Cabelos, Tratamentos capilares

Shampoo sem sulfato! Quais os benefícios para o eu cabelo?

01 out 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Tanto se fala hoje em dia sobre usar shampoo sem sulfato. Mas, realmente faz diferença? Melhora a saúde do cabelo? Vale a pena trocar pelo shampoo comum?

Slide1

Vamos começar pelo básico. O que é o Sulfato?

Os sulfatos são ingredientes sintéticos baseados no enxofre derivado de petrolatos, que tem função de diminuir a tensão superficial da água para facilitar que o produto seja espalhado.

Em uma linguagem mais simples, é um detergente muito potente, com alto poder desengordurante, muito usado em cosméticos.  Ele é quem faz a tal espuminha que muitas amam e acham que é o que realmente limpa o cabelo. Mas será?

Ação do sulfato nos cabelos: eles tiram a gordura e tudo mais que ver pela frente. Hidratação, nutrição e em cabelo descoloridos ou pintados, levam a cor e o efeito da matização.

Sabe quando cai shampoo no olho e arde horrores? Adivinha quem faz isso? Além de que os compostos com sulfato danificam a estrutura celular e deixam o cabelo quebradiço e ressecado e podem causar irritações na pele.

Slide2

Mas se é o sulfato que limpa, os sem sulfato limpam também?

Sim eles limpam bem. Porém, se você usa muita coisa com óleo mineral (parafina e silicones) uma hora seu cabelo vai pesar, e ai vai ter que usar um shampoo com sulfato, ou até mesmo um de limpeza profunda.
Acho que funciona assim. Nada com exageros e paranoias. Pode usar os dois.  Eu uso mais o sem sulfato, mas a cada 15 dias uso o convencional, por que as vezes sinto meu cabelo pesado e parece que os tratamentos não estão funcionando sabe?

E nessas horas um shampoo com mais poder de limpeza faz toda diferença. Quando uso com sulfato, aproveito para fazer uma boa hidratação, já que o fio está livre de produtos que impediam a entrada deles no fio.

Shampoo sem sulfato! Quais os benefícios para o eu cabelo?

Primeiramente e o mais importante é que eles não agridem as fibras, não ressecam, diminuem o frizz, deixam o cabelo limpo e solto. São perfeitos para cabelos crespos e finos. Em cabelos com químicas ajuda a mantê-la por mais tempo.

Como disse acima, não desbota a coloração e aumenta a durabilidade das matizações. Evita também porosidade, a quebra dos fios e casos de alergias no couro cabeludo.

Slide3

Minha experiência com shampoo sem sulfato.

Tem mais ou menos uns 4 meses que venho usando esse shampoo. Eu já era adepta a técnica no low poo e no poo ( usar pouco ou nenhum shampoo para lavar) mas o cabelo as vezes pesava um pouco. Então como meu cabelo é bem ressecado até na raiz, e shampoo comum sempre deixava ele mais seco ainda e quando secava ficava com muito frizz e armado, resolvi testar o sem sulfato.

Estou usando da Phytoervas que tem uma linha para todos os tipos de cabelo, de shampoo sem o sulfato. Eu estou usando o de Coco e Algodão  Hidratação Intensa. Ele é super cremoso, tem um cheiro delicioso e deixa meu cabelo limpo e hidratado. Mas estou doida pelo Violeta, Argan e Ojon. Quando eu achar volto para contar tudo sobre eles.

Apresentação1

Existem muitas outras marcas de shampoo sem sulfato. Ai vai da escolha de cada uma de vocês. Mas eu gostei tanto dessa linha da Phytoervas que além de achar fácil, o meu comprei no mercado, o preço é super em conta, paguei 16,00 reais deu muito certo no meu cabelo.

Resultado no meu cabelo? Melhorou 100%, tanto o fato dele não desbotar e nem amarelar tanto quanto que mesmo usando shampoo sinto que ele não fica mais tão ressecado. Fica limpo, soltinho, alinhado e não perde tanta umidade.

No começo a gente estranha, por que ele não faz espuma, e nas 3 primeiras lavagens achei que meu cabelo ficou esquisito, meio grosso, não sei explicar.

Mas isso passou a partir da quarta lavagem, e depois disso foi só amor! A melhora do fio é evidente, e sinto isso bem claro quando uso um com sulfato, na hora que passa o cabelo vira aquele ninho de mafagafos que só com mooooito condicionador resolve.

Gente, mas sem noia tá? Às vezes o cabelo precisa mesmo de uma limpeza profunda para tirar o excesso de coisas que passamos nele. Eu mesma, em toda lavagem, ou uso uma máscara ou condicionador, e uma hora isso acumular nos fios, pois (vou confessar rs) ainda uso algumas máscaras que amo mas que contém Petrolato e como já sabem ele gruda nos fios deixando eles pesados e impermeáveis.

Slide5

 

Como identificar o sulfato na composição?

Provavelmente o shampoo sem sulfato vem com isso especificado na frente da embalagem, mas, se ficar na duvida, pode buscar por esses nomes abaixo:

Sodium Lauryl Sulfate ( SLS) , Sodium lauryl ether sulfate ( SLES) ou Sodium Laureth Sulfate, Sodium myristyl sulfate,-Sodium Myreth Sulfate, Ammonium lauryl ether sulfate( ALES), Ammonium lauryl sulfate/ ALS  e Ammonium lauryl ether sulfate/ ALES

Dica: comece usando o shampoo sem sulfato intercalando com o shampoo comum,  aumente para duas sem sulfato, e por ai vai até chegar a usar o shampoo com sulfato apenas a cada 15 dias. É assim que eu faço. E juro que foi uma excelente troca, meu cabelo agradece!

E vocês meninas, já usaram shampoo sem sulfato? O que acharam?

Beijocas!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo