Cabelos, Cabelos loiros

Porque o cabelo afina? Causas e como evitar!

11 ago 2017 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Porque o cabelo afina? Acho que é a pergunta que mais escuto. Ou: vou largar a descoloração meu cabelo está fincando muito fino. Será que é só isso mesmo que afina cabelo?

Como perceber que o cabelo está mais fino?

Muitas vezes isso é visível. Cabelo perde volume, as pontas ficam ralinhas e o cabelo cada vez mais fragilizado.

Porque o cabelo afina?

Porque o cabelo afina

Genética:

Esse é o meu caso. Meu cabelo é super fininho.

Se todo mundo na sua família tem cabelo bem fininho, em volume, talvez esse seja o seu problema. A menos que sempre foi volumoso e grosso, e com o tempo foi afinando, ai com certeza tem outra causa.

Problemas de saúde:

Diferente do que muitas pensam, não só as químicas causam isso. Uma pessoa com deficiência de vitaminas no organismo, ou algum problema de saúde pode fazer com que os fios nasçam cada vez mais fininhos.

Após a gravidez isso também é bem comum. Stress, problemas hormonais e de tiroide.

Químicas:

Outra causa. Excesso de químicas. Tanto a progressiva como a descoloração podem e muito causar esse afinamento.

Fontes de Calor:

Excesso de uso de chapinha, secador ou outras fontes de calor pode além de danificar o fio, pode deixa-lo mais fino. Justamente por retirar a umidade, o fio fica frágil, e com o tempo vai afinando.

Até excesso de sol não é bom pro cabelo, aliás para a pele também né?

Resenha:  Porque o cabelo afina?

Atrito:

Esfregar a toalha pra secar o cabelo, esfregar o fio na hora de lavar. Gente, cabelo num é roupa não viu, que tem que esfregar pra tirar a sujeira rs.

Prender o cabelo molhado. Este hábito provoca além da quebra, o afinamento e enfraquecimento do fio.

Os fios não “respiram” e ficam ressecados. Prender ou dormir com os cabelos molhados pode causar dermatite seborreica (caspa). O que também pode afetar o couro cabeludo e interferir no crescimento de um fio saudável.

Idade:

Meu caso. Com o passar dos anos os fios nascem cada vez mais finos por terem menos queratina, além dos fios brancos que são extremamente mais secos.

 

O que afina o cabelo?

Como evitar que o cabelo fique mais fino?

Repor massa (reconstrução) antes e depois sempre que fizer químicas, e a cada 15 dias também. A queratina, aminoácidos ajudam a repor a massa perdida que é justamente o que afina o fio.

Evitar excesso de químicas, e pior ainda, usar duas químicas juntas.

Manter os cabelos limpos. Excesso de óleo, sujeira além de deixar o fio feio pode causar problemas no couro cabeludo como caspa, seborreia o que vai causar um enfraquecimento do fio que vai nascer mais fino.

Montar um cronograma capilar onde vai dar ao cabelo todos os nutrientes necessários para o fio se manter forte e não afinar.

Umectação com óleo de rícino ajuda a encorpar o fio, mas não faz milagres.

Produtos a base de ceramidas também ajudam muito.

Quer tomar complexos de vitaminas para fortalecer o fio? Fale com seu Dermatologista, faça exames e assim com certeza vai achar a causa e tratar corretamente o seu problema.

E ae meninas. Qual é a causa do afinamento do cabelo de vocês? O meu é genética, idade avançada e um pouco de química rs. Beijos e força na peruca!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo