Cabelos, Tratamentos capilares

Meu cabelo não recupera com os tratamentos que faço

23 fev 2016 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Meu cabelo não recupera com os tratamentos que faço

Quem nunca se perguntou isso? Alias, no grupo que tenho, todo dia vejo alguém falando isso. Eu trato e uso produtos Tops, faço cronograma, e meu cabelo nada, parece que nunca recupera.

Slide1

O que estou fazendo de errado?

Na verdade muitas coisas podem interferir nos resultados dos tratamentos, veja se você se encaixa em alguma delas, e se sim, corrigir o que anda fazendo de errado.

Descobrir do que seu cabelo precisa.

Não adianta nutrir se ele precisa hidratar, ou hidratar se ele precisa de reconstrução, e por ai vai.
No mínimo o que vai conseguir é um cabelo mais danificado ainda, pois, às vezes, um tratamento errado pode piorar e muito o estado de saúde do seu cabelo.

Como saber do que seu cabelo precisa?
O nosso cabelo sempre mostra o que ele precisa. Se vive com frizz, ou pontas espigadas, com volume estranho, sem volume e por ai vai. Fique atenta! Cada um desses fatores pode indicar um problema.

Vou deixar umas resenhas que vão te ajudar as descobrir as necessidades do seu cabelo.

Hidratação, nutrição, ou reconstrução. Do que seu cabelo precisa?
Tá poroso ou elástico?
Cabelo poroso. Como tratar
Cabelo elástico. Como tratar.

Meu cabelo não recupera com os tratamentos que faço

Descobriu do que ele precisa? Agora é criar um cronograma capilar.

Meninas, nunca usem essas tabelas prontas de cronograma que vivem repassando nas redes sociais. Nem sempre ela é ideal para o seu cabelo. Você até pode usar uma como base, e ir mudando os tratamentos de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Cronograma é individual e precisa ser mudando conforme o cabelo vai se recuperando.

Exagerar nos tratamentos.

Gente, tratar é muito importante, mas tudo tem um limite. Não adianta entupir o fio todos os dias com máscaras, óleos, reconstrução, pois, ao invés de um cabelo bem tratado, terá um cabelo pesado, sem brilho e não tratado. Lembrem-se, tudo que é em excesso é ruim.

Misturar tudo no mesmo tratamento.

Ah meu cabelo precisa de tudo. E ai páh, você faz um coquetel molotofe com H, N, R, óleo vegetal, e tudo mais que achar pela frente rs. Isso ai tem tudo pra não dar certo né miga sua loka!

Cada tratamento tem um jeito de agir, um tempo, um modo de aplicar. Até pode fazer uma hidratação nutritiva, super funciona, mas se fizer cada tratamento separadamente vai ajudar você a descobrir qual funciona melhor no seu cabelo.

Isso vai facilitar nos cuidados e recuperação desse fio.

Slide4

Usar excesso de shampoo com sulfato.

Hum, eis uma coisa que retira tudo que você coloca no seu fio. O shampoo com sulfato é um detergente que serve para remover sujeira e gorduras do fio. Ou seja, remove tudo, a hidratação que você fez, a nutrição, a reconstrução.

Lógico que precisamos limpar os cabelos, e realmente o sulfato ajuda muito nisso. Mas não exagere. Sei que tem muita gente que usa duas vezes shampoo na mesma lavagem, e usa muuuitooo rs.
E depois não quer que seu cabelo fique sempre poroso, espigado e ressecado?

Falei isso AQUI. Você faz uma super umectação e depois lava 3 vezes com shampoo com sulfato pra retirar o óleo do fio. Oi? Como assim? Pra que fez a umectação? Pra nutrir o ralo do seu banheiro?

Slide3

Meu cabelo não recupera com os tratamentos que faço

Entupir seu cabelo de Petrolatos.

Petrolatos são produtos derivados do petróleo que no cabelo não servem pra nada, além de grudar no fio e criar uma capa, que não permite que nenhum outro tratamento penetre nesse fio. Falei sobre isso AQUI.

E só shampoo com sulfato consegue remover de forma eficaz esse produto do cabelo. Parafina, óleo mineral e alguns silicones não são aliados da saúde capilar.

Não precisa jogar tudo que tem esses componentes no lixo, não mesmo. Mas, intercale o uso, evite usar toda semana.

Insistir em um produto que não deu resultado no seu cabelo,  só porque no cabelo da amiga deu certo.

Você vê um produto TOP que uma amiga comprou e deixou o cabelo dela Divo. Ah é esse mesmo que vou comprar. E, quando usa, vem aquela decepção. O cabelo ficou estranho, feio, pesado. Como assim? O dela ficou lindo.

E ai, continua usando, e cada vez o cabelo piora. Para tudo já. Lembre-se que, cada cabelo uma sentença. Cada cabelo tem uma estrutura uma necessidade, nenhum é igual ao outro, e isso que faz o resultado de um produto ser diferente.

Usou. Não deu certo?. Tente descobrir o por que. Analise a composição dele, pesquise para saber qual etapa do tratamento que ele realmente serve. E, talvez nesse momento, não seja o que o seu cabelo precise.

Tratamentos capilares não são eternos.

Todos os cuidados com nossos cabelos, ainda mais os com químicas, tem que ser semanal. Não Adianta fazer a cada 15 dias uma hidratação, isso não vai manter seu cabelo saudável.

Como falei acima, o shampoo com sulfato remove praticamente tudo que colocamos nos fios, por isso a necessidade de pelo menos 2 tratamentos semanais.

Mas também, praia, banho de mar, piscina, secador, chapinha, isso tudo danifica o fio, e se faz com frequência o uso de coisas quentes nesse fio ele precisa de muitos cuidados.

Meu cabelo não recupera com os tratamentos que faço

Trata toda semana, mas todo dia usa chapinha, secador, babyliss.

Meninas, não há tratamento e cabelo que aguente esses maus tratos. Tá ai um tipo que coisa que danifica e muito qualquer cabelo. Gente, cabelo não foi feita para ser frito na chapinha, sua estrutura é delicada e mesmo tratando, o calor desses aparelhos faz evaporar toda umidade e óleo que estiver nele.

Mas eu uso proteção térmica. Ela não faz milagres. Protege até um certo ponto. Não tem jeito, exagerou no uso desses aparelhos. é cabelo mais danificado na certa!

Apresentação1

Escova progressiva.

Ai você faz descoloração e logo em seguida uma progressiva. E acha que aquele brilho que fica e a sedosidade, é sinal que tratou seu cabelo. Sabe de nada inocente. Ela vai blindar esse fio que já tá todo desgramado, e depois de um tempo, vai perceber seu cabelo muito mais danificado.

Dai, taca-lhe cremes, máscaras, tudo que tem de produtos e nada. Ele continua ali, sem vida, feio e destruído. Nada entra nesse fio. Tem jeito não amiga. Vai ter que esperar sair essa química do seu cabelo para recuperar ele.

Progressiva não trata. Alisamento algum trata! E se faz logo em seguida a uma descoloração pior ainda, pois, esse fio vai estar fragilizado, oco, precisando repor massa, umidade, tudo que a descoloração remove do fio para poder deixa-lo loiro.

Fique de olho no que o seu cabelo fala. Quando sentir que ele ficou pesado, ou com frizz, ou mesmo estranho com algum tratamento, talvez ele esteja com excesso disso e é hora de dar outras coisas para o seu fio.

E nunca se esqueça. Uma vez danificado, o fio nunca mais será o mesmo. Cabelo depois que saiu do bulbo (raiz) já é morto, é uma queratina sem vida, ou seja, não passa corrente sanguínea nele, assim, não conseguira levar nutrientes para dentro desse fio.

Tratar ajuda? Sim e muito. Mas, milagres não existem. Até que ponto os tratamentos funcionam? Falei sobre isso AQUI.

Recuperar 100% esse fio não é possível. Uma vez danificada a fibra desse fio sempre será mais frágil do que um cabelo saudável.

E ae meninas. Aonde estão errando? Beijocas.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo