Cabelos, Saúde, Tratamentos capilares

Vitaminas no shampoo fazem o cabelo crescer? Mito ou verdade?

05 jun 2015 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Todo dia vejo meninas falando desse tal shampoo bomba, onde se acrescenta vitaminas nele e conforme vai usando “dizem” que faz o cabelo crescer e ficar mais forte. Mito ou verdade? Shampoo bomba funciona? Vitaminas no shampoo fazem o cabelo crescer? 

Primeiro vamos saber o que andam colocando no shampoo.
Para fazer esse tal shampoo Bomba precisa de 3 ingredientes: Monovin A, Bepantol e shampoo sem sal.

Vitaminas no shampoo fazem o cabelo crescer

Monovin A: nada mais é que vitamina A muito concentrada usada para animais. Usam muito em cavalos, injetando a vitamina para crescer a crina. Ela é altamente oleosa.
Seu uso nos cabelos não é indicado, pois ela não se fixa no fio, saindo facilmente com uma lavagem.
Bepantol: acho que todas conhecem, a base de Vitamina B5 é altamente hidratante. Muito usado em hidratações capilares (eu amo). Falei dele aqui.
Shampoo sem sal: tem que ser esse, pois o sal oxida a vitamina A.

Vitaminas no shampoo fazem o cabelo crescer

Qual o perigo de usar essa mistura?

Quanto ao shampoo sem sal nenhum risco.

Já o excesso da Vitamina A pode causar queda do cabelo, pois ela é altamente oleosa e com o tempo pode levar tanto a queda como a quebra desse fio. Essa mistura deixa o cabelo super oleoso, e para quem já tem esse problema, isso piora e muito, e no fim a pessoa acaba tendo que lavar de novo esse cabelo com shampoo comum, e pronto, lá se foi a tal vitamina ralo abaixo.

O Bepantol se usado de vez em quando não há mal nenhum, ele apenas vai hidratar seu cabelo, e em nada afeta o crescimento, pois essa não é a função da Vitamina B5.

Slide3

Muita gente afirma que deu certo. Eu já vi várias resenhas afirmando isso, mas é algo que não tem comprovação científica nenhuma. E outra, cabelo cresce o que tem de crescer, sua genética, sua saúde e sua alimentação que vai ditar essa regra.

Tem mais, quanto tempo você fica com o shampoo no cabelo? Pouco né? E na verdade não é nos fios que teria que passar a vitamina e sim ingeri-la. Então, não tem muita lógica algo que fica pouco tempo no fio agir no crescimento de um cabelo. Já se passado no couro cabeludo pode sim ajudar a nutrir um pouco mais esses fios, pois o couro cabeludo pode “até” absorver um pouco dessa vitamina. Mas mesmo assim não faz milagre!

Também já vi muitos relatos de pessoas que usaram, que depois que pararam de usar o shampoo bomba o cabelo começou a cair. Na verdade essa queda é causada pela oleosidade no couro cabeludo devido ao uso excessivo do Monovin A. Que pode além de causar problemas de pele, alergias, caspas e obstrução do bulbo.

Eu particularmente não acredito nessa mistura, pois o que faz o cabelo crescer são as vitaminas ingeridas, que vão alimentar o bulbo capilar de dentro pra fora. A sua genética também influencia e muito nesse crescimento. Saúde e algumas doenças podem fazer seu cabelo parar de crescer e basta tratar o problema que volta tudo ao normal.

Slide1

Vitaminas no shampoo fazem o cabelo crescer. É mito!

Um cabelo pode crescer no máximo de 1 a 1cm e meio ao mês podendo ser um pouquinho menos ou mais. Mas dizer que com esse shampoo o cabelo cresceu 4 cm em 1 mês? Ah vá, me poupe né.

Quer um cabelo crescendo, lindo e saudável? Se alimente bem, afinal, a nutrição capilar vem de dentro para fora, e não vice versa, e não faça química nenhuma (ai complica rsrs), com certeza terá um cabelo maravilhoso.

Usar ou não vai de cada uma, eu não me arrisco nem para testar, pois já vi mais problemas com o uso dessa mistura do que benefícios e Médicos afirmam que além de não fazer efeito pode danificar o cabelo. Esse é um assunto bem polêmico viu. É mais ou menos como colocar anticoncepcional no shampoo, isso é mito, não tem efeito nenhum, talvez no máximo que vai conseguir é evitar que seu cabelo engravide rsrsrs.

Slide4

Mas antes de ficar passando essas misturas mirabolantes, procure um médico para descobrir se  o pouco crescimento do seu cabelo não está sendo causado por falta de vitaminas no organismo ou alguma doença.

Repetindo: Vitaminas no shampoo fazem o cabelo crescer, é mito!

E vocês meninas, usam? Usariam? Já usaram e tiveram problemas? Contem-me tudo.
Beijocas

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo