Selar os fios. Antes, durante ou depois dos tratamentos?

Selar os fios. Antes, durante ou depois dos tratamentos?

A vida toda eu achei que a selagem do fio tinha que ser feita sempre no final de qualquer tratamento. Mas… Pasmem!! Nem sempre.

Descobri há pouco tempo que, às vezes, selar antes mesmo de tratar funciona melhor do que fazer isso após. Bora entender o porquê e aproveitar melhor essa técnica que só faz bem aos nossos fios?

Slide1

Em primeiro lugar vamos entender o porquê de selar o fio.

Os fios são cobertos com escamas, que chamamos de cutículas, e quando elas ficam muito abertas o cabelo acaba ficando com aspecto feio, arrepiado, por mais que trate continua sempre ruim.

Outro caso é quando descolorimos o fio, as cutículas se abrem e muitas vezes isso causa danos graves.

Ai a importância de fechar essas cutículas. Falei sobre isso AQUI.

Mas então…

 Devo selar os fios. Antes, durante ou depois dos tratamentos?

Selar após um tratamento.

Slide2

Cabelos saudáveis ou com poucos danos, sem porosidade, a selagem deve ser feita no final do tratamento.

Comece lavando o fio com shampoo que abre a cutícula, logo após usamos uma máscara de tratamento, e finalizamos selando esse fio para que todos os nutrientes da máscara permaneçam dentro desse fio por mais tempo.

A selagem pode ser feita com um condicionador com pH menor que a máscara, ou vinagre de maçã, ou algum produto acidificante. Foi assim que sempre fiz.

Outro motivo pra selar no final é quando quer dar brilho ao cabelo, e nesse caso o vinagre é o melhor. Faça todo o processo, lavar, tratar, e finaliza com vinagre puro ou misturado ao condicionador.

Selar durante um tratamento.

Slide3

Esse caso se encaixa em um cabelo com uma leve porosidade, que vive com frizz e que as hidratações não duram no fio.

Nesse caso vai fazer assim: lavar, retirar o excesso de umidade, misturar vinagre na sua máscara de tratamento, deixar agir, enxaguar e finalizar com condicionador.

Mas qual a diferença? Quando a cutícula está parcialmente aberta, a gente coloca uma mascara e depois enxágua, acaba levando uma boa parte desse produto pelo ralo, pois as cutículas abertas não o seguram esse produto no fio.

Mas se, na hora que aplicar o tratamento ele já fechar um pouco essas cutículas, o produto não vai se perder tanto quando enxaguar. Tem toda lógica né?

Quando é necessário selar o fio antes mesmo de tratar?

Slide4

Cabelos extremamente porosos. Cutículas muito abertas. Nesse caso, a selagem vem logo após lavar o cabelo, e depois tratar, e finalizar com um condicionador. É o mesmo caso que falei acima. Isso serve tanto para hidratações quanto para nutrições.

Quando for fazer reconstrução em um cabelo elástico, ou extremamente danificado.

Nesses dois casos, a selagem funciona como um primer,  que vai preencher uma pouco das lacunas causadas pelos danos. E nessa cutícula mais fechada, as máscaras, principalmente a reconstrutora, não sairão totalmente na hora que enxaguar.

Máscaras com nanotecnologia, que possuem moléculas muito pequenas, penetram melhor em uma cutícula parcialmente fechada.

Dica: toda vez que forem usar produtos para selar, enluve o fio de cima pra baixo, isso vai ajudar ainda mais nesse processo tanto da penetração do produto quanto na selagem.

Resumo:

Cabelo saudável ou apenas que queira dar brilho, selar no final do tratamento

Cabelo levemente poroso, com frizz e onde as hidratações não duram, selar durante o tratamento

Cabelo extremamente poroso, elástico, super danificado selar antes de tratar, principalmente antes de uma reconstrução.

Vivendo e aprendendo né? Bora testar e fazer dessa maneira meninas? Depois voltem pra contar se mudou alguma coisa tá? Eu já testei e realmente faz toda diferença. Beijocas seladas rsrsrs


Sou a Márcia, cinquentona, paulista, que ama cuidar dos cabelos, adora bichos e plantas. Entrei nesse mundo dos Blogs sem querer, e hoje amo o que faço. Sejam todos bem vindos ao Mulheres Divando e espero que minhas dicas possam ajudar a cada um dos meus leitores. Bjos