Cabelos, Dica do dia

Produtos Finalizadores. Como e quando usar nos cabelos?

25 jun 2015 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Hoje em dia tem tantos produtos para os cabelos que eu mesma as vezes nem sei como e quando usar cada um deles. Principalmente quando o assunto são os finalizadores, ou seja, aqueles produtos que usamos após lavar os cabelos, tipo creme de pentear, óleos, leave in, pomadas, ceras, sérum e por ai vai.

Mas na verdade alguns desses finalizadores são usados exatamente antes da finalização do cabelo, pois vão ajudar a definir e modelar um cabelo antes de ser escovado, penteado ou chapado.

Slide1

Bora aprender a usar cada um deles e descobrir qual é o ideal para o seu tipo de cabelo?

Creme para pentear ou Leave-in.

Para que serve: ambos têm a mesma função. Ajudam a desembaraçar o cabelo e hidratam. Eles conseguem manter a umidade no cabelo por mais tempo. Os mais completos tem filtro solar e proteção térmica. Perfeitos para usar na praia e piscina.

Quando usar: sempre após a lavagem.
Como usar: aplique uma pequena quantidade nos cabelos sempre úmidos antes mesmo de pentear do meio as pontas. Nunca aplique na raiz. Não enxaguar após o uso.
Serve para todos tipos de cabelos. Apenas os oleosos devem usar com mais cautela para não pesar o fio. Já para os ressecados podem usar sempre.

Reparador de pontas.

Para que serve: a base de silicones ajuda a melhorar o aspecto de pontas duplas e diminuir o frizz. Sem tratar, apenas disfarça.

Quando usar: quando sentir seu cabelo muito arrepiado e com frizz.
Como usar: aplique uma pequena quantidade nas mãos (1pump), esfregue e passe nas pontas. Evite o excesso, pois a base desse produto é o silicone e isso em excesso gruda no fio e só sai com shampoo de limpeza profunda. Falei sobre isso aqui.
Serve para cabelos com muito frizz e pontas duplas.
Dica: os óleos vegetais têm a mesma função e a vantagem de não grudar nos fios, além de nutrir, coisas que o silicone não faz.

Essas medidas do óleo (foto abaixo) serve também para silicones, Sérum e óleos vegetais. Se não tiver numa embalagem pump ele equivale ao tamanho de uma moeda de 10 centavos. A mesma que stá na foto do Leave-in.

Slide7

Defrizantes.

Para que serve: ajuda a escovação. A maioria é protetor térmico e deixam os cabelos com brilho e maciez. Tem também os que diminuem o frizz e alisam temporariamente o fio.

Quando usar: sempre antes da escova ou chapinha
Como usar: nos cabelos secos aplique uma pequena quantidade do meio pras pontas e logo em seguida faça a escova.
Serve para todos os tipos de cabelo. Muitos têm funções especificas para cada um desses tipos de cabelos.

Sérum

Para que serve: tem a mesma função do reparador de pontas (silicones) ajudam a disfarçar o aspecto de pontas duplas, diminuir o frizz, baixar volume e dar brilho ao cabelo. Mas tem uma vantagem, ele é menos denso, mais liquido, e muitos contém proteínas que ajudam a evitar o ressecamento do cabelo

Quando usar: pode ser usado sempre para finalizar os cabelos secos com frizz.
Como usar: sempre nos cabelos secos. Use quantidade pequena (1pump)o excesso pesa o fio e pode deixar oleoso. Sempre use após chapinhas e escovas e nunca antes. Deve ser usado nas pontas dos cabelos e nunca na raiz.
Serve para todos os tipos de cabelos. Oleosos usem com mais moderação

Pomadas.

Para que serve: elas dão acabamento e durabilidade nos cabelos escovados e chapados. Evitam o frizz. Dão um aspecto mais natural sem deixar o cabelo duro.
Quando usar: sempre após escovar e chapar os cabelos, nunca use antes.

Como usar: nos cabelos secos, passe uma pequena quantidade nos fios logo após a escovação. Não exagere, pois com certeza vai deixar seu cabelo oleoso e pesado.
Serve para todos os tipos de cabelos.

Slide3

Cera.

Para que serve: para modelar os cabelos. Tem uma consistência mais pesada que a pomada.

Quando usar: quando quiser deixar os fios mais disciplinados
Como usar: coloque uma pequena quantidade nas mãos e espalhe. Aplique nos fios secos e passe apenas nas pontas.
Ideal para cabelos rebeldes, com fios grossos e repicados. Cabelos presos a cera dá um acabamento perfeito sem nenhum fio fora do lugar e não deixa com aspecto de molhado que o gel costuma deixar.

Mousse.

Para que serve: modelar e fixar penteados. Dá volume aos cabelos. tem vários tipos de fixação: suave (deixa o fio maleável), médio (ainda é possível moldar) e forte (fixação total). Alguns vêm com ativos que condicionam os cabelos, como colágeno, cálcio e vitaminas.

Quando usar: após enrolar ou cachear os cabelos ou quiser disciplinar os fios.
Como usar: aplique nos cabelos úmidos antes mesmo de pentear. Como a textura das mousses são tipo uma espuma dá até para usar uma quantidade mais generosa. Pode e deve ser usado desde a raiz.

Quantidade:

Slide6

Em cabelos cacheados após aplicar amasse o cabelo, isso define e mantém os cachos por mais tempo.
Serve para cabelos com pouco volume, cacheados e indisciplinados. Cabelos muitos oleosos façam um teste antes pois algumas mousses podem piorar a oleosidade.

Spray fixador.

Para que serve: a única função é manter um penteado no lugar por mais tempo. Esses fixadores você encontra com vários níveis de fixação, baixo, médio, forte e extra forte. Use de acordo com o resultado que queira. Lembrando que, quanto maior a fixação mais com aspecto duro o cabelo fica.

Quando usar: em ocasiões tipo festas onde queira que seu cabelo e penteado fiquem no lugar até o final da festa.
Como usar: após arrumar o cabelo seja ele com um penteado preso ou solto borrife a 15 cm o produto por todo o cabelo. Também ajuda a dar volume.

Óleos vegetais

Para que serve: eles têm a mesma função do reparador de pontas e do sérum, com a vantagem de tratar o fio. Deixa o cabelo com menos frizz, mais alinhado, com brilho e menos volume.

Quando usar: quando sentir o cabelo ressecado, arrepiado, rebelde e com frizz
Como usar: passe uma pequena quantidade nas mãos (1 pump), esfregue e espalhe do meio para as pontas. Não exagere, pois com certeza seu cabelo vai ficar oleoso e pesado.
Serve principalmente para cabelos descoloridos, ressecados, finos, e com muito volume. Cabelos grossos e pesados devem evitar.

Ativador de cachos

Para que serve: bom o nome já diz tudo. Para ativar e definir cabelos cacheados. Esse produto pode ser encontrado tanto em spray, cremes ou gel.
Além da definição alguns ajudam a melhorar a elasticidade, o volume e o frizz.

Quando usar: quando os cachos estiverem com pouca definição

Slide4

Como usar: ai vai de acordo com o produto que tiver em casa. Se for creme ou gel, aplique ele nas mãos, esfregue e não passe em todo comprimento, apenas vá amassando o cabelo e não penteie.
Serve para cabelos cacheados com pouca definição.

Dica extra! Todos esses produtos finalizadores menos os óleos vegetais, grudam no fio, e com o tempo vão se acumulando e acabam deixando seu cabelo pesado, sem vida e opaco.

Se você faz uso de algum desses produtos mais do que 3 vezes na semana o ideal é a cada 15 dias fazer uma boa limpeza nesse fio, e para isso basta usar um shampoo de limpeza profunda ou anti resíduos. A menos que tenha escova progressiva ai nem pensar.

Beijokas!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo