Cabelos loiros

Oxigenada de 10 20 30 e 40 volumes. Como agem no cabelo

22 fev 2016 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Oxigenada de 10 20 30 e 40 volumes. Como agem e para que servem

O que seriam de nós loiras sem a nossa amada oxigenada né? Afinal, sem elas nem a tinta dá cor ao fio e nem o descolorante consegue clarear nos cabelinhos.

Mas, você sabe para que serve cada volumagem? Isso pode fazer a diferença no resultado final.

Antes de começar as dicas, bora saber o que é oxigenada?

Peróxido de hidrogênio. Esse é seu nome. Sua fórmula é H2O2, ou seja, duas partes de hidrogênio pra duas de oxigênio. Não confundam com a água, que é H2O.

Como agem nos fios?
É a oxigenada quem vai abrir o caminho para o pigmento da tinta ou o pó descolorante penetre nesse fio, colocando cor ou tirando totalmente.

Oxigenada de 10 20 30 e 40 volumes

Ou seja, ela abre as escamas dos fios, deixando a parte interna onde tem a cor ficar exposta, e quanto mais tempo age no fio, mais abre essa escama ou cutícula.

O oxigênio oxida esse fio, inchando a fibra e liberando oxigênio. Está ai o perigo de cobrir o cabelo com papel alumínio, pois esse oxigênio precisa sair, e se abafar, muitas vezes é o que causa o superaquecimento.

Esse processo deixa o fio sem proteção, e assim podemos remover ou colocar uma nova cor nesse cabelo.

Oxigenada de farmácia é igual à vendida em lojas de cosméticos e as que vêm nas tintas?
Não. As três são diferentes e tem funções diferentes.

Oxigenada de farmácia aquela que é liquida sabe? Geralmente de 10 volumes, vem diluída em água. É usada como antisséptico. Não serve para usar nos cabelos.

Hoje em dia até encontra a oxigenada cremosa em drogarias, de 10, 20, 30 e 40 volumes, essas sim, podem ser usadas na descoloração.

Oxigenada vendida em Lojas de Cosméticos. São cremosas, tem em todas volumagens, e só servem para os cabelos.

Oxigenada de tintas. Chamadas de emulsões reveladoras possuem em suas fórmulas estabilizantes e agentes cosméticos compatíveis com os agentes contidos na coloração da marca, para que em conjunto tenha um resultado satisfatório sem danificar os cabelos.

Diferença entre as volumagem das oxigenadas e para que serve cada uma.

Oxigenada de 10 volumes: a 3% ela não tem poder de clareamento. Mesmo em um cabelo claro, por isso é ideal para tonalização e banho de brilho.

Mas há controvérsias. Nas pesquisas que fiz todas diziam a mesma coisa, que não clareia, mas já vi profissionais que clareiam cabelo com ela. Só que é uma descoloração que leva horas e tem que ser reaplicada. Enfim, mas 90% a de 10 é usada para tonalização e matização.

Oxigenada de 20 volumes: a 6%. O dobro da concentração da de 10. Essa já tem poder de abrir o tom do cabelo dependendo da cor base. É a melhor volumagem para colocar cor nos cabelos brancos, escurecer e mudar o tom dos reflexos.

Poder de clareamento: pode abrir até 2 tons no cabelo castanho médio chegando a um loiro medi acobreado, já em um castanho escuro ao preto, pode abrir apenas 1 tom que vai pro castanho avermelhado.
O tempo de ação: ela age clareando de 15 a 20 minutos, depois desse tempo esse clareamento para.

cc

Oxigenada de 30 volumes: 9%. Essa pode abrir até 3 tons, desde que seja um cabelo castanho médio a claro pra outros tons mais claros.

Sendo que os castanhos médios chegarão a um tom de loiro claro acobreado ( o tal laranjão que a gente odeia rs) e os loiros médios até os mais claros, poderão chegar ao loiro amarelado.

A de 30 é a mais segura e mais indicada na hora de descolorir os cabelos.
Tempo de ação: após 35 minutos, seu poder de clareamento vai diminuindo.

Oxigenada de 10 20 30 e 40 volumes, como agem no cabelo?

Oxigenada de 40 volumes: 12%. Pode clarear até 4 tons dependendo da cor do cabelo, a mesma regra acima.

Mas, essa aqui é a que mais causa danos ao fio. Podendo deixa-los elásticos, porosos e até ter um corte químico. Ainda mais se o cabelo já tiver outras químicas, ai nem pensar nessa volumagem ok?

Poder de clareamento: em cabelos saudáveis, sem químicas até pode ser usada, mas sempre com cautela. Em cabelos castanhos médios pra cima pode chegar até a um loiro claríssimo dourado.

Tempo de ação: ela age durante 45 minutos.

Viram que todos os volumes, dependendo do tom do cabelo, puxam para o cobre, dourado, e amarelo? A menos que tenha o cabelo loiro bem claro com reflexos acinzentados (sonho de consumo) isso não vai acontecer, mas, como aqui no Brasil isso não é muito comum, esses serão os resultados mais frequentes.

Por isso, precisamos tonalizar e matizar, as cores opostas, laranja/azul, amarelo/roxo que podem ser misturadas nas tintas para neutralizar essas cores indesejadas.

Agora podemos entender porque muitas vezes o cabelo não abre, ou se abre fica laranja, ou amarelão. E também que nada adianta deixar 2 horas o produto no cabelo, ele tem tempo de ação determinado.

O ideal é remover após esse tempo e reaplicar uma nova mistura. Mas isso, se seu cabelo aguentar né?

Oxigenada de 10 20 30 e 40 volumes. Como agem e para que servem

Resumo:
Oxis de 10 volumes: serve para colocar cor no cabelo ou eliminar tons indesejáveis como amarelo e laranja numa matização.
Oxis de 20 volumes: serve para cobrir cabelos brancos, mudar reflexos e ou escurecer um cabelo. Pode abrir até 2 tons dependendo da cor base.
Oxis de 30 volumes: clareamentos de até 3 tons, dependendo da cor base
Oxis de 40 volumes: clareamento de até 4 tons, dependendo da cor base

Obs: o resultado máximo de clareamento de cada oxigenada só acontece em cabelo no tom castanho claro para os tons mais claros, abaixo disso essa abertura diminui.

Tempo de ação: quanto maior o volume da oxigenada mais rápido ela clareia. O tempo ideal pode mudar de acordo com cada tom de cabelo, por isso é preciso estar sempre vigiando a abertura da cor, pois, se deixar tempo insuficiente vai ter aquele laranjão que todas tememos. Ou, se deixar demais, pode até chegar num platinado, mas seu cabelo estará todo danificado.

Slide3

Porém, tanto a medida, quanto o tempo de ação, pode mudar de acordo com o fabricante, sempre siga a indicação que vem na embalagem, e isso pode variar de acordo com cada marca. Gente é serio, não façam a olho, a medida exata pode fazer toda diferença no resultado final.

E outra, misturas muito grossas de oxigenada e descolorante pode dar um super aquecimento, falei sobre isso AQUI.

Tudo isso que expliquei acima, pode mudar de acordo com cada cabelo. Tanto cor, estrutura, saúde do fio, e produtos a serem usados, pode abrir mais ou menos a cor do cabelo. Mas mesmo assim as dicas estão bem próximas do que acontece na maioria das vezes.

Dica: guarde sempre seu frasco de oxigenada fora da luz do sol ou iluminação forte direta. O excesso de calor também danifica o produto podendo até fazer ele ferver e vazar da embalagem, se isso acontecer pode jogar ela fora.

Beijocas.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo