Seu dinheiro

Dívidas. Dicas para não se afundar cada vez mais nelas.

18 fev 2016 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Quem não tiver com alguma dívida que atire a primeira nota de cem. Nossa, faz tempo que não vejo uma rs.

Dívidas! Esse é um problema que se você não resolve logo, vira uma bola de neve e acaba se afundando cada vez mais nela. E quando vai ver o valor já quadruplicou. Mas, com algumas dicas consegue evitar cair nela, ou até sair.

Grana

Como evitar as dívidas?

Nessa época de crise é quase impossível não fazer dívidas, pois a cada dia o dinheiro está mais curto e as coisas mais caras.

Sei que às vezes é difícil se controlar e não comprar aquela blusa que tá na promoção, ou aquele produto de cabelo que você tava de olho e ó, achou e acaba comprando (tão eu rs). Alguns gastos são necessários como remédios, alimentação, escola, saúde, afe são tantas contas!

O que fazer? Não entre em pânico, muita calma nessa hora, essa é a primeira coisa a se fazer.

O segredo é não gastar seu dinheiro à toa!

Antes de comprar se pergunte: realmente preciso desse produto?

Lembre-se se já não tem algo parecido. Isso acontece muito com produtos de cabelos (olha eu ai traveis) e roupas.

É tão essencial assim, que se você não comprar vai fazer falta?

Está levando porque gostou ou porque está barato?

Não tem dinheiro pra pagar a vista, e vai pagar com o cartão que já está quase estourado? Vale a pena mesmo aumentar suas dividas?

Tá deprimida? Triste? Chateada? Não saia para fazer compras.

Só leve na bolsa o dinheiro que pode gastar. Deixe os cartões em casa.

Organizar as finanças. Isso ajuda você a cair na real e ver o quanto pode gastar.

Sei que é chato, mas meninas, se puderem, façam planilhas, ou anotações, não precisa ser algo elaborado, mas coloque tudo no papel. O que você ganha e o que você gasta. Vai se surpreender com seus gastos.

A gente às vezes vai no automático, ainda mais quando usa cartão de débito (eu de novo rs), mas quando coloca tudo, eu disse tudo, até aquele cafezinho na padaria no papel, vai ver como seu dinheiro vai embora. Garanto que isso vai te ajudar e muito, a saber, se pode ou não comprar aquela blusinha, ou sapato da promoção, ou se anda jogando dinheiro fora com bobagens.

Slide3

Dá uma olhada na fatura do cartão, e veja no que andou gastando. Com certeza com coisas desnecessárias, que podiam ficar para depois.

Ah, mas eu só tô com algumas contas atrasadas, não estou devendo. Tá sim. Venceu e não pagou? Tá devendo, e se deixar, os juros vai aumentar esse valor, e se for luz, água, internet e ou telefone com certeza uma hora vai ficar sem o serviço.

Já tô atolada em dívidas, o que fazer?

Primeira coisa é juntar todas as dividas e fazer um levantamento do valor total. Muita calma nessa hora para não ter um infarto.

Separe as dividas por prioridades. Tipo luz, IPTU, água, plano de saúde. Enfim, cada um tem uma prioridade diferente, você decide qual é a sua.

Vá a cada empresa e renegocie suas dividas. Vocês não vão acreditar os descontos que algumas dão.

Conseguiu descontos bons, mas a grana não dá pra pagar tudo?

Slide5

Primeira coisa a fazer é tentar pagar pequenas dívidas. Sabe aquela do mercadinho da sua rua, ou no salão onde faz as unhas, coisas pequenas, que com um pouco de esforço você consegue pagar.

Agora pode pensar em fazer um Empréstimo no Banco. Mas ai vou me endividar mais?

Depende. Muitas vezes vale a pena fazer uma única divida para quitar todas as outras. Procure vários bancos e veja qual te oferece os menores juros que com certeza é mil vezes menor que o do cartão de crédito e cheque especial. E também as melhores formas de pagamento.

Nada de pegar dinheiro com agiotas, isso pode te dar uma dor cabeça maior que suas dividas.

Faça o cálculo das contas mais importantes, não que todas não sejam, mas algumas realmente podem acabar com sua vida financeira e seu sossego. Só pegue o suficiente para as dividas, nada de pegar a mais para comprar aquele produto que você anda namorando.

IPTU, condomínio e prestações da casa própria se não pagar seu imóvel vai a leilão.

Sabe aquelas dividas com juros abusivos? Negocie o valor, faça sua oferta de como e quanto pagar, e tenta quitar. Pois essas são do tipo, que se continuar parcelando, sempre vai aumentar e mais uma vez não vai conseguir pagar.

Como evitar mais divida.

Nunca, mas NUNCA, paguem o mínimo da parcela do cartão de credito. Essa com certeza é uma das piores dividas que a gente pode ter. Primeiro porque os juros são absurdos, realmente muito altos, e a cada mês que paga o mínimo, sua divida dobra.

Enquanto estiver com o cartão quase no limite, ou devendo muito, não faça mais compras com ele.

Slide4

Evite usar cheque especial se não vai poder repor a grana rapidamente. Os juros também são abusivos e com certeza, se demorar a pagar, vai ficar bem endividado.

Vai sair? deixei seu cartão de crédito em casa. Ele é sempre uma tentação.

Evite ter vários cartões de crédito. Nem que você tenha que picar todos e só ficar com um. Porque né,  se um já é tentação, imagina vários com datas de vencimento diferentes, e sempre tem um que você ainda não estourou seu limite. Por isso, deixe eles bem longe da sua mão rs.

Evite ficar  empurrando contas que venceram, aquelas que nem são tão altas assim, e que com um aperto aqui e ali poderia pagar. E deixar pro mês que vem. Roubada amiga. Mês que vem tem outra que vai vencer e se juntar com essa.

E uma dica simples e a mais importante. Não gaste mais do que ganha, ou o que não tem.

Prioridade é para as dívidas já feitas e não fazer novas.

Beijocas e juízo!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo