Cabelos Hidratação Tratamentos capilares

Hidratação capilar com açúcar. Para que serve e como fazer.

Hidratação capilar com açúcar.

Cada dia que passa vejo mais mulheres aderindo a tratamentos capilares com produtos caseiros. Primeiro porque isso potencializa qualquer máscara, são coisas que geralmente temos em casa e sai bem mais barato.

O açúcar é um deles. Mas vamos entender o porquê de usar ele nas hidratações.

O açúcar seja ele branco ou mascavo tem um ácido chamado PCA (prirrolidonacarboxílico) tele tem um alto poder umectante. Além de hidratar também consegue diminuir o frizz do cabelo e ainda controla o pH dos fios. E com isso sela as cutículas deixando o cabelo alinhado

Açúcar afina o cabelo? Mito!

Gente ele não tem esse poder. Só químicas agressivas que danificam as fibras internas do fio tem esse poder. Tipo: progressivas com formol e descoloração. Todo mundo que faz sempre reclama de cabelo cada vez mais fino.

Hidratação capilar com açúcar

O que dá essa impressão de “afinar” o fio, é o que falei acima. Ele regula pH, sela as cutículas e hidrata o fio. E um cabelo selado e hidratado perde volume e fica mais alinhado. Acho que foi por isso que surgiu esse mito.

Vamos ao que interessa.

Hidratação capilar com açúcar. Como fazer.

Tipo de açúcar: o mais indicado é o mascavo, pois ele tem mais nutrientes que o refinado não tem. Como vitaminas, cálcio e magnésio. Mas o branco também serve.

Tem o cristal (é o que eu uso) que é um pouco menos refinado que o branco. Mas atenção. Para usa-lo o ideal é dissolvê-lo na água, pois como tem grãos maiores se esfregar pode acabar agredindo o fio.


Mas podem usar o que tiverem em casa, na verdade todos dão bons resultados.

Para usar é simples.

Tanto faz o tipo de açúcar que for usar eu sempre uso como medida assim: para cada três colheres de sopa de máscara duas de açúcar. Assim se você tiver um cabelo muito longo fica mais fácil saber quanto de açúcar usar.

3 colheres de sopa de uma máscara de hidratação
2 colheres de sopa de açúcar
Opcional: 1 colher de sopa de Bepantol, ou 1 colher de sopa de Glicerina, ou 1 colher de sopa de mel, ou 1 colher de sopa de óleo vegetal.

Sempre misture muito bem todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Na verdade não tem uma medida exata, com o tempo você pode criar a sua de acordo com os resultados obtidos no seu cabelo.

Além da máscara e do açúcar eu sempre adiciono ou uma colher de sopa de Bepantol ou de glicerina. No caso da glicerina é obrigatório o uso de touca ok?

Slide2

Também pode misturar mel, um óleo vegetal ou uma manteiga. Fica a seu critério. O legal dessa hidratação que dá pra variar muito a misturinha e assim dar aos seus cabelos vários nutrientes.

Posso colocar tudo isso na mistura? Poder até pode. Mas acho exagero. O ideal é fazer toda semana e ir mudando a receitinha.

Hidratação capilar com açúcar

Como aplicar:

Nos cabelos lavados e úmidos aplico a mistura enluvando bem, e deixo agir 30 minutos. Enxague apenas com água e finalize com um condicionador.

Resultado? Cabelos com muito brilho, sedoso, macio, sem frizz, sem volume e alinhado. Tudo de bom né? Eu faço essa hidratação uma vez na semana. Serve para todos os tipos de cabelos. Não tem contraindicação. Beijocas adocicadas!

Comentários do Facebook

Instagram