Cabelos, Hidratação, Nutrição capilar, Tratamentos capilares

Cronograma Capilar igual para todos tipos cabelos. Funciona?

12 jun 2015 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Hidratar, nutrir e reconstruir é a base do Cronograma Capilar, aquela da tabelinha que já vem pronta e todas repassam em vários grupos nas redes sociais que nada mais é que uma rotina de cuidados para o cabelo.

Vejo muita gente usando a mesma tabela, mesmo com problemas diferentes no cabelo, e, por isso acho nada funcional esse tipo de cronograma.

Cronograma Capilar. Um para cada cabelo!

Para que serve e quando fazer? Bora tirar essas duvida?

Cronograma Capilar

Cronograma Capilar igual para todos tipos de cabelo. Funciona?

Hidratação: o nome já diz tudo, hidro, água, ou seja, levar água para dentro desse fio.

Quando fazer?
Quando o cabelo estiver ressecado, sem brilho e meio fuá. Sabe quando fica armado? Parece que perdeu o peso? Ele precisa de água!

Como fazer: procure por máscaras que contenham Pantenol ( por isso usamos Bepantol), açúcares, silicones ( os permitidos, falei sobre isso aqui), vitaminas, frutas, babosa e Glicerina (essa é minha paixão não tem coisa melhor para levar água para dentro do fio, falei dela aqui e aqui).

Slide1

A hidratação pode ser feita duas vezes na semana, mesmo em cabelos não tão ressecados. Eu faço duas vezes meu cabelo ama hidratação.

Resultados: cabelos sedosos, soltinhos, mais pesados, alinhados e o fio parece que fica molinho.

Como cada uma das etapas do cronograma agem no fio?

Nutrição: é o alimento do cabelo, é quem vai levar nutrientes e vitaminas a esse fio. Ou seja, repõe a gordura das fibras do fio que é perdida na descoloração e na escova progressiva criando novamente essa camada protetora dos fios.

Quando meu cabelo precisa de nutrição?

A melhor hora de fazer uma nutrição é logo após uma hidratação, pois como falei acima ela ajuda a manter a umidade no fio por muito mais tempo.

Quando o cabelo estiver poroso, ou seja, ressecado, áspero, sem movimento, ou quando estiver com muito frizz, sem peso e opaco.

Como fazer:   nada melhor que os óleos vegetais mas lembre-se: nunca use mineral. Pode aplicar puro na forma de umectação ou misturado em máscaras de nutrição.

Ou, simplesmente usar máscaras nutritivas, mas vai uma dica, se batizar com algum óleo fica bem mais potente. Sempre que usar óleos deixe no cabelo por no mínimo 2 horas. Dica de uma super nutrição aqui!

Slide3

Pode fazer uma vez na semana de preferência após hidratação, mas não é no mesmo dia e sim na mesma semana, pelo menos 48 horas após a hidratação.

Resultados: reduz volume, diminui o frizz, doa brilho, maciez, ajuda a manter a hidratação por mais tempo, pois sela as cutículas.

Reconstrução capilar: a reconstrução nada mais é que a reposição de proteínas principalmente em cabelos descoloridos esses são os que mais precisam dela.

Pode ser feita com produtos a base de queratina que regenera esse fio danificado, deixando ele mais resistente ou produtos que repõem massa capilar mas sem queratina.

Quando fazer reconstrução capilar?

Quando o cabelo afinou ou ficou elástico após uma descoloração. Quem usa muita chapinha ou escova e quem faz progressivas também precisam repor essa fibra do cabelo.

Como fazer: procure por máscaras que contenham queratina, creatina, cistina, colágeno, aminoácidos e outras proteínas. Ou, se o caso for grave pode usar queratina líquida, use de acordo da indicação do fabricante.

A reconstrução pode ser feita a cada 15 dias em um cabelo danificado nível médio, ou se o caso for de corte químico uma vez na semana até o cabelo encorpar, mas nesse caso intercale a queratina liquida com as máscaras, pois excesso de queratina pode ter um efeito contrário no fio, falei sobre isso aqui.

Já em um cabelo sem químicas ou que não esteja danificado também pode ser feita essa reposição de proteína pois o sol, vento, poluição também danifica o fio. Mas, ai pode fazer uma vez ao mês ou até a cada dois meses.

Slide4

Crie seu próprio Cronograma Capilar!

Eu por exemplo raramente uso queratina pois meu cabelo fica duro demais, ou seja, ele não precisa dela, mas faço reposição de massa com aminoácidos gosto de usar o Glicopan falei dele aqui e um Kit de Reposição de massa da Natural Balance falei aqui.  Faço isso uma vez ao mês.

Esses 3 tratamentos são a base do CC (Cronograma Capilar), mas eu particularmente sou contra essas tabelas prontas que muita gente segue pois cada cabelo precisa de uma coisa.

Caso o cabelo esteja elástico é um tratamento, se estiver poroso é outro, cada cabelo tem uma deficiência, nem todos passaram pelas mesma químicas, ou seja, cada uma tem que criar seu próprio cronograma.

O CC mais comum é: 2 hidratações semanais e uma Nutrição. E na terceira semana uma hidratação e uma reconstrução e na ultima semana de novo 2 hidratações e uma nutrição.

Na verdade é quase o que eu faço no meu cabelo, mas as vezes mudo de acordo com o que ele pede.

Pois é meninas, o ideal é perceber do que seu cabelo está precisando naquele dia, e não fique bitolada com essas tabelas, o cabelo nunca tá igual toda semana, tudo influencia se ele vai estar bonzinho ou rebelde.

Beijocas.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo