Cabelos, Mito ou verdade?

Produtos que não devo aplicar na raiz do cabelo

12 jul 2017 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Essa é uma duvida que sempre ouço das minhas leitoras. Produtos que não devo aplicar na raiz do cabelo. Máscaras, shampoos, condicionadores, leave-in, finalizadores, o que pode ser usado na raiz do cabelo?

Mais qual os danos que certos produtos podem causar se usados na raiz dos cabelos?

Além do entupimento do bulbo, que é o furinho por onde nasce o fio, alguns produtos podem piorar a oleosidade, causar coceiras, queda de cabelo, caspas e até alergias.

Produtos que não devo aplicar na raiz do cabelo

 

Produtos que não devo aplicar na raiz do cabelo?

Shampoos.

Shampoo tradicional com ou sem sulfato.

Como a função deles é limpar, remover impurezas não só podem como devem ser aplicados na raiz do cabelo. Ele vai agir como um detergente que vai remover excesso de sujeira, gordura, restos de produtos.

Shampoo a seco: lógico que pode, afinal essa é a função dele, disfarçar a raiz suja. Porém, ele não tem ação limpante. E como é um pó, se usado em excesso também acaba se acumulando no couro cabeludo.

Máscaras de tratamento.

Até podem ser aplicados no couro cabeludo, apenas atenção se você tem raiz muito oleosa, nesse caso use produtos próprios para esse tipo de cabelo.

Aliás, essas máscaras para cabelos oleosos são a melhor opção para ser aplicada na raiz de todos os tipos de cabelo. Afinal, o couro cabeludo também precisa de nutrientes e elas não contém componentes gordurosos.

Muitas vezes é necessário usar máscaras perto da raiz, principalmente para quem faz luzes, e a parte de cima fica danificada, ressecada e fragilizada. Então tratar é primordial.

Outra dica é usar produtos livre de parafina, silicones e óleo mineral que grudam e se acumulam. Ou máscaras muito nutritivas com vários óleos e manteigas.

Apenas evite excesso, enxague muito bem, e de vez em quando faça uma limpeza mais potente no couro cabeludo.

Condicionador!

Condicionador comum não deve ser aplicado na raiz. Eles foram feitos para amaciar, selar o fio e desembaraçar o comprimento do cabelo.

Condicionador para Co Wash. Esses podem e devem ser usado na raiz, pois tem agentes limpantes que não agridem o coiro cabeludo. Foram feitos para limpar os fios suavemente e não afetam o couro cabeludo.

Em casos de cabelos extremamente oleosos o ideal é não usar nenhum dos dois.

 

Ampolas de tratamento.

Depende. No geral não devem ser aplicadas na raiz, a menos que sejam ampolas para crescimento capilar ou fortificantes que precisam estar em contato com o couro cabeludo para serem absorvidas e agirem.

Produto na raiz do cabelo

Produtos com proteção solar.

Podem e devem. Afinal o couro cabeludo também é afetado pelos raios de sol, podendo até causar queimaduras.

Prefira os filtros solares em forma de spray se seu cabelo for muito oleoso. Cabelos normais a secos podem usar cremes com proteção solar.

Leave-in, sérum e finalizadores

Não devem ser aplicados na raiz. Primeiro porque não tem enxague, permanecem ali e geralmente são a base de óleos o que vai acabar  se acumulando no couro cabeludo.

Esse tipo de produto foi feito para comprimento e pontas.

Produtos que não devo aplicar na raiz do cabelo?

Mas como toda regra tem sua exceção, eu sou prova disso. Sempre apliquei tanto as máscaras como condicionador na raiz do cabelo. Nunca tive caspa, queda, e nem oleosidade.

Meu cabelo é seco naturalmente, meu couro cabeludo também. Talvez por isso nunca tive problemas. Também uso shampoo de limpeza profunda a cada 15 dias e faço uma esfoliação no couro cabeludo uma vez ao mês.

Teoricamente esses produtos não devem ser usados na raiz, principalmente no cabelo oleoso. Mas, como cada cabelo é de um jeito. Se você como eu usa e não tem problemas, não vejo porque mudar isso.

O que vocês costumam passar na raiz do cabelo? Beijocas.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo