Cabelos, Cabelos loiros, Dica do dia, Tratamentos capilares

Tipos de shampoos e para que serve cada um deles.

28 out 2015 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Hoje em dia não é nada fácil escolher o shampoo certo para os nossos cabelos, pois existem tantos tipos no mercado que a gente acaba pirando. Mas com algumas dicas fica mais fácil acertar na escolha.

Mas afinal. Todo shampoo só serve para limpar os cabelos?

Sim, todos eles têm essa função. Uns mais outros menos. Alguns limpam suavemente outros profundamente, e alguns além de limpar trazem outros benefícios aos fios.

Slide1

Tipos de shampoo.

Shampoo leitoso: são os com o menor poder de limpeza. Geralmente são shampoos para tratamentos específicos, como para caspa ou outros problemas do couro cabeludo. Alguns indicados para cabelos com tintura podem ter essa mesma textura, ajudam a não desbotar tanto a cor.
Geralmente shampoos hidratantes tem essa textura.

Quando usar? Dependendo da função dele use de acordo com a indicação.

Quem pode usar? Cabelos extremamente ressecados, pois por ser suave agride pouco o fio. Cabelos tingidos ou com algum problema tipo caspa e seborreia.

Shampoo perolado: são os mais comuns e para uso diário. Alguns são hidratantes, e tem um poder de limpeza mais superficial.

Quando usar? Pode ser usado diariamente, porém de vez em quando é bom usar um transparente antes para uma melhor limpeza desse fio.

Quem pode usar? Todos os tipos de cabelos. Apenas os excessivamente oleosos devem ter cuidado, pois como não limpam profundamente não removem a oleosidade dos fios.

Transparentes: são shampoos com um poder de limpeza maior que o leitoso e os perolados. Ressecam menos que os de limpeza profunda são perfeitos para uma limpeza mais eficiente, porém menos agressiva que os de limpeza profunda.   Alguns shampoos transparentes podem ter um pouco de cor, como os infantis.

Quando usar? Em quase todas as lavagens, pois ele vai complementar a limpeza que os outros shampoos comuns não fazem. E assim terá um cabelo limpo e sem ressecamento. Ou intercale com o perolado caso seu cabelo esteja danificado.

Pode ser usado antes de um shampoo de tratamento.

Quem pode usar? Todos os tipos de cabelos. Principalmente os oleosos.

shampoo

Shampoo de limpeza profunda ou anti resíduos: é o shampoo com maior poder de limpeza. Ele consegue remover resíduos de outros produtos do cabelo e até mesmo desbotar a cor tal poder de limpeza ele tem.

Mas por outro lado, ele é bem agressivo, resseca demais o cabelo, abre muito as cutículas e por isso só deve ser usado no máximo a cada 15 dias ou mais.

Quando usar? Se você usa muito produto com parafina e silicone, ou muito finalizadores e leavean, ou como eu está sempre matizando o cabelo e percebe que ele acaba ficando com uma cor ou muito cinza ou um tom mais fechado, podem usar a cada 15 dias, seu cabelo agradece.

Antes de tratamentos. Vai fazer uma super hidratação ou nutrição? Lave com esse shampoo, assim vai conseguir abrir caminho para que esse tratamento penetre profundamente no fio. Mas não se esqueça de finalizar sempre com um condicionador ou algum produto com pH baixo para fechar essas cutículas ok?

Atenção! Cabelos extremamente elásticos, porosos e com progressiva devem evitar esse tipo de shampoo.

Shampoo sem sulfato: é um shampoo suave, como diz o nome sem sulfato. Limpeza dele é boa, mas superficial. Até consegue remover sujeiras, mas não remove totalmente os resíduos de produtos.

Quando usar? Pode intercalar com o uso dos outros, mas em caso de cabelo muito danificados pode ser usado em todas as lavagens até a recuperação desse fio.

Quem pode usar? Eles são perfeitos para cabelos cacheados, tingidos e loiros, pois não desbotam nem a cor ou a matização.

Se seus cabelos estão extremamente porosos e elásticos ele é uma boa opção. Mas lembrem-se o poder de limpeza dele é bem menor que os transparentes. Cabelos quimicamente tratados também se beneficiam com o uso desse shampoo.

Em cabelos muito oleosos deve ser evitado pois não vai conseguir remover o excesso de oleosidade.

Slide3

Dica extra: quer cabelos de salão? Sabe quando a gente lava o cabelo no salão e ele fica divino e ai tentamos em casa e nunca fica igual? Pois é, o segredo é usar um shampoo transparente primeiro, e só depois um shampoo especifico para seu tipo de cabelo. Seja ele para manter a cor, hidratar, repor massa, desamarelar, tratar caspa ou oleosidade.

Por isso é importante ter sempre um shampoo transparente para uma melhor limpeza e outros que contenham ingredientes que tratam, tipo, ceramidas, Pantenol, Vitaminas, Proteínas, pois um complementa o outro.

Evite comprar shampoo pelo cheiro, ou porque o cabelo da sua amiga ficou lindo com ele. Lembrem-se cada cabelo é de um jeito. Veja se ele realmente é o ideal para as necessidades do seu fio.

E o tal shampoo sem sal? Gente, tanto faz com ou sem sal, isso é apenas um marketing para vender. Na verdade ele o sal é apenas um expessante do produto e não tem ação nenhuma nos nossos fios. Apenas, dizem que cabelos com progressiva não devem usar.

Agora é só escolher o shampoo certo pro seu cabelo e sair divando por ai com suas madeixas lindas. Mas fique ligada, tanto faz um shampoo de limpeza profunda, hidratante, suave, perolado, sempre terá shampoos bons e ruins. Eu mesma já usei anti resíduos que deixou meu cabelo uma palha e outros que apenas ressecaram um pouco. Então é ir testando até achar o melhor para o seu cabelo.

Beijocas.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo