Cabelos Cabelos loiros Tratamentos capilares

Cabelo elástico – Como cuidar, identificar e evitar esse problema?

Cabelo elástico. Como cuidar e evitar esse problema? Que loira nunca ficou com cabelo elástico que atire a primeira oxigenada rs. É algo desesperador né? Você vê seu cabelo se desfazendo de um jeito, que até pentear dá medo.

Cabelo elástico. Como cuidar e evitar esse problema?

Cabelo elástico. Como cuidar e evitar esse problema?

O que deixa o cabelo elástico?

Químicas em geral, principalmente descoloração em excesso (meu caso), e ou juntamente com outra química incompatível com ela o resultado sempre será um fio elástico. Isso porque as químicas acabam retirando toda queratina do fio, atingindo camadas internas dele, danificando a sua estrutura deixando esse fio oco e fragilizado.

As químicas abrem as escamas para poder penetrar no fio. Se a química for muito forte essas escamas permanecem abertas e podem se enrolar deixando a parte interna no fio permanentemente aberta, o que deixa esse fio frágil e facilmente quebradiço.

Como saber se meu cabelo tá elástico?

É fácil. Geralmente a gente percebe isso durante ou logo após uma química. As vezes antes mesmo de lavar você percebe ele se quebrando.

O cabelo elástico quando está molhado fica um fuá, parece que dá um nó gigante. Tipo, fica igual a ninho de passarinho, sabe? Na hora de pentear fica muito difícil pois ele embola mesmo, e parece que o fio estala. Fora a quantidade de fio que sai na escova ou no pente.

Quando  o caso é mais grave o cabelo parece que fica todo enrugado, a parte elástica fica bem visível e fácil de identificar.

Teste: pegue um fio e puxe. Se ele esticar muito, e quando voltar ficar franzido, tipo ondulado é que ele está elástico. Em casos graves quando puxar ele se parte facilmente parecendo que está podre se desfazendo. O nome elástico vem justamente pelo fato do fio ficar excessivamente flexível igual a um elástico, estica muito além de um cabelo normal.

Slide3

Como cuidar de um Cabelo elástico? Paciência é a palavra chave agora.

O que fazer:
Primeira coisa é neutralizar esse fio, parar o efeito da química. Use um neutralizante, se não tiver esse produto em mãos o vinagre de maçã faz muito bem esse papel. Misture uma parte de vinagre para 2 de água e passe no cabelo. Deixe agir 10 minutos e enxague.

Isso ajuda a regular o pH que fica alcalino com as químicas e baixando esse pH ajuda a diminuir a quebra desse fio e a ação da química.

Logo após faça uma reconstrução com queratina, pois é ela quem vai restaurar uma parte das fibras perdidas. Pode usar qualquer queratina, não precisa ser produto caro, a Keramax tem uma linha boa de reconstrução, barata e acha fácil para comprar. Use de acordo com a indicação do fabricante.

Tem também a Reconstrução ácida, muito boa, tem como fazer AQUI.

Porque não posso hidratar o cabelo elástico?

Por que o fio está oco, e as hidratações atingem a parte externa no fio, ela dá proteção a parte  interna e mantém a umidade do fio. Por isso reconstruir é o primeiro passo, pois vai tentar repor as proteínas desse fio recuperando as fibras internas e só depois quando sentir o fio mais encorpado que é o sinal que está devolvendo parte da estrutura perdida, ai sim pode entrar com as hidratações justamente para proteger esse fio e devolver a emoliência que ele perdeu.  Hidratação Potente com Glicopan AQUI…

Pode fazer também uma Cauterização caseira a frio. Passo a passo aqui! O Glicopan Pet (Falei dele aqui) também ajuda e muito a recuperar esse fio, pois a composição dele é rica em aminoácidos que formam a queratina.

Slide1

Claro que existem inúmeros produtos de marcas TOPs, mas nem sempre temos ele em casa, ou grana para comprar, por isso não vou indicar essas marcas, mas se você pode fazer esse investimento em produtos TOPs se joga amiga.

E se já tem, lógico que deve usar, mas se não tem, fica calma pois dá para tratar gastando pouco também.

Dica: faça reconstrução até sentir que seu cabelo engrossou que conseguiu repor a massa perdida. Pode ser uma por semana e vai diminuindo conforme, for melhorando. Não estranhe porque ele vai ficar duro pesado, mas com hidratações e nutrição ele volta a ficar maleável.

E não exagere com a queratina, nada de fazer varias reconstruções na mesma semana. O resultado pode ser o oposto e o cabelo pode ficar duro e até quebrar mais. Cuidado com o excesso de queratina falei AQUI.

Reconstruí meu cabelo. Ele já está saudável?

Não. Infelizmente é um longo processo que terá pela frente. E outra coisa, nada, nem o creme mais caro do mundo fará seu cabelo voltar ao que era antes de ficar elástico.

Vai recuperar ele a ponto de diminuir, ou melhor, retardar a quebra, mas ele continuara fragilizado. A parte elástica vai quebrar com o tempo, por isso se for só as pontas o mais indicado é cortar um pouco.

Esse fio está perdido meninas, nada vai fazer ele voltar como antes, mas a parte dele que não ficou elástica você vai conseguir manter. Por isso que cortar é uma boa, pois tira a parte danificada que ao longo dos dias pode formar pontas duplas e ir partindo esse fio até a parte saudável.

Na real meninas, mais dia menos dia esse fio elástico vai se partir e no máximo que conseguimos tratando esse cabelo é adiar isso. Complicado né?

O que nunca fazer com um cabelo elástico!

Slide2

  • Nunca comece tratando com hidratação e nem nutrição.
  • Nada de pentear com força esse fio, pois ele vai arrebentar com certeza. Faça isso com cuidado e delicadamente, principalmente molhado que é quando ele fica mais frágil. Pode até diminuir as lavagens nessa fase, isso ajuda muito.
  • Fique longe de chapinhas, escovas e excesso de secador.
  • Químicas? Só se você quiser ficar careca ok?
  • Evite fazer rabos de cavalos apertados demais. Não use elástico.
  • Não relaxe nos cuidados, Reconstrução, hidratação e nutrição serão necessários para recuperar em parte esse fio.

Resenha: Como evitar que o cabelo fique elástico?

A coisa mais importante é: antes de fazer qualquer química faça sempre teste de mecha. E se seu cabelo já estiver poroso ou elástico (Falei sobre isso AQUI) não use nem tinta, por que o fio não vai aguentar ok? Cuide dele e adie a química até ele ficar saudável e resistente

Cuidado com químicas incompatíveis. Fique esperta!

Hidróxido de sódio: é incompatível com o tioglicolato de amônia e com a guanidina.
Tioglicolato de amônia e derivados, como a etalonamina: não reagem bem com hidróxido de cálcio e hidróxido de sódio.
Guanidina: não pode ser usada com hidróxido de sódio e em cabelos tingidos. Falei mais sobre isso AQUI 

Fiz um vídeo mostrando uns fios do meu cabelo que está com uns fios elásticos. Acho que vai dar para perceber como ele fica frágil e estica que nem elástico. Por isso, leva esse nome. Cabelo elástico.

Então fica a dica miga. Mais vale um cabelo num tom de loiro que você odeia com todas as suas forças, do que um platinado todo elástico e danificado, e o pior, caindo! Beijos.

Comentários do Facebook

Instagram