Cabelos, Cabelos loiros, Tratamentos capilares

Cabelo poroso Como identificar e tratar

28 set 2015 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Cabelo poroso Como identificar e tratar

Quem nunca ouviu esse termo. Nossa meu cabelo tá poroso! Mas vocês sabem como identificar e tratar esse problema? Nada melhor que entender o que nosso cabelo está dizendo para saber como trata-lo né?

Porosidade: é a capacidade de um cabelo absorver e manter a umidade no fio.

Cabelo poroso Como identificar e tratar

Cabelo poroso. Como identificar e tratar

O que é um cabelo poroso?

Bom tem 3 tipos de porosidade:
Baixa: é quando as escamas estão muito fechadas e nada penetra nesse fio.

Normal: cutículas nem muito fechadas nem muito abertas.

Alta: é quando as cutículas do fio estão muito abertas, quebradas ou desalinhadas devido a químicas ou a falta de tratamentos. Esse com porosidade alta perde facilmente umidade e nutrientes. Se a cutícula está permanentemente aberta nada que você colocar nesse fio vai permanecer por muito tempo.

Como eu sei que meu cabelo está poroso?

Porosidade baixa: um cabelo com muito brilho, sedoso, mas sabe aquele cabelo que não descolore fácil e nem a tinta pega também? Provavelmente essa cutícula está fechada demais.

Porosidade alta: é bem mais fácil identificar. Cabelo com muito volume. Sabe quando você lava e parece que o cabelo vira um fuá? Fica estranho e com um volume esquisito. Fica com muito nós.

Outro detalhe do cabelo com alta porosidade é: frizz, aquele efeito arrepiado, isso é bem comum em cabelo poroso. Falta de brilho, pesado, sem vida. Também é um cabelo que se tiver tinta desbota mais rápido.

Slide1

Repare que em dias muitos úmidos o cabelo às vezes do nada parece ficar elástico. É que nesses dias o cabelo poroso absorve muita umidade do ar tornando frágil e quebradiço.

Cabelo poroso Como identificar e tratar

TESTE DE POROSIDADE

Pegue um fio do seu cabelo limpo e coloque num recipiente com água. Observe por 3 minutos..

Se o fio boiar é sinal que está com porosidade baixa, ou seja, a cutícula fechada não absorve água.

Se ficar no meio é sinal que está com a porosidade normal.

Se afundar rapidamente está com alta porosidade. Ou seja, a cutícula aberta absorve toda a água rapidamente, mas ela se perde rapidamente também.

Se depois de um bom tempo, tipo uns 15 a 20 minutos,  ai sim ele começar a afundar, é sinal que a porosidade do seu cabelo está normal.

poroso

Outro teste que gosto muito. Segure a ponta do fio com dois dedos e deslize para cima em direção a raiz. Se ele estiver com alta porosidade vai sentir esse fio áspero e o dedo não desliza facilmente.

Baixa porosidade!

Cutícula muito fechada: basta hidratar pelo menos 1 vez na semana e nutrir. Evite usar produtos com pH muito baixo, pois isso sela ainda mais a cutícula do fio. Evite também finalizar com vinagre. Na verdade, baixa porosidade não é ruim, mas o ideal é uma cutícula nem muito fechada nem muito aberta.

Média porosidade! Cabelo normal.

Aquele caso em que o fio nem afunda e nem boia, fica ali no meio. Porosidade normal. Nesse caso uma boa nutrição será bem vinda.

Slide3

Alta porosidade como tratar

Primeira coisa. Esqueça chapinha, secador, babyliss, tudo que for quente, água quente, por que isso vai ressecar ainda mais esse cabelo e remover o restinho de umidade que tiver nele. A menos que queira um cabelo tipo “palha de milho” continue usando isso tudo.

Shampoo: prefira os suaves, hidratantes e sem sulfato.

Logo após o shampoo você vai selar esse fio. Isso mesmo que leu. Em caso de cutículas muito abertas a selagem vai funcionar como um primer, preenchendo um pouco dos espaços danificados desse fio, e com isso a queratina, ou reposição de massa vai penetrar melhor nesse fio.

Mesmo antes de uma hidratação, apenas nesse caso de porosidade alta, lava, sela e hidrata.  Pode usar condicionador com vinagre de maçã.

Comece repondo massa. Pelo menos uma vez na semana. Não necessariamente com queratina, mas com produtos que contenham aminoácidos e proteínas. O que isso vai fazer? Repor as fibras daqueles buracos que existem na cutícula do fio que provavelmente foi perdida por químicas. Eu gosto muito do Amend Repair e da linha Natural Balancer Reposição de massa.

Faça pelo menos 2 hidratações na semana e uma boa nutrição. Umectação com óleo de coco também ajuda muito. Abusem de produtos com ceramidas, arginina e proteína do trigo, pois elas são atraídas para essas áreas mais danificadas dessas cutículas, fixando-se e alinhando-as por mais tempo. mantenha essa rotina até sentir uma melhora.

Cabelo poroso Como identificar e tratar

Tente criar uma rotina de cuidados que no começo será um pouco mais rigorosa, mas conforme for melhorando esse cabelo pode diminuir a quantidade de cuidados. Mas nunca parar heim.

Eu gosto muito de batizar minhas máscaras com Bepantol e Glicerina para as hidratações e nas nutrições batizo as máscaras com óleo de coco, rícino, azeite, ou outro óleo vegetal.

Slide5

Já nos outros casos de pouca porosidade pode duas vezes na semana finalizar a lavagem com condicionador misturado com vinagre de maçã. Falei sobre isso AQUI.

Nesse caso os leave in são de suma importância. Prefira os que não contêm Petrolatos (óleo mineral, parafina liquida). Eles vão dar uma ajudinha a manter o tratamento nesse fio por mais tempo.

Slide4

Tem um produto que eu acho o melhor para esses casos, o K.Pro Ph Blanacer Acidificante (Falei dele aqui). Se puder investir vale muito a pena comprar, ou, o vinagre mesmo que também não deixa nada a desejar.

É isso ai meninas. Mãos a obra e vamos recuperar esse cabelo já!

Lembrem-se que um cabelo com porosidade alta tem uma grande chance de ter um corte químico se for descolorir e alisar. Então fiquem ligadas no que seu cabelo está dizendo. Beijocas

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo