Uncategorized

Preconceito velado em postagens “engraçadas” nas redes sociais.

06 fev 2016 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Se tem uma coisa que me tira do serio, são pessoas preconceituosas, que em pleno século 21, com tantas mudanças, tantas conquistas e modernidades, estão ainda mais preconceituosas, e o pior, agora expõem isso nas redes sociais.

Essa semana postaram uma imagem com a seguinte frase: Se seu cabelo é ruim, não pinte de loiro. Vai parecer uma manga chupada! Não tinha imagem do cabelo de ninguém, mas se prestar atenção, tem ai um preconceito velado.

Desde que me conheço por gente, sempre ouvi isso: ah tão linda aquela moreninha, pena que tem o cabelo ruim. Cabelo ruim, sempre foi sinônimo de cabelo afro, vamos ser sinceras gente, todo mundo sempre ouviu isso.

preconceito

Acho um absurdo! Por que o cabelo enrolado é ruim? Quem estipulou isso? Essa sociedade hipócrita? E só cabelo liso é bonito? E você? Acha que seu cabelo alisado mil vezes, descolorido, todo detonado, é melhor que um cabelo natural, enrolado, com volume?

Tem outra postagem que já vi várias vezes, inclusive no grupo que tenho onde comparam o cabelo de uma menina negra (olha ai novamente) que foi descolorido, com um miojo. Aquele macarrão instantâneo.

Todo mundo ri, acha engraçado. Mas, e se você, se colocar no lugar dessa pessoa? E se seu cabelo for igual? Vai achar engraçado? Gente, antes de compartilharem esses absurdos, parem, pensem, e se coloquem no lugara. Garanto que muita gente do outro lado da tela vai se sentir magoada e se achar um lixo por ter o cabelo assim.

Slide1

Outro exemplo? Esse achei muito, mas muito grosseiro. Uma foto de uma senhorinha linda, quase nua, em uma pose sensual. E a pessoa que postou falou: nossa que ridícula, nojenta. Uma velha se expondo assim.

Filha, nojento é seu preconceito, e ó, agora você é jovem e bonita, eu peço a Deus que viva bastante pra ficar velhinha, e com certeza será uma idosa triste, sozinha e mal amada. Por que pessoas que acham que a idade torna a pessoa inútil, que não pode amar, nem se gostar, nem ser feliz, tem que sentir isso na pele.

Ah, então eu sou obrigada a gostar de tudo?

Não. Não mesmo. Mas você não gostar é uma coisa. Tipo, não curto cabelo colorido, ou tatuagens, ou um estilo de roupa, etc e tal. Cada um tem seu gosto, mas lembre-se, o que é bonito pra você nem sempre será pra mim, e vice e versa.

Por isso, ao invés de cuidar da vida alheia, para e olhe mais pra sua. A vida é algo passageiro, ocupe esse tempo cuidando da sua vida, faça o que gosta, o que quer, e deixe os outros fazerem isso também. O que vai mudar na minha vida se a minha vizinha usa algo que eu não gosto? Nada. Se não acha legal, não use oras, simples assim.

Agora, apontar características físicas de uma pessoa, ai sim é preconceito dos mais agressivos que tem.

Quem nunca ouviu isso? Ah você tem um rosto lindo, deveria emagrecer. Nossa tão bonita, uma mulatona, mas, porque não alisa o cabelo? Ah você não fica bem de loiro, o tom da sua pele não combina, devia escurecer esse cabelo.

Tudo preconceito velado. Isso é podre. Você não sabe por que a pessoa é gordinha. E se ela tem problemas de saúde? Ou se já tentou de tudo pra emagrecer e resolveu se assumir assim? E se é feliz assim?

E o cabelão black? Todo cheio de volume. E se a pessoa gosta? Se ela se ama com esse cabelo? Que, aliás, eu acho um arraso. O que você tem com isso? E se a pessoa quer alisar? É preconceito dela mesma ? Não. é gosto, talvez ela se sinta melhor com cabelo liso, ou, de tanto falarem que o cabelo dela é ruim, acabou cedendo pra ser aceita pela sociedade.

Essa velha mania de julgar as pessoas pela aparência. De achar que devem fazer isso ou aquilo.

Se uma pessoa posta foto e pede opinião sobre o cabelo, vejo isso sempre. Parece que tem certas pessoas adoram humilhar a outra e usam de uma sinceridade afiada, daqueles que cortam na alma. Tem coisa que é totalmente desnecessária, mesmo que o cabelo não esteja bacana, esteja danificado, não precisa dizer que ó tá horrível, se eu fosse você cortava isso, nossa tá podre, credo como deixou seu cabelo desse jeito, parece uma favelada.

Slide4

Quando alguém pede opinião com certeza não é pra ouvir agressões. Por que pra mim isso é uma agressão sem motivo.

Gentileza gera gentileza. Digam que realmente o cabelo não está com uma aparência saudável, que podia fazer tal tratamento, e cuidar mais, que logo ele fica melhor. Não precisa por a pessoa pra baixo e acabar de vez com a auto estima que já deve estar baixa com o estado do cabelo.

E pra finalizar. Apontar caráter de uma pessoa apenas pela aparência. Postei um vídeo de um cara que tatuou o rosto todo, o olho todo preto, cheio de bolotas pela cara, realmente uma imagem forte, que assusta, pois é algo bem fora do comum. Mas… Falar que o cara é o demônio, que é do mal, que satanás está nele, que sentiu energia negativa? Gente, pelo amor. Você conhece a pessoa? Sabe por que ele se transformou assim? Sabe a vida que leva? Não. Então, não julguem pela aparência por mais bizarra que seja.

O que as outras pessoas pensam da gente, é problema delas. O que importa é o que somos, e o que a pessoas que convivem com a gente sabem que somos. Mas eu duvido, que se alguém te apontar e falar algo da sua aparência, você não vai se sentir mal com isso.

Por isso, parem de apontar as pessoas, e fazer chacota com seu cabelo, corpo, pele, estilo de vida. Tenham certeza que isso pode causar traumas sérios que levam a uma depressão profunda e até mesmo a um suicídio.

Ah, mas as pessoas hoje em dia estão muito sensíveis. Não se pode brincar que levam tudo a sério. Ah gente, me poupem. Brincadeira de mau gosto não tem graça, talvez só na cabeça de pessoas preconceituosas. Que muitas vezes se dizem não preconceituosas. Ah eu acho que todo mundo é igual, aceito todos independente das diferenças. Mas… Tem sempre aquele 1%.

Como já disse, cada uma sabe da sua vida. Comecem a se colocar no lugar e imaginem alguém falando a mesma coisa de você. Iria gostar? Bora aceitar as diferenças, estilo de vida, tipos de amor, religião. Cada um sabe o que lhe traz felicidade, e garanto que ficar cuidando da vida alheia não faz isso.

Slide5

Ninguém é melhor que ninguém por ser mais bonita, ou ter mais grana, ou cabelo liso.

Desculpem o desabafo, mas às vezes fico estressada com certas coisas.

Pronto falei! Beijocas à todas pessoas do bem, que não ficam cuidando da vida alheia e respeitam as diferenças!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo