Cabelos, Tratamentos capilares

O que é Ácido Lático e benefícios para os cabelos.

01 dez 2016 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Agora com essa moda de shampoo que alisa, ou alisamento sem formol, o que mais se vê são composições a base da ácidos. Alguns realmente são derivados do formol como o ácido glioxílico que, quando aquecido, vira formol, mas o ácido mais usado ultimamente tanto nesses produtos que “alisam”, mas também em muitas máscaras de tratamento é o Ácido Lático.

E muita gente confunde o ácido láctico com os derivados do formol. Fiquem sabendo que eles não têm nada em comum. Ácido lático não é nem primo distante do formol.

Ácido Lático

 O que á Ácido lático?

O ácido láctico é um composto orgânico com a fórmula CH 3 CH (OH) CO 2 H. Sólido ou líquido, solúvel em água que é produzido naturalmente ou sinteticamente. Tem cor cristalina, sabor suave e ligeiramente salino.

Naturalmente a produção se dá por meio da fermentação da lactose pela bactéria Streptococcus lactis. Já, industrialmente, é fabricação é feita pela fermentação controlada de hexoses de leite, milho e melaço.

Ou feito em laboratório através da reação química de etanal com uma solução de ácido sulfúrico e cianeto de sódio. Foi descoberto pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele no século XVIII através de pesquisas com o leite talhado.

Hoje em dia é amplamente usado em cosméticos. Tanto para os cabelos como para a pele. Vai encontrar em muitos alimentos também, mas nesse caso é o feito através da fermentação natural.

Na pele ele além de clarear, consegue devolver a elasticidade das fibras, trata acnes, verrugas, calos, para peelings, rugas e atrofias.

Mas, vamos ao que interessa.

O que é Ácido Lático e benefícios para os cabelos

Quando aquecido esse ácido preenche espaços abertos na cutícula do fio, coisa comum em cabelos danificados por químicas. Aumenta a massa e reestrutura a fibra deixando mais resistente, e dando nova forma e brilho.

Aliás, vai encontrar esse ácido em shampoos, máscaras e condicionadores. E sua ação no fio depende de como foi formulado esse produto, e da quantidade usada de ácido.

Nos cabelos secos e quebradiços, o ácido láctico deixa os fios temporariamente mais maleáveis devido ao seu alto poder de hidratação e sua capacidade de absorver água. Além disso, também regula o pH o que deixa o fio mais alinhado.

Em concentrações mais elevadas, o ácido láctico tira parte do revestimento protetor de queratina do cabelo. Isso melhora a capacidade do cabelo para absorver outros ingredientes restauradores. Ou seja, prepara o fio para receber outros tratamentos.

Não alisa cabelo!

Mas, sua facilita o efeito liso das escovas e prolonga o resultado. E seu efeito disciplinante deixa o fio mais liso. Mas, não tem efeito permanente como os alisamentos com outras quimicas.

O Acido Lático é compatível com outras químicas, mas quando o intuito é alisar, fique ligada na composição do produto, pois nunca vem sozinho. Por isso sempre olhem a composição provavlemente pode ter algum formol disfarçado ou outros ácidos prontos pra detonar seu cabelo. Agora todas já sabem né? Beijocas.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo