Água de coco nos cabelos. Para que serve, e como usar.

Ah… O óleo de coco! Todas nós já sabemos que faz maravilhas para o nosso cabelo né? Falei sobre isso AQUI. Mas, e a água do coco? Como se não bastasse ser maravilhosa para a saúde do nosso organismo, e um deleite para o nosso paladar (isso para quem ama água de coco né rs), num é que essa águinha também faz maravilhas para os nossos cabelos?

Slide2

Eu, venho testando faz um tempinho, afinal, moro em Salvador, e água de coco a gente aqui, acha em qualquer esquina. Em casa, nunca falta. Fui descobrindo receitinhas e testando tudo que achei de dica com a água de coco e a polpa também, e vou contar tudo pra vocês.

Mas, por que a água de coco é boa para os cabelos?
Por ser rica em ácidos graxos, a água de coco, consegue, além de nutrir e hidratar, ajuda a dar uma baixada no volume dos cabelos.

Já a polpa, é rica em óleos, sais minerais e é altamente hidratante. Se for aquela do coco verde, que parece uma gelatina, melhor ainda.

Contém : aminoácidos, hormônios vegetais, açúcares, vitaminas e minerais. Também ajuda a diminuir caspa por ter ação antifúngica e antibacteriana.

Dica importante: só use o coco natural ok?

Primeira receita. Brilho e hidratação para cabelos ressecados

3 colheres de sopa de água de coco
5 colheres da polpa do coco. Sabe aquela meio gelatinosa típica de coco muito verde? É essa!

 Opcional: uma colher de chá de óleo de coco ( se colocar o óleo, vira uma hidratação nutritiva)

Modo de fazer: bata a água e a polpa no liquidificador.

Slide4

Dica: se a mistura ficar muito liquida, pode acrescentar uma colher de sopa de uma máscara de nutrição. E, se ficar muitos pedacinhos, aconselho, a peneirar a mistura. Por que ó, esses gruminhos grudam no fio, e dá o maior trabalho pra tirar.

Como usar: lave os cabelos, retire o excesso de umidade, e aplique essa mistura em todo comprimento. Cubra com uma touca e deixei agir 20 minutos. Depois basta enxaguar e finalizar com um condicionador.

O que achei: na hora que passa não deixa o cabelo molinho, pelo contrário, da impressão de grudunhado sabe? Mas, após em enxaguar e condicionar, já sente a maciez.

Slide5

O cabelo fica macio, sedoso, com brilho e soltinho. Senti que deu uma encorpada no fio. A cor mudou, por que matizei nesse dia.

Segunda receita: Hidratação leve, e finalização.

Vai precisar de: 100 ml água coco (se tiver muito cabelo pode usar mais) e um borrifador.

Como usar: após lavar os cabelos com shampoo, retire o excesso de umidade e borrife a água de coco em todo o cabelo. Deixe agir uns 10 minutos. Não precisa cobrir. Enxague e finalize com condicionador.

Ou, pode aplicar a água de coco no cabelo seco, principalmente os cacheados irão se beneficiar. Não precisa encharcar o cabelo, apenas o suficiente para deixa-lo úmido. Funciona como um finalizador.

Dá também pra usar a água de coco para minimizar os danos que a água da piscina, mar e sol, fazem em nossos cabelos. Para isso, basta borrifar a água, várias vezes enquanto estiver na piscina ou praia, depois é só lava-los como de costume.

O que achei: usando após o shampoo. Achei que dá mesmo uma diferença na textura do fio. Mas nada muito espetacular.

Slide6

Como finalizador: no meu cabelo não deu certo deixar a água de coco nele. Achei que ficou meio estranho. Ficou meio áspero. Mas, como cada cabelo uma sentença, façam e me contem o resultado ok?

Dica extra: no borrifador, além da água de coco, coloquei Bepantol, mais algumas gotinhas (umas 2 ou 3)de óleo vegetal. Use durante o dia quando sentir o cabelo seco e com frizz. Com o Bepantol deu super certo. Faça uma quantidade pequena, pois, por ser natural, essa mistura tem que ficar na geladeira, e só dura 3 dias.

Eu uso 4 colheres de sopa água de coco, 1 colher de sopa Bepantol, e 2 gotas de um óleo vegetal.

Terceira: Hidratação para cabelos extremamente ressecados.

4 colheres de sopa de  Água de coco
2 colheres de sopa de carninha do coco verde ( a mesma que citei acima)
Máscara de hidratação de sua preferência.
1 colher de sobremesa de Glicerina

Bata o água de coco com a polpa e a Glicerina.

Após lavar os cabelos, aplique esse mistura que bateu. Deixe agir 15 minutos (use uma touca), e sem remover aplique uma máscara de hidratação. Cubra novamente e deixe mais 15 a 20 minutos. Remova apenas com água e finalize com um condicionador.

O que achei: essa foi a forma que deu um resultado maravilhoso. O cabelo ficou muito hidratado mesmo. Pra mim, foi a melhor forma de usar. Talvez pela Glicerina que meu cabelo ama de paixão.

Slide7

 Mitos da internet!

Andei lendo por ai, em vários Blogs, que, se colocar a água de coco em uma garrafa pet por 3 dias no freezer ela vira um gel. Pois bem, testei 2 vezes, e em todas a água congelou, não formou gel p##@@ nenhuma.

Na foto abaixo trechos das resenhas ensinando fazer o gel.

Slide1

Na verdade, toda vez que compro coco, coloco a água no copo e deixo no freezer pra tomar bem geladinhas, e, se passar de 2 horas ela congela. Por isso, achei estranha essa dica, e como em nenhum post tinha foto desse tal “gel de água de coco” resolvi testar né.

Slide3

Acho engraçado. As pessoas acham resenhas, não testam, copiam e repassam a dica. Gente, (blogueiras) não é assim que a coisa funciona não. Tem que testar, tem que fazer a receita, tem que usar várias vezes ok? Essa é inofensiva, mas se for uma mistura que possa fazer mal aos cabelos né?

Então... Água de coco no freezer NÃO vira gel! Pronto falei rs.

Depois que testarem, voltem aqui pra me dizer qual receita gostaram mais, tá? Beijocas


Sou a Márcia, cinquentona, paulista, que ama cuidar dos cabelos, adora bichos e plantas. Entrei nesse mundo dos Blogs sem querer, e hoje amo o que faço. Sejam todos bem vindos ao Mulheres Divando e espero que minhas dicas possam ajudar a cada um dos meus leitores. Bjos