Cabelos, Hidratação, Tratamentos capilares

Óleos – Todos são bons para os cabelos? Quais realmente tratam?

29 ago 2018 • por Marcia Sales • 0 Comentários
Quem nunca passou um óleozinho no cabelo? Umectação salva os fios, devolve a hidratação, nutre, tira volume e acaba com frizz. Mas, nem todos os óleos podem ser aplicados nos cabelos. Óleos – Todos são bons para os cabelos?
Óleos - Todos são bons para os cabelos?
 

Óleos que não devemos usar nos cabelos.

 
Mineral: também chamado de parafina líquida, petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida é um produto secundário derivado do petróleo cru através do beneficiamento por aditivos. É um óleo transparente, incolor e quimicamente quase inerte. É um produto de baixo custo, produzido em grandes quantidades.
 
Òleo mineral no cabelo não!
 
 
Ele não hidrata, não nutre, gruda nos fios criando uma película que dificulta qualquer outro produto penetrar nesse fio. Por ele não ser solúvel em água, só sai dos fios usando um shampoo de limpeza profunda, e ai cria-se um circulo vicioso, que não beneficia em nada nossos cabelinhos.
 
Mas a maioria dos produtos contém esse óleo. E isso complica nossa vida, eu mesma tenho produtos que contém petrolatos e adoro eles, é difícil, mas tenho evitado usá-los, mas sempre acabo usando rs.
 

Óleos que tratam o cabelo.

 
Vegetal: óleo vegetal é uma gordura extraída de plantas formada por triglicerídio. Geralmente extraído das sementes das plantas e dos frutos. A maioria dos tipos de óleos vegetais possui alto poder de nutrição e hidratação. Podem ser usados puros e ou diluídos em máscaras de hidratação. 
óleos vegetais tratam o cabelo
 
 
A lista é imensa, entre eles os mais usados são: óleo de coco, Argan, Murumuru, Pracaxi, Oliva (azeite), Rícino, Argan, Semente de uva, Amêndoas e muitos outros.
 
Essenciais: Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis extraídos de plantas por processos de destilação, compressão de frutos ou extração com o uso de solventes. Geralmente são altamente complexos, muitos são compostos de mais de uma centena de componentes químicos.
 

 Óleos – Todos são bons para os cabelos?

 
São mais usados em aromaterapia e para massagens corporais por conter um aroma muito concentrado da planta da qual foi extraído.
 
Até podem ser usados nos cabelos, mas nunca puros e nem diretamente no couro cabeludo. Devem ser diluídos em óleo vegetal.
 
No cabelo hidratam, proporcionam brilho e ajudam no crescimento capilar. Aqui no Blog da Erika Nash tem uma lista de óleos vegetais e essenciais completas!
 
E os óleos de cozinha? Posso usar nos cabelos?
 
Tirando o Azeite Extra Virgem que faz milagres nos cabelos, não devemos usar mais nenhum outro de cozinha. Pois eles passam por processos químicos que eliminam todos os benefícios, deixando apenas gordura.
 
 
Mas, como usar esses óleos nos cabelos? Através de umectações, onde o óleo pode ser passado diretamente ou misturado em cremes. Veja post completo sobre UMECTAÇÃO!
Além de tratarem os cabelos, no corpo, esses óleos também fazem milagres, em breve falo sobre isso em outro post.
Aliás, que tal montar um Cronograma só com óleos? Tem resenha AQUI 
Como escolher o óleo para cada etapa do cronograma? AQUI 
 
Beijocas!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo