Dica do dia, Saúde

Água Oxigenada para clarear os dentes. Pode?

04 jun 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários
Água Oxigenada para clarear os dentes. Se perguntar para uma loira com certeza ela logo vai falar para que serve a água oxigenada, afinal, é ela com o pó descolorante ou a tintura que nos deixam loiras e lindas!
Mas os benefícios da oxigenada vão muito além de deixar nossos cabelinhos loirinhos. Mas… Nem tudo que andam falando por ai é verdadeiro!

Água Oxigenada para clarear os dentes.


 
Não se pode negar que ela tem um alto poder bactericida, muito usada em ferimentos, onde dissolve restos de células e tecido morto, auxiliando na recuperação e aumentando o poder dos antibióticos.
 
Também ajuda a acabar com frieiras e micoses, mas nunca use pura. Lembre-se estamos falando da oxigenada líquida, volume 10 e vendida em farmácias. Mas mesmo assim, deve ser usada com cautela e por uma pessoa da área médica, que vai indicar a quantidade certa a ser usada.
 
Anda rolando nas redes sociais, que adicionar um pouco de oxigenada na água do banho mantém a pele saudável, e não é bem por ai. Só é valido se estiver com alguma infecção por bactérias e fungos, caso contrário, essa oxigenada vai desequilibrar o Microbioma (coletivo de bactérias que habitam o corpo humano) da pele causando coceiras e irritações.


 
E essa historia de fazer bochechos diários com água oxigenada (10 volumes) para clarear os dentes, desinflamar as gengivas e eliminar as bactérias da boca, pode?
 
A oxigenada irrita a mucosa da boca e a gengiva. Pode queimar e até necrosar as papilas gengivais (parte da gengiva que preenche o espaço entre dois dentes).
 

Mas … Água Oxigenada para clarear os dentes. Pode?

Sim clareia, mas… Esse “clareamento” ocorre, pois desmineraliza o esmalte dos dentes, e com isso remove também a sujeira acumulada nele. Isso vai deixando o esmalte poroso, e com o uso continuo dos bochechos com a oxigenada ele vai afinando cada vez mais.
 
Para quem não sabe o esmalte é que protege os dentes e os tornam resistentes. E tem mais. A oxigenada é um agente carcinógeno promotor. Ou seja, ela aumenta a potência dos agentes indutores de câncer na boca e da garganta! Cigarro, alimentos, álcool, HPV e outros vírus, são potencializados com o uso da oxigenada.


 

Mas então não posso nem fazer o clareamento dental com um profissional da área, pois todos clareadores são a base de peróxido de hidrogênio (oxigenada)? 
 
Pode sim, pois são produtos feitos especificamente para esse fim, sem causar danos aos dentes e nem a gengiva, mas sempre com indicação médica, pois cada pessoa precisa de uma concentração diferente de produto clareador. E mesmo assim, tem que ser usado com cautela. 

Quem já fez clareamento (eu, várias vezes) sabe como a gengiva fica irritada, podendo até sangrar quando entra em contado com o gel clareador. E os dentes ficam tão sensíveis, que até falar dói! E mesmo esses produtos clareadores não podem ser usados com muita frequência.


 

 Água Oxigenada para clarear os dentes.

Confesso que faço clareamentos em casa, mas meu dentista indicou o produto, me ensinou a aplicar e aconselhou usar apenas 3 vezes por ano para não danificar o esmalte do dente. E sempre que faço fico com a gengiva super irritada.

Ninguém vai morrer se usar a oxigenada para clarear os dentes, mas se abusar pode ter problemas sérios na gengiva e na boca. E lembrem-se, que uma boa higiene bucal é fundamental. Evite alimentos com muito corante, e depois de beber vinho e café escove seus dentes.  

E antes de fazer tudo que divulgam em redes sociais, pesquisem! Todo cuidado é pouco. Nem tudo vale a pena na busca da beleza! Beijocas!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo