Cabelos, Tratamentos capilares

Dicas de como montar seu Cronograma Capilar

23 mar 2016 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Dicas de como montar seu Cronograma Capilar. Todo dia vejo meninas no meu grupo com essa duvida de como montar seu cronograma capilar. Vale a pena fazer? Como fazer? 

Sim, acho super válido, ainda mais, se você for do tipo que não tem uma rotina de cuidados com seu cabelo, e vive com ele ressecado, sem brilho e mal tratado.

Sei que nos dias de hoje, ter um tempinho para cuidar dos cabelos não é para todas. Afinal, mulher trabalha, cuida da casa, do marido, dos filhos, e ainda precisa de tempo para cuidar de si. É nessa hora que o Cronograma vai te ajudar e muito a se organizar.  Mas ó, não adianta pegar essas tabelas prontas que vivem divulgando nos grupos. Jajá vão entender o porque.

O que é Cronograma Capilar?

Dicas de como montar seu Cronograma Capilar.

A palavra já está dizendo. Cronograma, que nada mais e que uma planilha para controlar e organizar certas tarefas. No caso, cuidados com os cabelos.

Nela, você vai colocar:  o tratamento que vai fazer, quando, com que frequência. E assim, criar uma rotina que vai trazer muitos benefícios para o seu cabelo, isso se, for adequada a ele.

Ai vem o maior problema de muita gente que segue os CC prontos que são compartilhados nas redes sociais. Nem sempre ele vai servir pro seu cabelo.

Mas, porque não posso usar essas tabelas de CC pronta?

Porque, cada cabelo, tem uma estrutura, um dano, uma carência de algum tratamento, uma química, e por ai vai. Então, o que pode ser perfeito para o meu cabelo, pode ser péssimo para o seu.

Fiz uma resenha falando sobre isso: Tabelas prontas de cronogramas funcionam em todos os cabelos?

E outra. Algumas tabelas indicam quais produtos usar, marca e tal. Gente, isso não faz diferença, já vi CC com indicações absurdas em alguns grupos, que indicam produtos super caros, e as meninas, ficam que nem loucas comprando um monte de coisa DESNECESSÁRIA. Não é assim que funciona.

Que produtos usar?

Usem os produtos que vocês mais gostam e os que podem pagar, ou, se não tem nenhum, façam pesquisas sobre produtos específicos para hidratar, nutrir, reconstruir, umectar, finalizar e por ai vai.

Na verdade, dá pra ter um cabelo bem cuidado gastando pouco, tem muita coisa boa e barata hoje em dia. Mas, lógico, se tá com dindin sobrando e quer investir em produtos Tops, nada contra, ótimo, mas acho que gastando muito ou pouco sempre terão um bom resultado no final, se fizerem o CC corretamente.

Não vou indicar produtos nesse post, mas posso mostrar como identificar pela composição qual a função de cada produto. Lógico, pela embalagem geralmente vem escrito para que serve, mas, nem sempre, a composição bate com essa descrição.

Vejam, tabela abaixo, clique na imagem para aumentar.

Slide34

Dicas de como montar seu Cronograma Capilar

Primeira coisa a fazer. Analisar seu cabelo. Tentem responder todas essas perguntas.

Do que ele precisa? Não sabe identificar? Aqui tem dicas de como saber qual a necessidade do seu cabelo. Hidratação, nutrição ou reconstrução? Do que seu cabelo precisa? Clique AQUI

Como está a saúde dele? Tá poroso? Tá Elástico? Faça o teste da porosidade e aprenda como identificar AQUI.

Tem feito químicas? Quais? Faz descoloração, alisamento? Faz tudo? Só Jesuis na causa rs. Ele precisa de reconstrução e reposição de massa

Usa muito chapinha, secador, babyliss? Precisa de Hidratação e nutrição.

Lava todo dia? Não tem feito tratamentos ultimamente?

Seu cabelo fica lindo quando faz? Hidratação, umectação, nutrição, reconstrução? Seu cabelo fica péssimo quando faz?

Seu cabelo é fino, grosso, ralinho, com volume, sem volume, com frizz?

Slide4

Para facilitar a identificar as carências do seu cabelo.

Hidratação. Cabelo com pontas ressecadas, espigadas, embaraça fácil e sem brilho.
Nutrição e umectação.  Cabelo com frizz, sem balanço, fio áspero e poroso.
Reconstrução: Cabelo frágil, muito danificado, elástico e com químicas.

Agora que já conhece seu cabelo vai começar a dar pra ele, o que ele realmente precisa e sabe como montar seu Cronograma Capilar.

Um Cronograma geralmente é feito de 2 a 3 tratamentos na semana. Isso também pode variar de acordo com cada cabelo. Viu porque não dá certo pegar um CC pronto?

Cada Cronograma geralmente dura 1 mês, ou, o tempo que achar pra mais ou menos. Mais uma vez vou repetir, seu cabelo vai dizer o que usar e quanto tempo fazer. Vou dar dicas de alguns cronogramas que faço. Podem usar como base para montar o de vocês. 

Cronograma de emergência! Cabelo super danificado, elástico, e poroso.

como montar seu Cronograma Capilar.

Acabou de descolorir o cabelo e ele ficou mega elástico? A primeira semana é fundamental, e vai ter que neutralizar a química, e reconstruir com queratina. Como recuperar um cabelo elástico AQUI.

Primeira semana: Reconstrução ácida (com vinagre, ensinei AQUI), e reconstrução com queratina ou uma cauterização a frio (como fazer AQUI). Essa semana é pra tentar enrijecer esse fio que ficou oco e mole.

OBS: evite hidratar nessa primeira semana.

Segunda semana: comece com uma nutrição, e dois dias depois uma hidratação, sim, pois como na primeira você já deu uma sobrecarga de reconstrução, tem que repor um pouco de água nesse fio. Uma boa hidratação com reposição de massa é com Glicopan pode fazer essa Receita AQUI .

Vai ficar assim segunda semana: Hidratação + Nutrição + reposição de massa (sem queratina)

Terceira semana: o cabelo tá elástico, mas já encorpado, então, pode diminuir o uso de queratina, pois em excesso, (Falei AQUI dos riscos) pode deixar o fio duro a ponto de quebrar.

Vai ficar assim: Hidratar e nutrir.

Quarta semana: hidratar, nutrir e reconstruir com ou sem queratina.

Esse CC é para emergência, então vai seguir até sentir que seu cabelo já está mais resistente e quebrando menos. Vou repetir: não abuse das reconstruções com queratina ok?

Dicas de como montar seu Cronograma Capilar para Cabelos ressecados e porosos.

Dicas de como montar seu Cronograma Capilar

Slide5

Geralmente os descoloridos estão sempre assim né?

Imagem1Dica: nesse cronograma abuse da Glicerina nas hidratações, mas sempre seguindo as regrinhas de uso dela tá? Falei AQUI como usar Glicerina nos cabelos. E podem finalizar duas vezes na semana os tratamentos com a Selagem com vinagre.

Dicas de como montar seu Cronograma Capilar

E se meu cabelo tá saudável? Devo fazer um cronograma?

Sim, mas nada muito rigoroso. Hidratação é o tratamento que todo cabelo sempre aceita bem, e se seu cabelo fica TOP com ela, pode fazer assim:

Imagem2

Qual o tempo de duração da cada CC.

Entre um tratamento e outro o espaço de dois dias é o suficiente, mas como disse, cada cabelo uma sentença, ele mesmo vai te mostrar o que precisa e quanto precisa.

Gente, cuidar dos cabelos é pra vida toda, ainda mais pra nós Loiras não naturais né? rs. Ou seja, sempre vai ter que fazer algum tratamento toda semana. Os cronogramas geralmente são um tratamento intensivo que dura 30 dias para dar um Up no cabelo. Tipo, uma UTI do cabelo danificado.

Mas, no dia a dia, acho que ninguém consegue ficar o ano todo fazendo 3 tratamentos toda semana né?  Por isso, criem o seu cronograma, do seu jeito, que você sabe que vai conseguir seguir.

Dicas: batizem as nutrições com óleos vegetais, e as hidratações com Glicerina. Na reconstrução, no caso do cabelo extremamente danificado, pode trocar a queratina por uma aplicação do Glicopan Pet (falei dele AQUI). Como potencializar as máscaras. Falei sobre isso AQUI.

No caso de cabelos loiros, podem colocar nos dias que não fazem nenhum tratamento as matizações, afinal, sem ela, nosso cabelo fica daquele jeito né? Loiranja!

Bom é isso meninas. Bora cuidar desses cabelinhos ai, e ficar com eles Divos e na cabeça né?

Aproveitem as Dicas de como montar seu Cronograma Capilar e montem seus cronogramas personalizado, nada de tabelas  prontas tá? E voltem aqui pra me contar os resultados. Beijocas

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo