Cabelos, Low, No Poo e Co Wash, Saúde

Silicones. Usar ou não usar nos cabelos?

11 maio 2015 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Silicones. Usar ou não usar nos cabelos?

Muita gente adora usar silicones como finalizadores ou reparadores de pontas. Mas, será que eles tratam o fio ou fazem mal? Pois bem, bora saber se vale a pena usar ou não Silicones nos nossos cabelos?

O que é Silicone?

O silicone é um composto semi-orgânico porque não é feito só de carbono, mas também de silício e de oxigênio. Ele é inerte, ou seja, não reage com outros compostos espontaneamente, possui resistência ao calor, aguentando de -40°C a 316°C.

Porque o silicone é tão usado em produtos cosméticos?

O Silicone é flexível o que o ajuda a se espalhar de maneira uniforme pela superfície do cabelo. Por isso é muito usado como base de finalizadores e reparadores de pontas.

Silicones. Usar ou não usar nos cabelos?

O lado ruim do Silicone.

Existem dois tipos de Silicones, os solúveis e não solúveis. O lado ruim está no Não solúvel.

Isso porque ele gruda no fio formando uma película que ao longo do tempo de uso vai se acumulando e acaba pesando esse fio e não permitindo que outros produtos penetrem nele. Ele até pode ser removido com shampoos comuns e até sem sulfato, mas se usar diariamente como muita gente faz, terá que usar um produto com um poder maior de limpeza para remover totalmente. Ele não trata o fio e nem nutre.

Silicones do mal e os mais usados nos produtos!
Amodimethicone, Cethearyl Methicone, Cetyl Dimethicone, Cyclometicone, Cyclopentasiloxane, Dimethicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Trimethylsilylamodimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Phenyl Trimethicone, Dimethylpolysiloxane,Bis-Aminopropyl Dimethicone

O lado bom.

Ele é um importante e poderoso protetor térmico, que mesmo com calor impede a perda de umidade desse fio. Deixa o cabelo mais fácil de pentear, escovar e pranchar evitando atritos que podem causar a quebra. Diminui o frizz e deixa os fios alinhados e com brilho.

Slide6

Na verdade são menos prejudiciais que os Petrolatos pois nem todo silicone é malvado e como falei acima pelo menos o silicone tem uma função útil aos cabelos o Petrolato não. Os solúveis não fazem mal, mas raramente eles vêm sozinhos na composição de produtos para cabelo, sempre tem um não solúvel pra acabar com nossa alegria.

Silicones. Usar ou não usar nos cabelos?

Lista de Silicones do bem:
Copolyol Dimethicone, Lauril Copolyol Methicone; Proteína hidrolisada do trigo (Hydroxypropyl Polisiloxano)

E agora? Uso ou não silicone? Jogo tudo que tem silicone no lixo! Não é por ai. Cada cabelo uma sentença, eu uso de vez em quando tanto silicones como produtos com Petrolatos, tem coisa que a gente não consegue abandonar né?

Mas ó, há uns 5 anos atrás eu nunca pensei nem em Silicone e nem Petrolatos, usava de tudo e coisas bem fuleiras e meu cabelo era bonito e saudável.

    Dica extra! Para não ficar louca com esses nomes gravem isso.

Tudo que tiver final ONE é ruim (é silcone não solúvel), mas se antes ou depois tiver a palavra PEG pode usar. Exemplo: PEG-3 Dimethicone, Dimethicone PEG/PPG-20/23 Benzoate, Dimethicone PEG-8 Phosphate.

 

Slide4

Mas, se dá para melhorar porque não né? Acho que tudo na vida com moderação não faz mal. Se não abre mão do Silicone pelo menos use da maneira correta sempre antes da escova e chapinha. Após a chapinha prefira finalizadores a base de óleos vegetais, seu cabelo agradece!

E para evitar o acumulo e que esse silicone impeça que seus tratamentos penetrem nesse fio, a cada 15 dias faça uma limpeza profunda nesse cabelo e dê aquela hidratada.

E ae meninas, o que vocês decidiram? Silicones. Usar ou não usar nos cabelos?

Fica a dica! Beijocas. boca rosa

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo