Cabelos loiros

Cabelo sujo ou limpo antes das descolorações? Eis a questão!

16 abr 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Cabelo sujo ou limpo antes das descolorações?

Essa é uma pergunta que ouço sempre no meu grupo de loiras. Umas fazem com ele limpo (eu), e outras com ele bem sujo. Mas, Seja tinta ou descoloração, isso faz diferença?
 
Eu, particularmente, em anos e anos de tinturas e agora com luzes, faço no cabelo limpo. Inclusive quando fui fazer as luzes no salão, as três vezes eu lavei os cabelos de manhã, hidratei e sempre deu tudo certo.

Cabelo sujo ou limpo antes das descolorações
 
Mas, de onde vem essa historia de que com os cabelos sujos é melhor? Dizem que se ficar sem lavar dois dias antes, a gordura natural do couro cabeludo, protege os fios da química.
 
Esse óleo é um hidratante natural, que será perdido na hora da descoloração, e se não tiver nada de óleo nesse cabelo, o ressecamento será maior.
Mas, tem um porém: se o cabelo estiver muito ensebado, geralmente isso acontece com cabelos bem oleosos, vai dificultar a ação dos descolorantes.
 
 
Ainda mais se você usa fixadores, cremes para pentear sem enxague, e a sujeira que com certeza estará acumulada nesse fio. Isso tudo impede que a tinta ou descolorante consiga agir corretamente podendo causar aquelas cores nada indesejadas.
 

Se estamos com os cabelos oleosos e sujos demais e colocamos tintura, descolorante ou qualquer outra química com ph elevado, ocorre um fenômeno conhecido na química como saponificação. Ou seja a alcalinidade do produto utilizado vai agir na oleosidade e na sujeira, fazendo literalmente a mistura ‘virar sabão’, não permitindo que ela tenha a ação perfeita.

 Cabelo sujo ou limpo antes das descolorações

Tenho que me render que isso do cabelo sujo faz todo sentido. Nunca testei, pois meu cabelo sempre reagiu bem quando clareio com ele limpo. Não danifica mesmo lavando um dia antes, talvez por que eu sempre estou cuidando bem dele uns 15 dias antes, intensificando as umectações, hidratações e pelo menos uma reconstrução antes da química.

Slide42
 
 
Mas, se você não quer ficar dois dias sem lavar (eu não aguento) antes das descolorações, basta passar óleo nos cabelos, mas tem que ser óleo vegetal, pois se for mineral (Petrolatos) tem aquele probleminha de criar uma película nos fios, e isso pode interferir no clareamento. Outra coisa: é só um pouco viu meninas? Nada de lambuzar o coitado do cabelo.

Creio, que descolorir o cabelo com ele “sujo” proteja mais os fios. Mas, acho que isso é mais uma questão do estado de saúde do cabelo, e do gosto de cada um. 
Cabelo sujo ou limpo antes das descolorações. Eu continuo fazendo com ele limpo!
E você. Faz descoloração com ele limpo ou sujinho?
 
Beijocas!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo