Cabelos, Tratamentos capilares

Hidratação, nutrição e reconstrução. Do que meu cabelo precisa?

04 nov 2020 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Como cabelo dá trabalho né? Temos que hidratar, nutrir, reconstruir, pois mulher vive judiando deles: pintando, descolorindo, alisando, enrolando e por ai vai. Mas, como saber se ele precisa de hidratação, nutrição e reconstrução?

 
E se não tratar, um dia ele vai reclamar. E mesmo um cabelo sem químicas, vai precisar de cuidados, pois o sol, o vento, o shampoo, e muitas outras coisas, agridem os fios, e a longo prazo, ele vai ficar feio.
 

Como identificar o que seu cabelo está pecisando?

Hidratação, nutrição ou reconstrução?
 
Hidratação: repõem água. 
Características do fio: É aquele cabelo que sempre está com uma aparência de ressecado, sem brilho, e depois que lava sempre fica um fuá. Outro sintoma típico de fio desidratado é aquele cabelo que embaraça fácil. O meu eu reconheço assim, é certeiro quando ele começa a embaraçar por nada.
Como fica o cabelo depois de uma hidratação? Fios leves, soltinhos tipo esvoaçantes sabe?
 
Nutrição: repõem lipídios. 
Sintomas: cabelo também ressecado, mas de uma maneira diferente, com muito frizz quando seca, fio áspero, sem brilho, sem vida. Com porosidade alta. Fica com muito volume, rebelde e desalinhado.
Como fica o cabelo depois da nutrição? Fios mais encorpado, pesadinho porém solto. Só fica muito pesado se exagerar no tratamento.
 
Reconstrução:repõem proteína das fibras do fio.
 
Sintomas: fios elásticos, frágeis, quebradiços. Cabelo com químicas. Quando molhado estica muito e não volta a sua forma normal. Geralmente não tem brilho e nem movimento.
Fios muito fininhos (a progressiva e descoloração causam isso), fragilizados, com pontas duplas, também precisam de reconstrução.
 
Como fica o cabelo depois da reconstrução? Essa é a mais visível. Fios mais rígidos e mais lisos. E dependendo da potencia da máscara pode deixar o cabelo bem durinho, opaco e sem movimento.
 
 

Como saber se o produto é exatamente o que seu cabelo precisa?

 Identificando uma máscara de reconstrução.
Na composição procure por queratina, aminoácidos, proteínas, colágeno, ceramida, tutano, Óleo de Argan, de Buriti, Ojon e outros.
 
  Hidratação, nutrição e reconstrução. Do que meu cabelo precisa?

Identificando uma máscara de Nutrição.

A maioria será composta por óleos ou manteigas, mesmo que no rótulo diga que é reconstrutora, se os principais ativos forem óleos, ela será nutritiva. Dica: produtos para cabelos cacheados/afros tem alto potencial nutritivo!
 

Identificando uma máscara de Hidratação.

Geralmente tem pantenol, glicerina, babosa, óleos principalmente de coco, abacate, Argan. Mel, açúcar, amido de milho e outros. 
 
Meninas, deixem de preguiça e vamos ler os rótulos dos produtos, não tem jeito, pois é na composição que vai ter certeza do que está levando.
 
Achei essa tabela, que ajuda a identificar cada produto pelos componentes. Clique na imagem para ver maior.
 
Existe o Cronograma Capilar (Tem dicas para montar o seu AQUI) que indica qual produto usar e quando. Muitas meninas seguem a risca e amam, e realmente salva os cabelos. Mas eu acho que às vezes sobrecarrega com muitos produtos, pois naquele dia talvez seu cabelo não precise do que o Cronograma está indicando.
 

Vale a pena fazer, mas vale muito mais aprender a identificar o que seu cabelo realmente precisa. O meu, por exemplo, raramente precisa de reconstrução, e se eu fizer quando ele não precisa, meu cabelo fica duro, pesado, sem movimento, e tenho que recorrer a muitas hidratações para recupera-lo do excesso de queratina. Já falei sobre isso aqui ” Queratina. Sabendo usar,seu cabelo agradece!”
 
Então meninas, do que seu cabelo precisa?
 
Beijocas!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo