Saúde, Unhas

Mitos e Verdades sobre unhas.

24 set 2013 • por Marcia Sales • 0 Comentários
Eu adoro cuidar das unhas, pintar, tratar e tento sempre deixá-las cada vez mais bonitas e saudáveis..
 
Mas existem muito disse me disse sobre unhas, então lá fui eu pesquisar para saber o que é mito e o que é verdade.

Mitos e verdades sobre unhas.

Slide2

 
 

Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas?

Mito: Os esmaltes escuros não contem nenhuma substância que possa fortalecer a unha. A não ser que sejam esmaltes fortalecedores. O que acontece é que os esmaltes mais escuros possuem moléculas maiores e mais resistentes por isso duram mais nas unhas. E com isso dá impressão que as unhas crescem mais.
 

Não se deve tirar a cutícula, o correto é empurrá-la?

Verdade: A cutícula é uma pele que se sobrepõe à unha, agindo como uma proteção natural contra bactérias e fungos. Removendo-a, a unha se torna suscetível a tais problemas.
  

Para as pessoas que são alérgicas, pode-se apenas passar uma base hipoalergênica sobre qualquer outro esmalte?

Mito: A base hipoalergênica não garante que será feita uma película ou filme sobre a unha que impeça que  o suposto esmalte convencional  não irá entrar em contato com a unha e causar alergia. Cuidado.
Slide3
 
 
 

Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que elas fiquem mais fracas e    quebradiças?

Mito: Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde das mesmas já que este processo não é feito em sua matriz, mas sim na extremidade da unha, quando ela já passou por toda a sua fase de crescimento.
 

Acetona estraga as unhas?

Verdade: por ser muito agressiva a acetona vai ressecando e enfraquecendo as unhas ao longo do tempo. Dê preferência aos removedores.
 

O formato das unhas  facilita que as mesmas encravem ou se lasquem com  mais facilidade?

Verdade: As unhas dos pés preferencialmente devem ter o formato quadrado para impedir que elas encravem. O uso de sapatos apertados contribui para o surgimento de unhas encravadas. Já o formato ovalado é ideal para unhas das mãos que são habitualmente fracas e quebradiças, pois unhas nesse formato “quebram” com menos facilidade ao contrário da quadrada.
 
Slide4
 

O correto é deixar as unhas sem esmalte para que elas possam “respirar”?

Mito: As unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, ela não tem necessidade de “respirar”. 
 
O que pode ocorrer é o ressecamento e enfraquecimento das unhas em virtude da esmaltação contínua  feita por esmaltes convencionais que possuem tolueno, benzeno e formaldeído (agressivos às unhas). Para isso basta hidratá-las quando estiver sem esmalte.
Slide1
 
 

É possível contrair doenças fazendo as unhas?

Verdade: Se no salão que você frequenta a sua manicure não toma todas as prevenções necessárias, a possibilidade é grande de contrair doenças que vão desde uma simples micose até mesmo Hepatite e Aids. Além de higienizar o material, é necessário esterilizá-lo de forma correta. 
 
Verifique o local, pergunte se esterilizam os alicates, olhe a higiene das manicures, não tenha vergonha, por que é a sua saúde que está em jogo.
 
O melhor é ter o seu próprio kit de manicure e levá-lo sempre que for fazer as unhas. Incluindo lixas, alicate e até mesmo o esmalte.
 
Beijos! MC Loira.

 
 
 
 
 
 

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo