Baratinhos que amo!, Cuidados com a pele

Tipos de argilas e benefícios para a pele do rosto

10 jul 2017 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Eu adoro cuidar da pele com produtos naturais. E a argila é uma delas. Com vários tipos diferentes cada uma é indicada para um tipo de pele. Bora saber mais sobre isso? Tipos de argilas e benefícios para a pele do rosto

Tipos de argilas e benefícios para a pele do rosto

 

Benefícios da argila na pele.

Isso pode variar com o tipo de argila, mas todas ajudam a revitalizar, hidratar e nutrir muito a pele. Além de eliminar toxinas regenerar e acalmar a pele.

Como usar as argilas na pele do rosto?

Na pele limpa e seca aplique a argila já hidratada. Uma colher de sopa geralmente dá para o rosto todo.

Eu gosto de fazer uma esfoliação com bicarbonato (ensinei AQUI) e água antes. Isso ajuda a limpar melhor a pele e faz com que a argila penetre mais.

Misture água aos poucos até formar uma pastinha nem muito liquida nem muito grossa. Aplique na pele, e deixe agir por 10 minutos, ou até que seque. Evite área dos olhos e boca.

argila branca

Retire com água que pode ser morna ou fria, e depois hidrate a pele.

Super dica: para deixar a argila mais potente, ao invés de água comum use uma água termal para hidrata-la, ou até soro fisiológico. E pode colocar gotas de óleos vegetais na mistura. As vezes uso o de coco.

Tipos de argilas e benefícios para a pele do rosto

Argila branca: indicada para todos tipos de pele, principalmente para peles oleosas e sensibilizadas. Cicatrizante, tem ação tensora leve (aquela sensação de pele esticada). Clareia e absorve oleosidade sem ressecar a pele. Seu pH é próximo ao natural da nossa pele.

Argila verde: indicada para peles com acne e muito oleosas. Com alto poder cicatrizante, adstringente, ajuda e muito na cicatrização de espinhas e acnes, e a diminuir a oleosidade excessiva da pele. Contém: óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. Um peeling natural, que retarda envelhecimento.

Argila rosa: ela é um mix da argila branca com a vermelha. Também indicada para peles delicadas e sensíveis. Absorve a oleosidade  e seus minerais ajudam a devolver a maciez e viço da pele.

Argila vermelha: rica em oxido de ferro e cobre ajuda e muito na renovação celular. Revitaliza peles maduras, e ajuda a diminuir linhas de expressão.  Também absorve a oleosidade, pode ser usada em peles sensíveis principalmente aquelas que são mais rosadinhas.

Argila amarela: rica em silício, indicada para peles maduras. Ajuda na formação do colágeno, hidrata, ajuda a rejuvenescer e de quebra é ótima aliada para combater a flacidez (preciso de uma tonelada dessas rs).

Argila cinza: com 60% de sílica, é muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é anti-edematosa, secativa e absorvente. Indicada para peles oleosas e manchadas.

Tipos de argilas

Argila negra: essa é a mais difícil de achar. Alto poder de desintoxicação e oleosidade da pele.

Argila marrom: também difícil de achar para comprar. É a mais pura de todas. Ativa a circulação, combate a acne, e rejuvenesce os tecidos.

Algumas dessas argilas ao secarem na pele dão uma sensação de pinicamento e repuxamento. Todas fazem isso mas verde esse efeito é mais acentuado. Mas não se assuste, é apenas o aumento da circulação na pele e a ação dos nutrientes.

As argilas brancas e verdes são as mais fáceis de achar. Em lojas de produtos naturais, sites e farmácias de manipulação vai achar essas e as outras.

Quantas vezes usar a argila?

Isso varia de cada pele e do tipo de argila que vai usar. A branca eu uso duas vezes na semana. Acho que é o suficiente. Na duvida fale com sua Dermatologista.

Tipos de argilas e benefícios para a pele do rosto

Tem contra indicação o uso da argila na pele?

Evitar em peles com lesões, ou em pessoas que possam ter alergia a algum componente da argila. Nas peles acneicas no começo pode haver uma piora, mas com o uso o efeito é muito bom.

Mulheres gravidas podem usar sem problemas.

Sempre hidrate a pele após o uso. Como viram acima, todas elas removem a oleosidade, então em uma pele seca isso pode piorar o ressecamento. Evite maquiagem nas primeiras duas horas.

Cuidados na hora de comprar. Certifique-se que é uma argila esterilizada, limpa, peneirada.

Guarde sua argila em potes de vidros, madeira, louça ou aço inoxidável. Nunca em plásticos, ferro, ou alumínio. Mantenha bem fechada e fora da luz. A validade dela é bem longa se cuidar armazenar certinho.

Eu tenho usado a branca, e realmente conforme vai usando a melhora é visível. No dia que faço a pele fica mais clara, iluminada, com poros mais fechadinhos e pele mais lisinha. Na foto abaixo dá pra ver como as manchas clareiam.

argila na pele

Logo vou testar a amarela que achei aqui no site  Armazém Peter Paiva, lembram dele? Ele faz sabonetes artesanais incríveis, sempre apareceu em programas de tv. No site dele tem quase todas as argilas inclusive a preta e com um preço bem camarada. Ou na Art Vitta, tem quase todas também, menos a amarela que eu queria.

Agora que já sabem os Tipos de argilas e benefícios para a pele do rosto se joga amiga e vamos ficar com a pele DIVA!

Quem ai usa? Qual gostam mais? Conta pra mim. Beijocas.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo