que vale muito a pena. Comprei a minha numa promoção na Riachuelo, AQUI no site tem vários modelos, super bem acabada, e de boa qualidade. Os preços variam muito. Quer mais uma vantagem? Ela segura o calor, pode evitar em até 30% que o calor externo entre na sua casa.

 

Como limpar a Cortina Blackout?

Não pense que por ela ser de um tecido plastificado que não precisa de limpeza viu. Ela fica suja sim, e pode lavar sim. Aliás, deve né rs.

Blecaute com tecido. Coloque a cortina em um lugar que possa esfrega-la.  Tipo garagem, jardim. Até no box tá valendo, isso dependendo do tamanho dela né?

Esfregue com uma vassoura macia e detergente diluído. Depois enxague. Pra secar pendure no varal, ou se for cortina de varão espere escorrer e pendure nele na própria janela para secar.

Cortina blecaute de PVC ou poliéster (a minha é dessas). Tem a mais molinha e a mais grossa. Essas são mais fácil de limpar. Basta um pano úmido. Passe na cortina até o pano sair limpo. Se quiser higienizar mais, depois de tirar a sujeira passe um pano com álcool. No caso dessa a limpeza pode ser feita a cada 15 dias para evitar acúmulos de sujeiras.

Já se sua cortina for um tecido separado do blecaute, vai lavar separadamente cada uma deles.

Não quer gastar muito, e não quer trocar sua cortina?

Se liga nessas dicas, de como colocar o tecido blackout atrás da sua cortina sem gastar muito. Você vai comprar o tecido na medida da sua cortina, e vai precisar ou de argolas, ou fitinhas, ganchinhos ou apenas linha e agulha.

Nesses exemplos abaixo dá pra ver como é fácil instalar o tecido corta luz na sua cortina.

Colocando cortina blecaute

Pode lavar a cortina com blecaute na máquina de lavar?

Vi muitos vídeos mostrando isso, mas gente, ela amassa, pode rasgar, e realmente não foi feita pra isso. Eu não arriscaria. Talvez uma que tenha um tecido mais grosso pode ser até que não detone, mas as mais fininhas não vai nessa onda que é roubada.

Agora, se você gosta de viver perigosamente e vai lavar mesmo na máquina, coloque uma parte da cortina de cada vez, bastante água, e no modo roupas delicadas. Por sua conta e risco tá?  Pode até não danificar na primeira vez, mas com certeza vai diminuir a vida útil dela.

Como desamassar uma cortina blecaute?

Essa é a única desvantagem dela, ainda mais se for tipo a minha de PVC ou poliéster, pense numa coisa que amassa só de tocar, afe.

DICA 1: após lavar coloque a cortina bem esticadinha ao sol. Ele aquece o tecido, dá uma amolecida e acaba ajudando a deixar sem dobrinhas. Se borrifar amaciante além de perfumar vai ajudar a deixá-la mais lisinha.

DICA 2: passar a ferro. Oxe tá doida? Vai derreter a cortina. Vai não miga. Basta usar o ferro na temperatura mais baixa que tiver. Um pedaço de tecido de algodão 100%. Não use o ferro com vapor tá?

Coloque a cortina numa superfície plana, pode ser sua tábua de passar. E na hora de passar o ferro não coloque nunca direto na cortina, vai cobrir a cortina com o tecido. Não pare o ferro no mesmo lugar, vai passando e olhando. E pronto, as dobrinhas vão sair.

Quando comprei a minha tive que fazer isso. E deu super certo. Pena que não filmei. Estou adorando minha cortina, pode bater maior sol na janela que de manhã meu quarto fica super escurinho.

Quem ai tem dessa cortina? Diz ai, como você limpa e tira os amassados? Beijocas.

Quer mais dicas de decoração? Eu reformei meu quarto gastando pouco. Usei papel de presente na parede! Quer ver como ficou? Olha AQUI.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo