Saúde

Cuidado com a Dengue. Ela Pode Matar!

21 jan 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários
Verão é sinônimo de muito calor, o que acaba gerando aquelas chuvas de fim de tarde quase todos os dias. E essa mistura calor mais chuva é um sinal de perigo!


Estou falando da Dengue. Pois esse clima é perfeito para a proliferação desse mosquito o Aedes Aegypti que transmite a doença ao ser humano. 

Dengue, o que é? Doença infecciosa febril aguda, que possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Transmitida pelo mosquito. Mas só a fêmea transmite, pois ela precisa do sangue humano para alimentar os ovos.

Aqui no Brasil já temos os 4 tipos de Dengue, que pode variar desde uma Dengue sem sintomas, onde a pessoa nem sabe que pegou, ou com sintomas sem muitas complicações, e a mais perigosa a hemorrágica, que pode levar a morte.



Sintomas:

Dengue Clássica
  • Febre alta com início súbito. Forte dor de cabeça.
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
  • Perda do paladar e apetite.
  • Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
  • Náuseas e vômitos· Tonturas. Extremo cansaço.
  • Moleza e dor no corpo. Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

  • Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes.
  • Mais Pele pálida, fria e úmida.  Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
  • Manchas vermelhas na pele. Sonolência, agitação e confusão mental.
  • Sede excessiva e boca seca. Pulso rápido e fraco.  Dificuldade respiratória. Perda de consciência.


Tratamento: na verdade não há. Os medicamentos usados na Dengue clássica são apenas para diminuir os sintomas com as dores de cabeça e do corpo.  E o único indicado é o Paracetamol, pois ele não interfere na coagulação do sangue, que no caso da Dengue Hemorrágica seria um grande risco para a vida do paciente. A Dipirona também pode ser usada com cautela.

No mais, deve-se fazer repouso e ingerir muita água. Procure sempre um médico em caso de suspeita de Dengue, principalmente se houver os sintomas da hemorrágica.



Quem já teve uma vez tem que tomar muito mais cuidado. Pois ao adquirir o vírus 1, ficará imune a ele, e com isso poderá pegar os outros tipos que são bem mais graves. A possibilidade da reincidência da doença é preocupante. Caso ocorra um segundo episódio da dengue, os sintomas se manifestam com mais severidade.

Aviso importante! Se desconfiar que esteja com Dengue, nunca use medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

A prevenção é a única forma de combater essa doença, que a cada ano que passa, atinge mais pessoas e cada vez com  maior incidência  da versão mais grave da doença. 


Então que tal ir agora dar uma olhadinha ai na sua casa pra ver se você não tem nenhum criadouro do Aedes. Evite deixar água parada em vasos, garrafas, pneus, e qualquer utensílio. Garanto que o trabalho de eliminar esses criadouros é menor do que ter que lidar com a Dengue!

Beijocas Dengosa da MC Loira!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo