Cabelos, Saúde, Tratamentos capilares

Pontos brancos no cabelo. O que são e como tratar?

01 dez 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Vira e mexe alguém vem pedir ajuda para eliminar os tais pontos brancos no cabelo.

Mas… O que são e como tratar? Essa é a principal duvida nesses casos.  Geralmente eles aparecem nas pontas, pois são elas que mais sofrem danos no dia a dia. Seja por excesso de químicas, de produtos, ou secador, chapinha, sol, etc.

Slide2

Reparem que a raiz geralmente recebe bem menos químicas e agressões que as pontas. Chapinha mesmo, usamos mais nas pontas e geralmente as sobrecarregamos de produtos. Assim elas ressecam mais, ficam mais sensíveis e frágeis.

O que são os pontinhos brancos nos cabelos?

Quando a cutícula é perdida por químicas ou desgastes do dia a dia a Trichorrhexis Nodosa (carinhosamente chamada de pontinhos brancos) pode aparecer. A ponta fica muito danificada, mas não chega a partir, dando a impressão de pequenos nós.

Slide3

E como cuidar?

Antes de partir para a tesoura podem até tentar melhorar esse fio com umectações e hidratações, mas, provavelmente não irá resolver. É meninas, infelizmente a Tesoura é a melhor solução. Pois nada vai colar esse fio quando ele se partir.

Cotei, mas… Os pontinhos voltaram.

Se você tem um cabelo repicado isso complica, pois terá pontas em várias camadas do cabelo. Terá que cortar curto, acima do repicado. Ou tentar um corte bordado, isso ajuda muito. Falei dele aqui.

E se cortar e continuar fazendo as mesmas agressões pode ser que tenha mais pontinhos brancos, mas não visíveis, e com novas agressões eles voltam a aparecer.

pontas duplas

E depois que “eliminar” o problema, o que tenho que fazer?

Agora é cuidar. Muita hidratação, nutrição, umectação e reconstrução, não necessariamente nessa ordem, ai vai de acordo com o grau dos danos em seu cabelo e da necessidade dele. Cortar a cada 2 meses as pontinhas velhas e danificadas, evite chapinha em excesso e quando escovar não faça isso com força pois vai fragilizar esse fio.

O que acontece se eu não cuidar?

Essa pontinha branca quando se parte forma a tão temida ponta dupla. E você sabe que se não eliminar essas pontas duplas elas vão partir esse fio ao meio podendo  abri-lo por inteiro.

Gente é sério, o fio vai partindo cada vez mais pra cima e se não eliminar essa parte danificada pode ficar cada vez pior. Além disso, pode virar pontas triplas e múltiplas.

Slide1

 

Fica a dica: esse problema pode ser congênito. Então se os pontinhos brancos são frequentes em seu cabelo mesmo cuidando sempre dele, é bom procurar um médico. E se os pontinhos forem no couro cabeludo pode ser micose causada por dormir com cabelos molhados ou excesso de uso de produtos sem enxague que deixam o cabelo úmido por mais tempo. Nesse caso também procure um médico.

Quem tem esses pontinhos? O que fazem para tratar?

Beijos.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo