Receita Fit Saúde

Tudo sobre a Tapioca e seus benefícios para a nossa saúde.

Tudo sobre a Tapioca e seus benéficos para  a nossa saúde.

Ela virou febre entre os marombeiros e de quem faz dieta. Mas, realmente ela ajuda na dieta? E quais benefícios ela traz para nossa saúde?

O que é Tapioca?

Muito utilizada no Norte e Nordeste, a Tapioca é uma farinha feita da fécula obtida da mandioca.

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Quais os benefícios de incluir a Tapioca na minha alimentação?

A tapioca é livre de glúten*, sal e gordura hidrogenada, por isso é uma ótima opção para substituir o pão. Mas é constituída por um carboidrato simples, ou seja, seu açúcar é absorvido rapidamente pelo organismo.

*Lembrando que o glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino, causando inchaço, entre outros.

Rica em ferro e cobre que  melhoram a circulação sanguínea. Além de aumentar  a quantidade de novas células vermelhas que aumentam o fluxo e o oxigênio do do sangue. Não para por ai.  A tapioca é uma excelente fonte de fibras o que ajuda na digestão, no funcionamento do intestino e limpando o mal colesterol das artérias.

Contém também ácido fólico e vitaminas do complexo B.

Na dieta ela ajuda a diminuir as calorias ingeridas.

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Como falei acima, por não conter glúten, sal e gordura hidrogenada ela tem poucas calorias, em média 50g de tapioca é a metade de calorias de duas fatias de pão. Por isso é perfeita como substituta do pão.

O que vai dizer se é light é o recheio. Prefira queijos brancos, folhas, atum, frango desfiado (meu preferido) creme de ricota light, cottage e por ai vai. Quanto mais leve o recheio menos calorias irá consumir. Tente adequar o recheio ao seu plano alimentar as necessidades nutricionais diárias.

Dica extra: pode colocar grãos integrais, incluindo fibra na massa fazendo reduzir seu índice glicêmico. A absorção se torna mais lenta e acrescenta nutrientes ao alimento.

Como usar a Tapioca?

Você encontra a Tapioca na forma de Goma ou de farinha (polvilho), essas duas servem para fazer a Tapioca de frigideira. Mas fique atenta, pois existem vários derivados da tapioca que são chamados de farinha, com formas e utilizações diferentes como a farinha de tapioca flocada, a farinha do norte, o sagu e etc.

A Goma: antes de usar tem que hidratar. Como hidratar a goma?
Coloque em um recipiente a goma, cubra com água que passe 1 dedo acima dela. Mexa bem, e deixe descansar por 2 horas. A goma vai ficar no fundo do recipiente e a água fica em cima. Jogue essa água fora.

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Coloque essa massa em um pano seco e vai torcendo até tirar todo liquido. Jogue a bolota que forma em outro recipiente seco e quebre ela em pequenos pedaços. Pode passar toda de vez na peneira, eu acho mais fácil, ou fazer isso na hora de usar. Afe, essa dá muito trabalho rs.

Tapioca pronta pra o uso.

Basta usar o polvilho doce, dá menos trabalho. Você só vai umedecer ele, até formar pelotinhas. A medida é 250 g de polvilho doce 150 ml de água.

Mas pode ir colocando água aos poucos senão tiver como pesar o produto. Ela não pode ficar nem muito úmida, pois não vai conseguir peneirar e nem muito seca, pois não formar os grumos.

Tem também a massa pronta e peneirada, (essa é a melhor) deve achar em grandes redes de supermercados, ai é só jogar na frigideira. Eu compro ela já hidratada e peneirada (pago 1,99 o saco com 500g e 3,99 a de 1 quilo), mas mesmo assim, na hora de jogar na frigideira peneiro de novo.

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Outra vantagem? Praticidade!

Depois de hidratada e peneirada, ou a que já vem pronta, basta colocar na frigideira. Em 2 minutos está pronta. Só isso. Não vai mais nenhum ingrediente. O sabor é o recheio quem vai dar. Dá para fazer doce ou salgada, gente, tudo fica gostoso com a tapioca.

Dá pra usar a imaginação e criar outras receitas a partir da massa. Vou fazer outro post ensinando minha panquioca e a pizzaioca.

Ideal para quem treina. Virou a queridinha dos marombeiros.

Ela serve tanto para o pré-treino e pós-treino.
Pré-treino: Por sua rápida digestão, fornece energias mais rapidamente para o corpo. Coma 40 minutos antes do treino. Dica de recheio: duas bananas amassadas com um fio de mel +uma colher de chá de farinha de aveia e pitadas de canela.
Pós-treino: pode usar 2ovos mexidos como recheio da tapioca, ou outra proteína como frango, peito de peru, atum.

Se você faz uma alimentação rigorosa acompanhada por um Nutricionista e treina pesado, veja a melhor maneira de inserir a Tapioca no seu dia a dia.

Só tem vantagens a danada da tapioca. Eu ainda complemento outra: ela mata muito a fome.
No próximo post vou ensinar a fazer e dicas de receitas que mais gosto.

Quem ai ama Tapioca?

 Beijocas!


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