Cabelos

Descolorante esquentou? Como evitar isso? Quais os riscos pro cabelo?

16 jun 2015 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Quem nunca passou por isso ou já ouviu alguma amiga contar que o pó descolorante esquentou tanto que teve que retirar correndo ele do cabelo? Já ouvi casos que o pó esquentou tanto que chegou até a sair fumaça. Gente isso é um perigo, pode derreter seu cabelo literalmente.

Slide2

Mas por que o pó descolorante misturado com a oxigenada esquenta?

Isso acontece por que quando misturamos oxigenada e pó descolorante ocorre uma reação química que cria um vapor, tipo um gás que vai evaporando. Isso gera calor que é perfeitamente normal desde que não esquente demais a ponto de sair fumaça.

O que pode pode causar esse super aquecimento?

Uma é a mistura errada dos dois produtos. Cada pó pede uma quantidade de oxigenada, então, LEIAM SEMPRE as indicações da embalagem meninas, isso é muito, mas muito importante mesmo.

Tipos de medidas que as marcas indicam: uma parte de pó para uma de oxigenada, uma de pó para duas de oxigenada e hoje já tem marcas que trabalham com uma de pó para três de oxigenada.

Usem sempre o mesmo medidor para os dois produtos, quanto mais exata a mistura melhor será o resultado e menor será o risco.

Slide3

E essa história que a mistura tem que ser super grossa quase seca é um perigo. Ah faço a olho mesmo! Não, não faça a olho, siga as instruções do produto sempre, pois o risco de causar um super aquecimento é muito maior quando a mistura é feita de forma errada, isso vai gerar mais vapor e vai aquecer a ponto de queimar seu cabelo.

Outra coisa que pode causar um super aquecimento desse cabelo é usar papel alumínio para cobrir durante a descoloração.

Como expliquei acima a mistura desses dois produtos gera um calor que forma um gás que libera esse calor no ambiente, ou seja, se você abafar esse cabelo esse vapor não vai sair e isso vai super aquecer seu cabelo.

Slide1

Na verdade não tem necessidade de usar alumínio, pois o pó age sozinho no clareamento, e se fosse para fazer isso viria nas instruções de todos os descolorantes e eu nunca vi isso. Alguém já leu isso em alguma embalagem?

O descolorante aquece o suficiente para abrir as cutículas do fio para o produto poder agir lá dentro e retirar a cor, e quando abafa esse fio o calor aumenta muito e consegue abrir mais ainda essa cutícula e quanto mais aberta mais clareia, mas também danifica. O cabelo vai clarear mais rápido, mas também tem uma grande chance de danificar mais e até manchar esse cabelo.

Fica a dica: Se for descolorir sozinha evite o uso do alumínio, deixa isso para os profissionais que sabem fazer essa técnica sem riscos de danificar seu cabelo. Eu particularmente nunca uso alumínio e sempre abriu bem o tom.

Químicas que não são compatíveis com a descoloração!

Esse é um cuidado que você tem que tomar antes da descoloração, sempre avise o profissional quais quimicas tem no cabelo, falei sobre isso AQUI. Mas se você usou Guanidina, Trioglicolato, Coloração e ou Progressiva, muito cuidado na hora de descolorir, faça e exija sempre um teste de mecha!

Slide5

Quais os riscos do super aquecimento do descolorante no cabelo?

Tanto na mistura errada, quanto cobrir com alumínio ou incompatibilidade entre químicas, isso vai causar a quebra do fio se o produto não for retirado imediatamente. Se demorar muito o cabelo pode derreter, se desfaz, ou seja, o famoso corte químico.

Isso acontece porque o produto normalmente já aquece e atinge as camadas mais profundas do fio para poder retirar todo o pigmento desse cabelo, e no caso do super aquecimento isso vai acontecer mais profundamente, vai quebrar todas as fibras do fio e retirar todo liquido que houver nele. Esse cabelo vai ter uma desidratação profunda, perda de toda massa e de estrutura. Já era, só cortando o que sobrar. Se sobrar.

Fique atenta: compre sempre produtos de qualidade, na VALIDADE, use de acordo a indicação do fabricante, e se quiser cobrir o cabelo com alumínio pelo menos deixe sempre uma parte aberta. Fique de olho se está esquentado muito, e se isso acontecer retire imediatamente o produto do cabelo.

Deixe no máximo o produto agir 40 minutos (tá limite máximo 50minutos). Ser for preciso retire e reaplique, mas nunca deixei por horas esse descolorante no cabelo. E cuidado com descolorantes super potentes.

Quero agradecer a Cabeleireira mais Diva que conheço, a Melissa Schlukebier que me passou algumas informações sobre assunto.

Beijocas

 

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo