Saúde, Unhas

Como evitar a unha encravada? Dicas e truques

04 dez 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Como evitar a unha encravada? Dicas e truques

Onicocriptose esse é o nome do problema que chamamos popularmente de unha encravada. Quem tem sabe como é dolorido e difícil de tratar, e sabe também que quanto mais se mexe nela, a coisa piora.
 
Mas então? Como evitar a unha encravada?
 
Slide1
 

O que é unha encravada?

Então, acho que o nome já diz tudo né? Quando a unha cresce de maneira errada e encrava na carne em volta do dedo, e com o tempo se não tratar vai piorando até chegar ao ponto de infeccionar e causar uma dor insuportável.

O que causa a unha encravada?

A principal causa é o corte errado da unha. Aliás, quem tem mania de deixar a unha do dedão muito curta, ou cortar os cantinhos, está correndo o risco de ter a unha encravada.
Quando cortamos as laterais a pele cresce e ocupa esse espaço e quando a unha começar a crescer não vai achar espaço e vai entrar na pele. Ficar cutucando até machucar também pode lesar a unha.
 
Sapatos muito apertados e pessoas que praticam esportes, principalmente atletas, podem causar traumas que podem fazer as unhas a encravarem.
 
Quem sua demais nos pés e usa sempre o mesmo calçado, além de não ser nada higiênico, mantêm uma umidade no sapato que vai amolecendo as unhas e com o tempo pode levar a encravá-las. Além de vários outros fatores como a forma de caminhar, postura errada e andar com os pés virados para dentro.
 

unhas

Como evitar a unha encravada?  

Cortar corretamente a unha evitando usar tesouras e cortadores curvados, de preferência aos alicates de ponta reta. Corte as unhas sempre retas (quadradas)sem arredondar os cantos, deixe-a sempre por cima da carne do dedo.
 
A melhor hora para cortar as unhas dos pés é após o banho, pois estarão mais finas e molinhas. Faça sempre uma boa higiene tanto das unhas como das meias e calçados que usa com frequência. Sempre lixe depois de cortar.
 
Quando a unha já estiver encravada prefira calçados abertos, e não tente mexer você mesma nela, pois o problema pode se agravar precisando até fazer uso de um aparelho parecido com um ortodôntico, mas no caso é uma Órtese, que empurra e aumenta a região de crescimento da unha, progressivamente.
 
Slide4
 
Em casos extremos, pode ser preciso uma cirurgia que consiste na diminuição da matriz da unha, diminuindo sua largura. Mas, a melhor coisa a se fazer quando o problema já existir, é procurar um PodólogoBeijocas!
 
 

Comentários do Facebook

Posts Anterior
Próximo Post
Topo