Projeto Xô Gordurinhas, Receita Fit, Saúde

Receitas práticas e deliciosas com Tapioca!

06 fev 2015 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Depois de falar de todos os benefícios da Tapioca na alimentação aqui nesse Post (Tudo sobre a Tapioca), agora vem a parte mais gostosa. Receitas práticas e deliciosas com Tapioca!

Modo de fazer: a base é sempre igual.
Como gosto da massa bem fininha separo as 60g (4 colheres de sopa não muito cheia) que é a permitida na minha dieta, e espalho a massa  peneirando novamente na frigideira fria. Tente deixar ela toda por igual.

Slide6

Ligo o fogo baixo e quando ela soltar do fundo eu desligo o fogo, leva uns dois minutos. Eu não vejo necessidade de virar a tapioca. Coloco o recheio, e deixo aquecer mais uns 2 minutos. Tá pronta! É só dobrar e comer. Fala sério né… Mais fácil que isso não tem.

Dica 1: usem frigideiras de teflon, não coloquem nada nela na hora da fazer, e precisa estar bem sequinha.
Dica 2: tem que comer na hora que faz, se deixar esfriar ela vira uma borracha.

Minhas receitas preferidas.

Panquioca 1 porção individual. Mas rende duas panquecas, basta dividir  a massa em duas porções, fica bem fininha e levinha.

Slide2

Vai precisar de: 2 colheres de sopa tapioca (peneirada) 1 ovo, uma pitada de sal e orégano, 1 colher de molho de tomate (opcional), e umas 3 colheres de sopa de leite.

Como fazer: Bata tudo até ficar bem misturado, pode usar um mixer. Nesse caso unte a frigideira com um fio de azeite. Deixe aquecer um pouquinho e joge a massa. Deixe o fogo baixo. Desgrudou, vire a massa com cuidado, ela fica super delicada. Coloque o recheio, e deixe mais uns 2 a 3 minutos no fogo até dourar a massa.  Coloque num prato enrole que nem uma panqueca.

Slide3

O molho que falei acima é para dar uma cor na massa, uso molho de tomate caseiro (tomates batidos com azeite e manjericão), mas pode ser até catchup, ou páprica ou colorau, mas acho que o molho dá um sabor extra na massa.

A outra receita é bem parecida, mas chamo de Crepioca a massa é mais grossa e durinha.

Vai precisar de:  rende 1 porção bem grande. 2 ovos, 3 colheres de tapioca já hidratada e peneirada, sal, orégano.

Slide1

O modo de fazer é o mesmo da panqueca. Bata tudo até ficar bem homogêneo. Unte a frigideira, aqueça um pouco  jogue toda a massa. Deixe cozinhar em fogo baixo.

Assim que soltar da frigideira ou perceber que embaixo está bem douradinha, vire a massa. Antes de voltar pro fogo coloque o recheio. Essa eu fiz com um pouquinho do molho de tomate,frango desfiado, creme de ricota light e rúcula.

Volte a massa para o fogo apenas para dourar a parte de baixo, gente, é muito rapido, um minuto mais tá pronta! Essa fica bem encorpada, e  muito fofinha. Ai é só dobrar a massa e pronto.

Dica extra: nos dias de gordice, faço com mussarela, presunto e azeitonas. E na hora que for virar a massa, polvilho queijo ralado nela. Ele gruda e dá um dourado lindo e o sabor fica divino!

Pizzaioca:  esse é a mais gostosa rs.

kk

Vai precisar de: 60g de tapioca pronta para o uso e recheio a gosto.

A quantidade vocês podem aumentar se forem fazer em uma frigideira maior, a massa tem que ficar mais grossinha do que quando faz a tapioca comum.

Como faço: Uso uma frigideira pequena, coloco a tapioca bem espalhada, aqueço até desgrudar. Essas 60g nessa frigideira fica bem grossinha a massa.

Retiro do fogo e recheio. A base é sempre um molho de tomate natural de preferência, ou se gostar e se não estiver de dieta pode usar até catchup. Leve de volta ao fogo até derreter o queijo  e a tapioca fica mais moreninha. Fica uma mini pizza.

Recheios que mais gosto!

Geralmente faço uma camada de requeijão light, frango desfiado, rodelas de tomate, azeite, manjericão ou rúcula e orégano. De fim de semana, quando libero as gordices, gosto de cobrir o frango com mussarela. Fica tudo debom.

Slide5

Marguerita: molho, mussarela, manjericão, rodelas de tomate e queijo ralado por cima.

Atum cremoso: molho, requeijão, atum, cebolas em rodelas bem fininhas (deixo elas de molho na água gelada e açúcar pra tirar o ardidinho).

Tomate cereja e azeitonas: molho, mussarela, muitos tomatinhos cerejas cortado ao meio e azeitonas. Gente essa fica divina!

Tem a pizza do marido que é beeeeem calórica:

Calabresa com bacon: molho, mussarela, calabresa e bacon bem fritinho  (deixo eles enxugando a gordura no papel, fica super sequinho) tomatinhos e azeitonas.  Ele como umas 4 dessas rs.

Dica: coloco orégano em todas e azeite também.

O bom é que você evita a farinha branca que é a base das pizzas e da panqueca. Com isso você diminui algumas calorias da sua refeição. Já tá valendo né? E não abrimos mãos de comer pizza no fim de semana e nem ficamos com tanta culpa depois rs

E vocês meninas. Qual a receita que mais gostam com a Tapioca? Tenho outras que logo logo passo para vocês.

Beijiocas kkkk

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo