Cabelos, Cabelos loiros, Dica do dia, Low, No Poo e Co Wash

Como identificar Petrolatos e Sulfatos nos produtos

06 jul 2015 • por Marcia Sales • 2 Comentários

Como identificar Petrolatos e Sulfatos nos produtos

Pois é, cada dia que passa a mulherada está mais exigente quando o assunto é produtos de cabelo.
Aprendemos que parafina, óleo mineral, silicones, parabenos não tratam cabelo, pelo contrario, eles ajudam a danificar, uns mais outros menos, é o caso do silicone, falei sobre ele aqui. Já os Petrolatos não tem salvação falei sobre eles aqui.

Como identificar Petrolatos e Sulfatos nos produtos?

Mas como identificar isso na composição? Por que em 90% dos produtos isso vem escrito em Inglês e todos esses componentes tem variantes nos nomes, e se a gente não prestar atenção passam despercebidos.

Com identificar Petrolatos? Parafina líquida, óleo mineral e silicones.

Slide1

 

Silicones não solúveis. Reparem tudo tem final ONE e ANE.

Slide3

Como identificar Sulfatos encontrados nos shampoos.

Esse sim tem vários nomes, mas a palavra Sodium está presente em todos.

Slide2

 

Os parabenos entram nessa lista não por fazer mal aos cabelos e sim, mas nada 100% comprovado que, alguns, são altamente cancerígenos, e se usados acima do permitido nos produtos “podem” causar danos à saúde. São conservantes não naturais usados em quase todos os produtos.

Como identificar Parabenos mais comuns em cosméticos.

Slide5

Mitos e verdades sobre o uso desses componentes.

Bom, isso tudo faz mal ao cabelo? Na verdade nem é mal, no caso do Petrolato com uso continuo impede que outros tratamentos penetrem nesse fio, e uma hora o cabelo vai ficar pesado, feio, sem brilho e sem vida.

Já os shampoos com sulfatos agridem o fio, pois retiram tanto os tratamentos, como matização, coloração e a proteção desse fio. Meu cabelo resseca demais até com shampoo hidratante. Por isso duas vezes na semana lavo apenas com condicionador isso chama Co wash falei sobre essa técnica aqui.

Os silicones mesmo o não solúvel são protetores térmicos e maravilhosos para combater o frizz, mas também se usado demais grudam no fio deixando ele impenetrável.

Então é hora do shampoo anti resíduos ou de limpeza profunda. Pois é, esses sim detonam o cabelo descolorido e com químicas, aliás, cabelo com progressiva não pode usar viu? Eles arreganham as cutículas, cutículas essas que já estão abertas devido à química, ou seja, fios mais frágeis ainda.

Usar ou não usar? Ai vai de cada uma. Vale a pena usar petrolatos e se jogar no shampoo de limpeza profunda a cada 15 dias? Seu cabelo vai te dar essa resposta. Afinal, cada cabelo é de um jeito e vai reagir de maneiras diferentes.

Vale a pena testar, prestar atenção como seu cabelo fica melhor. Eu ainda uso alguns produtos com parafina, e meu cabelo aceita super bem o shampoo de limpeza profunda a cada 15 dias. Parece que ele revigora quando tiro esses produtos acumulados do fio. Mas também preciso fazer uma super hidratação por que resseca demais o cabelo.

Acho que já sabem  Como identificar Petrolatos e Sulfatos nos produtos

Vai ficar mais fácil fazer o Low poo né?

Li em algum lugar falando que mesmo usando Petrolatos “uma hora ela sai, afinal nada gruda no fio para sempre. Se você usar sempre e sempre ele nunca vai sair, e sim vai pesar esse fio.

Mas como disse, tudo vai de cada cabelo, e ó, nem todos os produtos que contém Petrolatos na composição vão pesar seu cabelo, às vezes é tão pouca a quantidade que nem tem esse poder. Então se deu certo e acha que não está fazendo mal ao fio use, nem seu cabelo vai cair nem você vai morrer por isso rs.

Então fica a dica! Quem sabe do seu cabelo é você! Tem dicas boas por ai? Tem e muitas. Mas cada cabelo uma sentença!

Lista de produtos sem Petrolatos!

Meninas… Achei esse documento no Google super completo com uma Lista de produtos sem Petrolatos. Clique aqui!

Beijocas sem Petrolatos rs.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

 
2 Comentários
  1. KArina   ///   11/08/2022 - 05H34

    Obrigada pela matéria.
    Poderia me enviar a lista com os produtos sem petrolato. Tentei acessar mas uma mensagem diz que o conteúdo viola as políticas públicas do google

Posts Anterior
Próximo Post
Topo