Cabelos loiros, Matizadores

Violeta Genciana para matizar cabelos loiros. Dicas e truques de como usar!

20 mar 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Violeta Genciana para matizar cabelos loiros. Dicas e truques de como usar!

Amada e odiada por muitas loiras. A VG (violeta genciana) sempre causa polêmica né? E quando o assunto é matizar os cabelos ela sempre aparece. Mas, o que é  a VG?

Violeta Genciana para matizar cabelos loiros

Violeta gencianaVioleta de Metila 10 B, com nome científico  de cloreto de pararrosanilina é um conhecido agente antisséptico e antimicótico, corante primário usado no processo de  coloração de Gram, e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas.

Eu uso e adoro. Aliás, quando nada consegue tirar o laranja da minha raiz, ela vai lá e faz o serviço sujo rs, ou seja, tira o laranja e deixa uma cor linda.

 

como usar Violeta Genciana para matizar cabelos loiros sem manchar?

Muita cautela e aprender a lidar com seu poder de manchar tudo! rsrs
 
Ela pode ser usada de três maneiras diferentes:
misturada numa máscara branca,
no shampoo
ou diluída na água.
 
Mas antes de qualquer coisa, faça vários testes com a VG, até encontrar a medida certa e segura para o seu cabelo. Comece com 1 gota e vai aumentando. Sempre teste em uma pequena mecha. Lembre-se quanto mais claro, maior a chance de manchar.
 

Como usar a Violeta Genciana (VG) no creme: 

A minha medida é 1 gota de VG (use um conta gotas) para cada  duas colheres de   sopa de creme bem cheia. Desse jeito nunca manchou meu cabelo. Essa medida na máscara eu uso apenas na raiz. Se for usar no comprimento e ele estiver bem claro, use 1 gota para três colheres de sopa de máscara.

Na verdade, só usava a VG pra ajeitar a minha raiz problemática, mas, ouvi tanta gente dizer que na água o cabelo fica com uma cor divina, que resolvi testar também.

 
Na raiz eu costumo deixar uns 3 minutos, por que ela é mais escura que o comprimento e por isso demora mais pra matizar.

Aplico com a ajuda de um pincel como se estivesse retocando a raiz. Vou abrindo as camadas e aplico a mistura. Levo em media de 2 a 3 minutos e lavo em seguida. Prendo o comprimento do cabelo com uma rabo de cavalo assim o que escorrer da raiz não pega no comprimento.
 
Violeta Genciana (VG) na água:
2 a 3 gotas em um pote de sorvete. Ou 1 litro de água. Lavo os cabelos, e jogo a mistura.  Deixo agir no máximo 1 minuto pois meu cabelo mancha fácil. Enxaguo e hidrato.
 
Tanto na água como no creme, a cor ideal da mistura é um lilás clarinho. Não adianta fazer forte, deixar a mistura roxa, a única coisa que vai conseguir é um cabelo colorido, roxo e chumbado!

O resultado é impressionante, a cor fica perfeita, parece que pintei no dia. Ele puxa um pouco pro cinza, mas algo muito suave. Ainda bem, por que eu não gosto de cabelo muito cinza, fico parecendo uma velha grisalha rs.



Como usar Violeta Genciana (VG) no shampoo:
é a opção que menos gosto. Acho que no shampoo, ela tende a ressecar mais o cabelo. Por isso, se for misturar no shampoo, dê preferência aos cremosos e hidratantes. Eu testei uma vez, matiza bem, mas como não uso muito shampoo, sou adepta ao Low Poo e No Poo, esse é a mistura que menos uso.

Tem que tomar mais cuidado com essa mistura, pois, não dá pra misturar só na quantidade que vai usar de shampoo na hora de lavar, então, pode fazer um shampoo inteiro,  de 300ml, coloque 8 gotas ou menos. Faça a mistura fora do pote, assim poderá regular melhor a concentração de VG a ser usada. Use esse shampoo 1 vez por semana.


A medida que uso é 4 gotas de VG para 100 ml de shampoo. Ele fica um lilás não muito claro.

A duração dessa matização com água é boa, em média 5 lavagens. Já na raiz, dura em média 3 lavagens. Se usar com cuidado, o resultado será perfeito. 

A Violeta Genciana pode manchar o cabelo?

Pode sim,  aliás, tudo que está por perto! Tome cuidado para nunca deixar o vidrinho cair no chão, pois terá um banheiro roxo por muito tempo.

Proteja as mãos também. Todo cuidado é pouco em se tratando de VG. E sempre, mas sempre meninas, façam um teste de mecha, e de preferência na parte mais clara do cabelo.
 
Dica: antes de usar a Violeta Genciana, deixe o vidrinho aberto por uns 3 dias, se puder ser no sol, melhor ainda. Isso faz evaporar o álcool, pois é ele quem resseca os cabelos. O meu nunca ressecou com a VG e nem manchou, apenas uma mechinha que ficou lilás uma vez. 

 Dicas e cuidados ao usar a Violeta Genciana para matizar cabelos loiros

Se manchar não se desespere, ela sai com as lavagens. Ou, basta usar um shampoo de limpeza profunda. Deixe a espuma agir por uns 5 minutos. Pode usar um sabonete branco tipo Dove para lavar o cabelo, desbota rapidinho.

VG


Quando for usar, fique sempre com um espelho por perto e com o chuveiro ligado. O olhômetro é o melhor jeito de saber se já chegou ao tom que deseja.

 
A maior vantagem da VG é que ela é acessível a todos os bolsos, pois custa quase nada, em média 2,00 reais e dura muito, mas muito mesmo. A minha tem quase 1 ano, e o vidro tá na metade ainda. E quanto mais velha melhor. Eu disse velha e não vencida ok?
 
Sei que muita gente vai torcer o nariz e dizer que já manchou o cabelo, ou que ele ficou super ressecado com ela. Mas, é como eu disse, sabendo usar, ela vai ser a melhor aliada do seu cabelo loiro. Aliás, outros matizadores caros também mancham e chumbam os cabelos.
VG: ou você ama, ou você odeia!
Agora que já sabem como usar direitinho a Violeta Genciana para matizar cabelos loiros podem se jogar. Beijocas!
 

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo