Cabelos, Mito ou verdade?, Tratamentos capilares

Soro fisiológico hidrata o cabelo? Mito ou verdade?

19 dez 2016 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Soro fisiológico hidrata o cabelo? Mito ou verdade?

Já faz um tempo que vejo resenhas e mais resenhas de hidratação capilar com soro. Mas sempre alguém pergunta: como pode hidratar se o soro tem cloreto de sódio que é sal, e sal resseca o cabelo?

Vamos desvendar esse mistério?

O que é soro fisiológico?

É uma solução isotônica (semelhante) em relação aos líquidos corporais, que contêm 0,9%, em massa, de água destilada, ou seja, cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal.

Então se analisar essa composição não tem nada hidratante ai.

Segundo alguns dermatologistas na verdade o que o soro faz é regular o pH do cabelo. Ele tem um pH próximo ao do nosso cabelo e isso deixa o fio alinhado. O pH do soro fica em torno 6.

Sabe quando o cabelo tá poroso? Arrepiado e com muito frizz? O soro ajuda e muito a diminuir esses efeitos que a gente detesta.

Soro fisiológico hidrata o cabelo

Sobre o Soro Fisiológico

Indicação: Para hidratar e refrescar a pele, lavagem de lentes de contato e uso em geral.
Composição: cloreto de sódio e água destilada.
Modo de usar: Uso externo. Aplicar na pele utilizando suaves massagens.
Advertência: Não ingerir. Não utilizar se o líquido não estiver límpido, incolor, transparente ou inodoro. Produto não pode ser utilizado fora do prazo de validade indicado, sob o risco de não produzir os efeitos esperados.
Cuidados de conservação: Manter a embalagem bem fechada, a temperatura ambiente (15 a 30º) protegido de luz e fonte de calor. Ideal guardar na geladeira.

Como usar o soro fisiológico nos cabelos?

Pode ser usado em forma de spray e usar quando sentir o cabelo mais rebelde. Ensinei a fazer o Spray AQUI.

Ou usar para finalizar a lavagem. Igual a gente faz com o vinagre de maçã sabe? Você lava, trata, condiciona e finaliza com o soro. Já vi gente misturando nas máscaras. Eu acho que assim não faz muito efeito, o que vai hidratar mesmo é a máscara.

slide1-8

Ele é bem absorvido pelo fio o que resulta em cutículas mais fechadas.

A vantagem dele é que como o pH é próximo ao do fio, diferente do vinagre que é mais baixo, a gente não corre o risco de selar demais essa cutícula, o que também não é bom pro cabelo.

E outra. A água utilizada no soro é destilada, livre das porcarias que a água de casa tem. Isso também ajuda nos bons resultados, afinal cloro, metais pesados contidos na água acabam deixando o fio ressecado. Pra mim o que  hidrata é a água.

Mas, ai vai de cada cabelo. Eu testei algumas vezes. Não senti hidratação, mas achei que o cabelo ficou mais sedoso que o normal. Acho melhor usar no final da lavagem, foi onde meu cabelo ficou melhor.

Mas… E o sal contido nele? Não resseca meu cabelo?

slide1

Depende do cabelo e do uso que fizer do soro. Sempre falo isso, tudo em excesso pode deixar de ser bom e virar um veneno. E a quantidade de sal é  pouca, para a quantidade de água.

Eu testei a receita de spray, e aplicava uma a duas vezes ao dia, e achei que meu cabelo acabou dando uma ressecada.

Nos cabelos cacheados ele funciona super bem. Principalmente quando não quer lavar o cabelo. Basta borrifar o soro ao invés da água comum e dar uma ajeitada no fio. Ele fica com aspecto de limpo e os cachos no lugar.

Pode ser usado por todos tipos de cabelos. Mas eu não indicaria o uso diário. Umas 2 vezes na semana tá bom demais.

Soro fisiológico hidrata o cabelo? Mito ou verdade?

Os dois.  Como falei acima vai de  cada cabelo. E mesmo não tendo nada hidratante na composição a sensação que dá nos fios é essa, de hidratados. Na embalagem mesmo  vem a indicação que serve para hidratação da pele. Provavelmente é o efeito da água destilada e não do sal.

Então o  jeito é testar e descobrir qual o efeito do soro no seu cabelo né? Afinal… Cada cabelo uma sentença. E um produto tão baratinho como esse vale e muito testar. Vai achar para comprar nas farmácias.

Descobri mais dicas de uso do Soro fisiológico, mas essas ficam pra próxima resenha. Beijocas.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo