Cabelos, Hidratação, Saúde, Tratamentos capilares

Tratamentos e produtos capilares. Até que ponto eles realmente funcionam?

20 ago 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Senta que lá vem história rs. Vira e mexe esse assunto dá o que falar no grupo que tenho no face. Umas defendem e afirmam que recuperaram e fazem crescer mais os cabelos com certos tratamentos e produtos, e outras afirmam que tudo isso é ilusão.
E lá fui eu revirar tudo sobre esse assunto.
Na verdade, eu já tinha minha opinião formada antes mesmo dessa pesquisa, para mim, e pela experiência com meu cabelo, acredito sim que tratamentos e alguns produtos ajudem a recuperar em parte o fio. Mas sei que nenhum faz milagres, e uma vez danificado o cabelo nunca mais volta a ser o mesmo de antes.
Cabelos. Como nascem, crescem e morrem?
O nascimento de um fio é algo muito mais complexo do que imaginamos. Tudo depende da divisão e multiplicação de uma célula chamada quartinócitos. Os fios se desenvolvem no bulbo que fica abaixo do couro cabeludo dentro da pele.
Em uma pessoa saudável o fio cresce em média 1/3 de mm por dia, ou 1cm ao mês. Que pode variar para cada pessoa, para um pouco mais ou menos, mas sempre se manterá a mesma média ao longo da vida.
Esse fio tem um tempo de vida de até 6 anos, quando cai e abre caminho a um novo fio. A média normal de queda desses fios é de até 100 por dia. Muito né?

E o que faz esse cabelo crescer? 

Além da genética de cada um, o nível de hormônios andrógenos ( hormônios masculinos responsáveis pelo crescimento dos pelos, oleosidade da pele e pela libido) influenciam muito esse crescimento, e logo depois vem a alimentação adequada, ingestão de suplementos vitamínicos e uma saúde perfeita.
Por isso antes de ficar em pânico por que seu cabelo está caindo, vá ao médico, geralmente um Dermatologista, melhor se for um Tricologista, que cuida especificamente sobre quedas de cabelo. E como citei acima, que o hormônio manda muito nisso, um Endocrinologista também pode ajudar a resolver o problema.
Estão vendo meninas, como é algo complexo crescimento e queda de cabelo. Mas agora vamos a que interessa…

Tratamentos como hidratação, nutrição, reconstrução funcionam?

 Vamos entender o fio e sua estrutura. De fora para dentro, cutículas, córtex e medula.

A cutícula é o que protege o córtex, e quando fazemos química como descoloração, tinturas e alisamentos, abrimos essa cutícula e o produto consegue atingir o córtex, mudando toda estrutura desse fio, ou seja, pela perda da cor, ou alisando. As pontas são as mais que sofrem com essas perdas das fibras que estruturam esse fio, geralmente causando as tão temidas pontas duplas.

Então já viram que as químicas sim conseguem penetrar em um fio de cabelo a ponto de modificar sua estrutura. Mas e os produtos e tratamentos?
A grande maioria dos produtos apenas fica sobre o fio, como os silicones que formam uma camada protetora nesse fio. E muitos outros produtos que não tem essa capacidade de penetrar profundamente.
Todo mundo já ouviu falar em usar um shampoo de limpeza profunda antes das hidratações. Isso serve para abrir as cutículas, e assim, fazer com que os tratamentos consigam atingir mais profundamente o fio.
Mas se abriu tem que fechar e ai entram os acidificantes, produtos com pH baixo que fecham essas cutículas para manter o produto e seus benefícios dentro desse fio.

Na verdade, e por tudo que li, sim, os tratamentos ajudam a manter um cabelo saudável. Ajuda a reestruturar uma fibra danificada por químicas, um exemplo disso é a cauterização, que repõe a queratina e aminoácidos, preenchendo as fissuras causadas pelas agressões.

As hidratações devolvem a umidade do cabelo, que mesmo sem químicas vai perdendo dia a dia, por fatores externos. Os óleos devolvem essa mesma hidratação além de dar maleabilidade a esse fio tornando-o flexível e mais resistente.

Por isso a cada dia mais ouvimos falar em nano partículas, pois as indústrias de cosméticos através de pesquisa buscam produtos que realmente consigam melhorar um cabelo danificado, e atingir a parte interna do fio.

Então o que funciona?

Gente, não existe milagres. Uma vez o fio danificado, que perdeu sua estrutura nunca mais será o mesmo. O cabelo depois que sai da raiz morre, e ele não tem o poder de se regenerar assim como a pele.
Já repararam que quando fazemos uma hidratação ou outros tratamentos, depois de uma lavagem ou duas ele volta a ficar ressecado? É porque isso tudo é um paliativo, age superficialmente no fio, por isso precisamos fazer sempre e sempre, pois uma vez danificada a fibra esse fio nunca mais volta  a ser o mesmo de antes.

Uma boa alimentação é a base de tudo. Suplementos vitamínicos indicados por um médico, pois só com exames vai saber que vitaminas faltam no seu organismo e com isso diminuir a queda ou melhorar o crescimento.

Isso vai ajudar os cabelos nascerem fortes e saudáveis. E se não fizer uso de químicas com certeza terá um cabelo bonito e resistente.
Mas mesmo um cabelo virgem, coisa que acho que é rara hoje em dia, precisa ser tratado. Pois com agressões do dia a dia ele perde água, e isso precisa ser devolvido a esse fio, senão a longo prazo vai ficar ressecado e frágil.
Um bom exemplo é manter os cabelos condicionados e hidratados, e assim consegue reduzir o atrito de um simples pentear ou escovar os cabelos que também danifica o fio, especialmente quando ele está seco, podendo partir esse fio se ele não estiver maleável.
Mas lembrem-se: excesso de produtos também é prejudicial. Cuidados com certos tratamentos que induzem as pessoas a usarem inúmeros produtos, que, muitas vezes, seu cabelo nem precisa.

E também fique esperta com tratamentos mirabolantes tanto para recuperar como para fazer crescer o cabelo. Cabelo cresce o que tem que crescer a menos que esteja com deficiência de alguma vitamina ou doente, ou por ter causado um dano muito grave como as famosas Escovas Progressivas a base formol, que podem atingir até a parte interna da pele.

Nada que passar nos fios vai fazer com que eles cresçam além do 1 cm ao mês, nem cortar as pontinhas, nem passar vitaminas. Isso é mito.
Cuidem dos cabelos sem neuras. Tanto faz produtos caros ou baratos. caseiros ou industriais, todos tem seus méritos e ajudam nossos cabelos a ficarem bonito e saudáveis.Tá, pode não recuperar 100% (e não vai) e voltar a ser o que era antes de um procedimento químico, mas com certeza, vai ajudar a deixa-lo ai na sua cabeça por muito mais tempo, e é isso que nós queremos né meninas?
Beijocas da MC!
 
 

 

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo