Tratamentos capilares

Quando meu cabelo precisa de Reconstrução?

03 jul 2018 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Quem é loira descolorida ou pintada, ou quem faz outras químicas, sabe que cuidar dos cabelos é primordial, e a reconstrução é super importante. Dai vem a duvida.  Quando meu cabelo precisa de Reconstrução?

Quando meu cabelo precisa de Reconstrução

O que é reconstrução capilar?

Quando descolorimos ou fazemos certas químicas como alisamentos esses produtos acabam removendo a massa do fio. Ele abre as cutículas, remove parte da queratina do fio para chegar na parte interna e assim agir.

A reconstrução nada mais é que repor essa massa perdida. Que deve ser através de produtos com queratina e aminoácidos.

Quando meu cabelo precisa de Reconstrução? Como saber?

Descoloriu? Alisou? Pintou o cabelo? Ele sempre precisa.

Um cabelo sem danos mas com químicas, pode ser feita a reconstrução uma vez ao mês. Isso varia de cada cabelo. Alguns como o meu que não se dão muito com queratina uma reconstrução ao mês é suficiente para deixa-lo saudável e resistente. Encaixe no seu cronograma.

No caso de cabelos com danos leves: a cada 15 dias uma reconstrução não muito potente, podendo intercalar com e sem queratina.

No caso de cabelos com danos mais graves, entre eles elasticidade, corte químico, quebradiço frágil e muito fininho. A reconstrução pode ser feita até uma vez na semana. E deve intercalar com e sem queratina também. E conforme for melhorando, esse tempo aumenta para 15 dias ou mais entre as reconstruções.

Características do fio que indicam que ele precisa de reconstrução.

reconstrução capilar

Sintomas: fios elásticos, frágeis, quebradiços. Cabelo com químicas. Quando molhado estica muito e não volta a sua forma normal. Geralmente não tem brilho e nem movimento.

Fios muito fininhos (a progressiva e descoloração causam isso), fragilizados, com pontas duplas, também precisam de reconstrução.

Como identificar uma máscara de reconstrução.

Tem que ter na composição a queratina e os aminoácidos. Mas,  reparem se eles aparecem mais no inicio da composição, isso significa que são os ativos principais.

Se a queratina (keratin, hydrolyzed keratin) e aminoácidos estiverem lá no final, o produto não vai reconstruir o suficiente seu cabelo se ele estiver muito danificado e precisando de reconstrução potente.

Existem vários tipos de queratina, e uma pode ser mais indica para o seu cabelo. Aliás, expliquei AQUI sobre isso.

Como fazer uma reconstrução?

Em cabelos com danos leves e cutículas fechadas, basta lavar o cabelo, retira o excesso de umidade, aplicar a máscara reconstrutora, deixar agir conforme indicação, enxaguar e condicionar.

Em cabelos elásticos, porosos, o ideal é: lavar, selar, e só depois reconstruir. Expliquei isso AQUI. O fato de selar antes é que o tratamento vai penetrar no fio e ficar. Pois quando as cutículas estão muito abertas, até o fato de enxaguar o fio já remove o tratamento.

Quando meu cabelo precisa de Reconstrução?

Quando meu cabelo precisa de Reconstrução?

Cabelos com corte químico! Tratamento de choque!

Nesse caso é bom usar queratina liquida. Lava o cabelo, sela as cutículas com vinagre de maçã, que além de selar, vai estabilizar pH do fio e diminuir a quebra devido ao corte.

Basta usar um pouco de vinagre diluído em água ( uma parte de vinagre para uma de água). Joga no cabelo, deixa agir 3 minutos, enxágua, e aplica a queratina conforme indicação da embalagem. Finalize sempre com um condicionador para evitar a rigidez.

Algumas têm enxague, outras não. Lembrando que: se seu cabelo está com corte químico, jamais use prancha para finalizar o tratamento. Isso é bem comum vir escrito no modo de uso, pois melhora o efeito da queratina, mas, só em cabelos com danos leves. OK?

Posso usar queratina toda semana? Não!

Excesso de queratina é tão ruim quanto a falta dela. Falei sobre isso AQUI.

Em excesso, ela deixa o fio pesado, sem brilho, extremamente duro a ponto de quebrar. Por isso, use com moderação.

O que fazer se o cabelo ficar duro com a queratina?

Então meninas, se isso acontecer, no dia seguinte faça uma hidratação nutritiva. Isso vai devolver a maleabilidade do fio e diminuir  rigidez. E dê um tempo maior no uso dela, eu mesma uso uma vez ao mês, mais que isso meu cabelo fica super rígido.

Mas, isso vai de cada cabelo. Se usou e ele ficou perfeito, é porque precisava, se usou e ele ficou só a treva, é porque não precisava. Fica a dica. Beijocas.

 

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo