Cabelos, Tratamentos capilares

Selar as cutículas dos cabelos é bom ou ruim?

02 out 2017 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Selar as cutículas dos cabelos é bom ou ruim?

Porque mulher é assim. Uma coisa deu certo, o cabelo ficou Divo e páh, lá vai ela fazer o mesmo procedimento várias vezes na semana.

Isso pode ser um risco. Até mesmo fazer sempre a mesma hidratação uma hora seu cabelo vai achar ruim, porque vão faltar outros nutrientes além desse que você está dando.

Mas quando o assunto é selar o fio usando produtos com pH  baixo  a coisa pode ficar feia. Expliquei sobre isso AQUI

Um exemplo é usar o vinagre de maçã. Ele deixa o cabelo alinhado, sedoso, com brilho e acaba com a porosidade. Mas, isso até você enlouquecer e achar que usar várias vezes na semana vai resolver todos problemas do seu cabelo.

Selar as cutículas dos cabelos é bom ou ruim

Selar as cutículas dos cabelos é bom ou ruim?

Selar sempre pode trazer danos?

Posso selar o fio do cabelo toda semana? Sim e não. Veja os benefícios e os riscos.

O fio do cabelo tem um pH em torno de 5,6 a 6.2 esse é o pH ideal para ter um cabelo saudável. Essa acidez natural evita o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo, além de manter as cutículas capilares fechadas e saudáveis.

Mas, ai se você começa a baixar demais esse pH usando produtos com pH abaixo de 3, o resultado pode ser uma cabelo com cutícula totalmente fechada o que pode causar danos a fibra do fio.

Quando meu cabelo precisa de um produto com ph baixo?

Se seu cabelo estiver poroso. Falei sobre isso AQUI. sabe quando parece que os tratamento não duram 1 dia no fio, ele vive ressecado, com frizz e sem brilho? Nesse caso o ideal é selar antes do tratamento.

Após químicas como descoloração e alguns alisamentos que abrem demais as cuticulas

Se você lava o cabelo todo dia, sempre usa shampoo com sulfato que abre as cutículas, e não costuma usar condicionador que tem a função se selar, ai sim, até pode usar umas duas vezes na semana o vinagre ou outro produto que sela a cutícula.

Fique esperta, muitos produtos que usa no dia a dia tem função de selar as cutículas.

Os condicionadores, a maioria tem essa função. Se você usa sempre já mantem as cutículas fechadinhas. Muitas máscaras também tem pH baixo, e nesse caso nem precisa do condicionador.

Viu, como vários produtos tem essa função de selar as cutículas? Por isso, todo cuidado é pouco na hora de usar vinagre ou outro produto com pH baixo, talvez seu cabelo nem precise dele.

Selar as cutículas dos cabelos é bom ou ruim?

O certo não é nem cutícula fechada demais, nem aberta demais.

selar cuticulas

Só para entender o que estou falando.

Os produtos que usamos a maioria agem na superfície do fio, ou seja, nas cutículas, e quando elas estão totalmente seladas nada penetra nesse fio. Ele fica blindado, justamente como fazem os alisamentos com formol.

Essa parte externa do fio é quem protege a parte interna, onde ficam as fibras capilares. Mas, de que adianta fazer tratamentos em um fio totalmente fechado?

Daí, fica aquele cabelo que parece que nada funciona nele sabe? E os produtos é que levam a culpa rs. Será que não anda selando demais essa cutícula? Analise eu cabelo, e veja se os produtos que usa tem o pH baixo. Assim fica mais fácil saber quando é necessário entrar com um produto com efeito selante.

Então nada de usar vinagre de maçã muita vez na semana e nem produtos que tem esse poder de fechar as cutículas. Tudo que é em excesso não é legal. E use quando realmente seu cabelo precisar.

Visitem meu Instablog meninas, vou adorar ver vocês por lá. @_mulheresdivando

Beijocas.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo