Nutrição capilar, Tratamentos capilares

Benefícios do Mel e como usar nos cabelos

27 abr 2017 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Benefícios do Mel e como usar nos cabelos

Então. Eu sou daquelas que ama fazer misturinhas para cuidar dos cabelos. Adoro coisas naturais, e o Mel se tornou um grande aliado da saúde do meu cabelo. Quer saber por quê? Vem comigo, que eu te conto.

Mel, alimento natural muito nutritivo. Fortalece o organismo, é um excelente antioxidante, fora que ajuda na digestão, anti-septico natural, e muitos outros inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Benefícios do Mel e como usar nos cabelos

Benefícios do Mel e como usar nos cabelos:

Ele é composto por água, por minerais, e tem quase a metade dos aminoácidos existentes, além dos ácidos orgânicos e vitaminas do complexo B, C, D e E.

1- Por ter poder emoliente, ele age como um condicionador natural.

2- Umectante. Ele mantém a umidade do fio, e por conter açucares também é um excelente hidratante.

3- Por conter proteínas e aminoácidos ele ajuda a tratar os cabelos porosos, elásticos e quebradiços.

4- Doa brilho intenso aos fios opacos

5- Ajuda no crescimento capilar. Por sua composição ser rica em açúcar que mantém a umidade, impede a queda do cabelo e fortalece os folículos pilosos. Mantém o couro cabeludo limpo e livre de bactérias. Isso tudo ajuda em um bom crescimento capilar.

Como usar o mel nos cabelos contra ressecamento?

mel-hidratação

Benefícios do Mel e como usar nos cabelos:

Umectação pré shampoo.

Ela ajuda a evitar o ressecamento causado pelo shampoo.

Vai precisar de 2 colheres de sopa de mel e uma colher de chá de óleo de coco

Aplique o mel com o óleo de coco nos cabelos úmidos. Deixe agir uns 20 minutos. Depois lave normalmente o cabelo. Finalize com um condicionador.

Indicado para cabelos extremamente ressecados, e que ficam pior com o uso do shampoo. Pode ser feita até duas vezes na semana.

Misturado no shampoo.

Coloque um colher de chá no shampoo que for usar. Faça a mistura na hora. O mel vai evitar que o shampoo resseque o cabelo e vai potencializar a limpeza.

Misturado nas máscaras.

Adicione uma a duas colheres de sopa de mel nas máscaras tanto de hidratação, nutrição  ou reconstrução. Ele vai potencializar a umectação, hidratação, e a reposição de massa.

Cabelos porosos e elásticos.

Slide1

Por ter um pH abaixo de 4, o mel é um excelente regulador do pH do cabelo mantendo as cutículas mais fechadas.

Como usar: Com os cabelos lavados e úmidos aplique o mel desde a raiz até as pontas. Deixe agir 20 minutos. Sem retirar o mel use uma máscara que contenha ceramidas (falei sobre Ceramidas AQUI). Aplique no cabelo e deixe agir mais 20 minutos. Cubra com uma touca.

Depois basta enxaguar e se necessário condicionar. Pode ser feita até duas vezes na semana. E pode usar misturada num a máscara de reconstrução no caso de um  cabelo muito elástico máscara.

Como usar no final da lavagem: 500ml de água, 1 colher de sopa de mel, e 50 ml de vinagre. Aplique essa mistura no final da lavagem. Não precisa enxaguar. Isso ajuda a selar as cutículas, diminuindo a porosidade.

Como usar o Mel para o crescimento capilar

Slide5

Por deixar o couro cabeludo limpo e saudável, isso faz toda diferença no crescimento do cabelo.

Bem simples. Pode usar o mel puro no couro cabeludo. Deixe agir uns 30 minutos, e enxágue. Pode ser feito até 3 vezes na semana. Pode misturar ele com óleo de coco ou azeite.

Se tiver caspa ou seborreia, misture uma colher de mel com uma colher de suco de limão. Ele vai funcionar como um adstringente, deixando o couro cabeludo saudável, o que vai resultar em um melhor crescimento.

Pode intercalar o mel puro com esse com limão. Lembrando que: quando usar limão, enquanto estiver com ele no cabelo não saia no sol ok?

Misture com óleo de rícino. Como já falei dele AQUI o rícino é um dos melhores óleos para ajudar no crescimento capilar. A cada colher de sopa de mel coloque uma de chá de rícino.

Outras dicas de como usar o mel!

1-Misture uma colher de chá de mel no shampoo que vai usar, e lave o cabelo com ele. Isso evita o ressecamento.

2-Após lavar, aplicar mel puro no cabelo e deixar 2 horas para agir como condicionador. Depois basta enxaguar.

3- Pode misturar o mel com leite de coco, iogurte, banana, abacate. Ele age puro, e misturado a outros componentes.

4- O mel é bem ruim de passar no cabelo por ser grosso e grudento. Já tentei passar ao natural e não tem como. No cabelo seco nem pensar. Cabelo úmido facilita a aplicação.

Mas basta dar uma aquecidinha nele, só para amolecer, tipo 10 segundos no micro-ondas. Ou, dilua com um pouco de água antes de usar.

Certifique-se que está usando um Mel puro, porque tem muito melaço se passando por mel. Fique esperta. Uma dica legal é aquecer uma colher de mel, e se ele escurecer é porque não é puro. Segue abaixo mais dicas.

Como saber se o Mel é puro?

honey-06

1. Se o mel não cristalizar depois de alguns meses, com certeza é falso.
O mel verdadeiro, com o tempo, cristaliza. O falso não.

2. O mel falsificado é mais líquido do que o real. Coloque um palito no mel e, em seguida, retire-o.
O produto será verdadeiro se uma sequência ininterrupta de mel escorrer pelo palito.
Se escorrer e rapidamente parar, o mel certamente será falso.

3. Coloque 1 colher (sopa) de mel e três colheres (sopa) de álcool puro em um recipiente.
Aqueça esse recipiente em banho-maria. Quando estiver aquecido, mexa a mistura.
Mel de verdade vai dissolver enquanto o falso vai deixar uma mancha branca no fundo do copo.

4. Coloque algumas gotas de mel em uma folha de papel.
Se ele não é absorvido pelo papel depois de um tempo, o mel é natural.

Mel falsificado contém uma grande quantidade de água e será absorvido pelo papel imediatamente.

5. Esfregue um pouco de mel nos seus dedos. Mel de verdade é facilmente absorvido pela pele. Se ela se mantém pegajosa, isso significa que ele é falso e contém açúcar ou edulcorantes artificiais.

6. Coloque um pouco de mel em um copo com água. O mel verdeiro vai formar um coágulo e cairá no fundo do copo, enquanto o falso vai se dissolver rapidamente.

Benefícios do Mel e como usar nos cabelos

Quando usar: em cabelos saudáveis pode usar o mel a cada 15 dias. Nos porosos e elásticos até duas vezes na semana, e conforme vai melhorando diminui as aplicações. Nos cabelos secos e opacos, uma vez na semana.

Na verdade, você vai testar no seu cabelo, e vai ver a melhor receita e quantas vezes usar. Ele não tem contra indicação, serve para todos os tipos de cabelos.

Pode misturas nas máscaras em todas as etapas do cronograma. Pois ele se encaixa em todas.

Eu gosto de fazer a receita do mel puro (diluo em água), e depois aplicar uma máscara. Gosto de batizar as minhas hidratações com ele também.

O cabelo fica uma seda, solto, com brilho e super alinhado. O cheiro do mel gruda no cabelo, e o amarelinho dele não afeta a cor do cabelo loiro.

Benefícios do Mel e como usar nos cabelos. Resultado do mel no meu cabelo.

Mel. Seus benefícios e como usar nos cabelos.

Nunca usou mel no cabelo? Oxe!!! Miga sua loka.  Enfim. Agora que já sabe os Benefícios do Mel e como usar nos cabelos, tá esperando o que? Usa e me conta o que achou.

E aguardem,  no próximo post vou dar receitinhas pra usar o mel na pele e deixa-lá incrível. Beijocas 

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo