Alimentos funcionais Cuidados com a pele Dica do dia Saúde

Chá de Hibisco. Como usar e seus benefícios para a saúde!

Chá de Hibisco. E seus benefícios para a saúde!

Desde que decidi mudar meu estilo de vida venho mudando alguns alimentos. Tirando uns, acrescentando outros. E os chás sempre fizeram parte da minha vida, e agora alguns mais do que nunca.

hibisco

Chá de Hibisco. O chá vem da flor Hibiscus sabdariffa, que é diferente da flor de hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) que temos aqui muito vista em jardins, essa não é comestível tá?

Com uma cor vermelha vibrante, linda, e que é transferida para o chá.

Chá de Hibisco. Como usar e seus benefícios para a saúde!?

Só pra começar. Em 6g da planta, quantidade usada para o preparo de 200 ml de chá, tem: cálcio, magnésio, fósforo e potássio, essenciais para a saúde dos ossos, a contração muscular e para a produção de energia.

Mas vai muito, além disso.

1- Rico em antioxidantes

2-Diminui a pressão arterial

3-Melhora fluxo sanguíneo

4- Contém alto teor de vitamina C

5- Poderoso antimicrobiano

6- Descongestiona o intestino

7- Reduz o colesterol ruim e regula as triglicérides

8- Diurético. Evita retenção de líquidos.

E agora vem a melhor noticia. Ele ajuda a emagrecer e reduzir a pança.

Por conter um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar, ele diminui a absorção de carboidratos.

Já as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador contribuem para evitar o acúmulo de gorduras. Como isso acontece?

O chá reduz a adipogênese, processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos, cujo excesso leva ao acúmulo de gordura no corpo. O Hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e quadris.

Para isso basta tomar uma xícara de chá após as principais refeições.

Mas, nem tudo são flores rs. Tem suas contraindicações.

m

Quem não pode tomar chá de hibisco?

Gestantes e lactantes devem evitar o chá de hibisco. Alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja, pode interferir na estrutura dos genes do bebê.

Doses excessivas podem causar intoxicação. O que pode prejudicar o funcionamento do organismo e até a perda de cálcio, potássio, sódio e magnésio.

Quem já tem pressão baixa tem que ter cuidado.

O excesso pode causar infertilidade tanto no homem como na mulher.

Quanto posso beber do chá?

Já vi gente indicando até 1 litro por dia.  Outros bem menos. Eu fico com a média mais segura, 400 ml, ou seja, duas xícaras por dia.

Como fazer o chá de Hibisco?

Jamais coloque a flor desidratada para ferver ok?

Aqueça a água até o ponto antes de ferver. Sabe quando fica umas bolinhas no fundo? Esse é o ponto ideal.

Desligue o fogo, e só agora coloque a quantidade 4 a 6 gramas para cada 200 ml. Uma colher de sopa, ou 3 saquinhos. Tampe, e deixe descansar por 210 minutos.

Imagem1

Tem que fazer todo dia um chá novo, depois de 24 h ele perde seus nutrientes porque oxida.

O certo é ingerir quente após as refeições, mas eu gosto dele geladinho. Deixo pronto logo cedo e tomo após o almoço e a janta.

Dica extra: se for usar para emagrecer pode acrescentar canela ou gengibre no chá. Isso vai acelerar  o metabolismo

Slide1

Muita gente não suporta o sabor. Ele é um azedinho meio frutado. Se não conseguir tomar natural, nunca use açúcar ou adoçantes, pois isso vai acabar com a naturalidade do chá. Eu uso Stévia apenas para quebrar o azedinho.

Eu adoro o sabor.  Quem ai toma? Estou tomando tem duas semanas. Ah, vi em um programa que é bom depois de 30 dias ingerindo dar uma pausa de 15 dias. E depois voltar a tomar.

Sinto a barriga desinchada pois faço mais xixi. E por ter pressão alta pra mim está funcionando para regular essa parte também. Quanto a emagrecer além do chá estou fazendo uma dieta com pouco carboidratos, andando na esteira e fazendo Pilates.

Tudo muito recente, então, prometo que volto pra atualizar essa resenha contando os resultados.

A maior parte das informações peguei em sites de nutricionistas e vi em programas de tv onde uma médica deu as dicas tá?

Mesmo assim, se tiver problemas de saúde fale com seu medico antes de ingerir até mesmo um chá. Beijocas.


Comentários do Facebook

Instagram