Alimentos funcionais Saúde

Alimentos funcionais. Canela e seus benefícios para nossa saúde!

Canela e seus benefícios para nossa saúde!

Tá ai uma coisa que eu amo. Canela. Seja para colocar no chá, leite, doces, ou para perfumar o ambiente. Mas seus benefícios vão muito além do que dar sabor e aroma aos alimentos.

Canela e seus benefícios para nossa saúde!

Retirada do córtex de uma pequena árvore mais comum na Ásia do Sul e no Oriente médio. É o condimento muito popular em todo o mundo e usado há séculos.

Tanto em pó ou em pau tem as mesmas funções e benefícios. Rica em ferro, cálcio, fibras e manganês. Além de ser um alimento nutritivo a canela é um potente antioxidante.

Canela e seus benefícios para nossa saúde

Benefícios da canela para nossa saúde

Excelente para os diabéticos do tipo 2, pois reduz o açúcar no sangue devido ao polifenol MHCP. Testes realizados comprovaram que pessoas que comeram 1 grama de canela ao dia durante 40 dias, tiveram diminuição significativa de seus níveis de açúcar de sangue

Tá com colesterol ruim LDL alto? A canela ajuda a diminuir, inclusive baixa também as triglicérides. A quantidade é meia colher de chá diária. Acredita-se que este benefício ocorra devido às ações antioxidante e anti-inflamatória da canela.

Tem má digestão? Que tal tomar um chá e colocar pitadas de canela e adoçar com mel? Essa duplinha ai faz milagres. O mel por ter enzimas que ajudam na digestão e a canela pelo seu efeito antibacteriano.

Ajuda na dieta. Ela é um termogênico bem potente. Aumenta o gasto calórico do organismo e o processo metabólico.

Ajuda a combater os resfriados. Por seu poder de estimular o sistema imunológico ela ajuda o organismo a combater o vírus. Tomar em forma de chá. Bem coisa da vovó né?

Gosta do cheiro da canela? Pois saiba que esse aroma é excelente para ativar a função cognitiva do cérebro melhorando o foco, atenção e a memória. Apenas cuidado ao cheirar o pó (da canela tá rs), prefira a canela em pau, porque inspirar o pó pode ser perigoso para as vias respiratórias.

Slide1

Mas pode ser usado velas e aromatizantes de ambiente com essência de canela que dá o mesmo efeito.

Pelo seu alto poder antioxidante ela previne doenças degenerativas. Canela e seus benefícios para nossa saúde

Regula os hormônios. Canela contém um componente chamado cinaldeído, que estudos mostram aumenta o hormônio progesterona e diminui a produção de testosterona em mulheres, ajudando a equilibrar os hormônios.

Todo mundo pode tomar?

Não. Mulheres grávidas não podem ingerir canela em nenhum momento da gravidez, pois ela pode ter efeito abortivo, pois aumenta as contrações uterinas. E mesmo depois durante a amamentação é bom evitar.

Pessoas com pressão alta principalmente as que não tratam, tem que ter cuidado com o consumo da canela. Mas há controvérsias, outro estudo já diz o oposto, que ela baixa a pressão. O importante é não exagerar no consumo e sempre tirar duvidas com seu médico.

Pessoas com problemas de circulação sanguínea ou no fígado devem evitar a canela devido a um componente chamado cumarina que tem poder anticoagulante.

Quanto eu posso consumir de canela?

Antes de começar a consumir de forma mais regular para obter alguns dos resultados citados acima, procure seu médico sempre.

Tudo em excesso deixa de ser saudável e pode se tornar um veneno para organismo. E no caso da canela pode causar intoxicação, irritação tanto do intestino como das mucosas, acelerar o coração, alergias e até ulceras. Por isso, o limite diário é de até 6 gramas ou uma colher de café.

Canela e seus benefícios para nossa saúde

Como usar?

O pó pode ser jogado em cima de sobremesas, chás, café, sucos, mingau, e até em receitas salgadas.

Outra dica é usar o pau da canela como colher para mexer chás e cafés. Ela vai soltar o sabor que já ajuda nos benefícios. E o pau de canela pode ser cozido junto com os doces.

Nunca comam o pó puro tá? Além de poder se engasgar, se entrar nas vias respiratórias, vai ter problemas sérios.

Slide3

Para conservar tanto o pó como o pau de canela sempre fresquinhos, mantenha em frascos bem fechados em local fresco e escuro.

Eu já amava canela em tudo.  Uso para diminuir a necessidade de adoçar chás e cafés, parece que ela dá uma adoçada sabe? Amo nos doces, banana da terra com canela é dos deuses. E até uma carne que faço leva um pouco de canela e pó, dá um sabor maravilhoso e que ninguém descobre o que é.

Também temos o Óleo Essencial de canela, mas esse merece uma resenha só pra ele. E, além de todos esses benefícios para saúde, do sabor, do perfume, usar a canela na decoração fica lindo. Vou fazer uma resenha com várias dicas pra vocês tá?

Beijocas e saúde a todos!


Comentários do Facebook

Instagram