Cabelos, Dica do dia, Hidratação, Tratamentos capilares

Vinagre de maçã nos cabelos. Para que serve e como usar

07 maio 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários
Quem nunca ouviu alguém falar que usa vinagre de maçã nos cabelos? Oi como assim?
Pois é, mas muita gente nem faz ideia que serve. Bora aprender um pouquinho sobre isso? Vinagre de maçã nos cabelos. Para que serve e como usar
 Vinagre de maçã nos cabelos.
 
O que é Vinagre?
 
É um vinho ácido, geralmente extraído de frutas. Existem vários no mercado, mas o de maçã é o mais usado tanto para fins medicinais assim como na estética.
Por que é bom para os cabelos?
 
Por ter um pH muito baixo, em torno de 2,5 a 3,0 ele ajuda a selar as cutículas dos fios. Melhorando a porosidade, devolvendo brilho e maciez.
 
É antioxidante, e possui Pectina, que ajuda a recuperar cabelos secos e coloridos, doando brilho e hidratando os fios. Ajuda a remover excesso de produtos do fio e as células mortas e melhora o crescimento capilar.
 
Os ácidos suaves e as enzimas presentes no vinagre de maçã ajudam a eliminar bactérias causadoras da caspa e coceira.
 
 

Vinagre de maçã nos cabelos. Para que serve e como usar

 
A medida é bem eclética, já vi de tudo quanto é jeito por ai, tem gente que usa puro, eu particularmente acho muito forte e prefiro diluído.
 
Usando no ultimo enxague. Misture um pouco de vinagre com água. Eu uso uma colher de sopa para cada 100 ml de água. Lavo normalmente os cabelos, uso uma máscara de hidratação ou nutrição, e depois de retirar o produto, jogo essa mistura nos fios.
 
Pode enxaguar ou não. Eu as vezes deixo,as vezes enxaguo. De vez em quando uso ele puro depois da lavagem.
 
Também gosto de misturar na hidratação. Uso uma quantidade de máscara suficiente para passar em todo cabelo, mais uma colher de sopa de azeite, e uma colher de sobremesa de vinagre. Deixo agindo 20 minutos. Alguns chamam essa mistura de Selagem Ácida.
Na reconstrução. Ensinei AQUI, uma selagem mais potente para cabelos porosos e elásticos que ficam com as cutículas muito abertas, resenha AQUI

Pode deixar a mistura de vinagre com água num borrifador, isso facilita a aplicação.
 
Quando usar?

 Vinagre de maçã nos cabelos.

 Ai vai de cada cabelo. Se o seu cabelo está muito poroso e elástico pode usar até duas vezes por semana. Se for um cabelo saudável, a cada 15 dias é o suficiente. Eu uso duas vezes na semana, meu cabelo não está mais poroso mas uso sempre após minhas hidratações e  nutrições para selara cutícula e manter o tratamento por mais tempo no fio.
 
O ideal é ir usando e percebendo como o cabelo está reagindo, e se precisa de mais ou menos vezes por semana do uso do vinagre. Lembrem-se tudo que é em excesso não é bom.
 
Para simplificar funciona assim: o shampoo abre as escamas e limpa,  a máscara nutre e hidrata, e o vinagre entra para finalizar esse processo, fechando as cutículas, mantendo o cabelo limpo e a hidratação dentro do fio.

Foto reprodução

E o cheiro? É enjoadinho mesmo. No meu cabelo sai rapidinho, secou o cheiro evapora e some. Mas juro que vale o sacrifício rs. O banheiro fica com esse cheiro por horas, marido que adora rs, só que não!
 
Vale muito a pena meninas. Quem nunca fez, faça o teste, tenho certeza que vai amar. E o melhor de tudo, é algo extremamente barato, acessível, rende muito e sempre temos em casa.
 
Dica extra: teve corte químico? Cabelo ficou elástico após descoloração?  Faça uma mistura de uma parte de vinagre pra uma ou duas de água e passe nesse cabelo, isso vai baixar esse pH que está alto e neutralizar a ação do descolorante, ou da química, fazendo parar o processo.  E depois lógico uma boa reconstrução.
 
vinagre
Importante: se o cabelo estiver extremamente ressecado, é bom fazer várias hidratações antes de usar o vinagre, e se foi alisado com Hidróxido também, pois o cabelo pode quebrar com o uso do vinagre (acidificação). Parte do texto do post do blog Clube do Cabelo e Cia!
 
Quem usa Vinagre de maçã nos cabelos. E ama esse fedorentinho? Beijocas!
 
 
 
 

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo