Maquiagem

Como limpar os pincéis de maquiagem sem danificá-los?

30 jan 2016 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Não adianta fazer um super investimento em maquiagens e acessórios de boa qualidade, e você usar, usar e nunca  fazer uma limpeza neles. A manutenção e higiene é fundamental para manter a vida útil de cada um deles. Vocês sabem Como limpar os pincéis de maquiagem sem danificá-los?

Como limpar os pincéis de maquiagem sem danificá-los

No caso dos pincéis, a higiene é muito importante, pois o contato com a pele, o local onde guarda, e restos de cosméticos podem danificar e até mesmo contaminar com bactérias esses objetos.

Mas tudo isso pode ser evitado com uma simples higiene feita em casa.

Os pincéis pode sim ser lavados, mas tem algumas dicas que evitam que sejam danificados ao fazer isso.

Como limpar os pincéis de maquiagem 

Pincel de cerdas naturais: esses precisam de um maior cuidado, pois são frágeis como o nosso cabelo. Devem ser lavados com sabonetes bactericidas ou shampoo neutro infantil e o ideal é finalizar com um condicionador sem muitas funções, o infantil é o mais indicado.

Slide2

Pincel de cerda sintéticas: Tudo começa da mesma maneira que o de cerdas naturais, mas poderá usar outros produtos, eu gosto de usar Shampoo Johnson, aquele amarelinho, com água morna. Esse pincel não precisa ser finalizado com condicionador.

Como lavar: Dissolva uma colher de sobremesa de sabonete bactericida ou shampoo, em uma xícara de água que pode ser morna. Misture bem. Molhe o pincel na mistura evitando o cabo.

Pode deixar o pincel sintético de molho uns 10 minutos, o de cerdas naturais deve evitar.

Slide3

Suavemente faça movimentos de vai e vem com as cerdas na palma da mão, enxague e repita o processo até a espuma sair limpinha. Finalize com condicionador (o de cerdas naturais apenas), coloque um pouco (gente é bem pouco ok?) na mão e espalhe no pincel. Enxague com água.

Como secar?

Primeiro bata o pincel na mão para retira o excesso de água.

Eu gosto de apertar com papel toalha, isso remove bem a umidade. Após isso deixe eles secando no papel ou uma tolha. Depois ajeite as cerdas.

A melhor posição é levemente inclinado, para evitar que escorra água para dentro do cabo. O tempo de secagem varia pra cada tipo de pincel. O natural demora mais.

Slide4

O que nunca fazer! 

Como limpar os pincéis de maquiagem sem danificá-los

  • Não molhe o cabo do pincel, isso poderá danificá-lo.
  • Nunca secar com secador quente e nem ao sol. Isso resseca as fibras do pincel e ela vai acabar esfarelando com o tempo.
  • Exceções à regra: até pode deixar alguns minutos no sol não muito quente, aquele da manhã, e depois terminar de secar a sombra. No caso do secador, até pode usar para ajudar a secar mais rápido, mas sempre na temperatura fria, e cuidado para não descabelar seu pincel com o vento.
  • Nunca deixar secando com as cerdas viradas pra cima.
  • Guardar ele úmido. Se fizer isso, com certeza, vai ter uma grande família de bactérias nele.
  • Não molhe a parte metálica que prende as cerdas. Ali contém cola, e se molhar seu pincel vai ficar careca rs, pois as cerdas vão começar a cair.
  • Na hora de lavar nunca esfregue o pincel com força. Com certeza vai deformar as cerdas.

Slide5

Como limpar os pincéis de maquiagem sem danificá-los

Dica extra!

Pincel usado para passar batom. Esses são bem mais difíceis de limpar, pois o batom tem uma gordura que gruda mais. Nesse caso, antes de lavar, passe removedor de maquiagem que pode ser a de rosto ou de olhos. Deixe assim por uns 10 minutos, e depois lave como ensinei acima.

Após a limpeza dos pinceis, borrife álcool 70°, isso vai eliminar 99% de qualquer bactéria que tenha ficado nele.

Guarde sempre seus pinceis em maletas de maquiagem e naquelas capinhas próprias, esse é o lugar ideal. Quando eles ficam expostos podem juntar poeira e umidade além de bactérias ainda mais se guardar eles no seu banheiro.

Slide6

A limpeza deve ser feita conforme o tanto que você usa esses pinceis. Eu uso para passar base e outros para o pó. Os que uso para base sujam muito e gosto de lavar a cada 15 dias sendo que só uso eles mais no fim de semana, já os outros uma vez ao mês é o suficiente.

Se voce usa todos os dias seus pincéis, a limpeza deve ser feita toda semana.

Dica: agora que já sabem Como limpar os pincéis de maquiagem sem danificá-los o ideal é usar e limpar se possivel, ainda mais se tiver uma pele com espinhas e acne, pois os pruridos podem contaminar os pincéis, e voltar a contaminar sua pele.

Mas ninguém consegue lavar todos os dias e isso com certeza acabaria com seus acessórios, mas um lencinho removedor de maquiagem faz muito bem essa limpeza a cada uso, lógico, não é uma super higienização, mas já ajuda e muito.

Meninas não tenham preguiça de fazer essa higienização, tirem um dia para fazer isso. E tem mais. Evitem usar pincéis de outras pessoas, pois pode sim se contaminar tanto com bactérias ou até mesmo algum problema de pele que a pessoa tenha. Falei sobre isso AQUI.  

Mais dicas sobre maquiagem:

Maquiagem falsificada. Fuja que é roubada.

Como recuperar maquiagem quebrada.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo