Cabelos, Hidratação, Tratamentos capilares

Cabelo Seco e Cabelo Ressecado. É a mesma coisa?

24 fev 2014 • por Marcia Sales • 0 Comentários
Acho que hoje em dia, com tantas químicas que existem para mudar a estrutura do cabelo, a maioria dos cabelos tende ao ressecamento. 
 
 
Mas, alguns cabelos são secos por natureza. O meu mesmo, sempre foi seco, mas não ressecado. Vamos entender melhor isso?
 
Cabelo seco: é a denominação que se dá aos cabelos ressecados devido a pouca produção de glândulas sebáceas do couro cabeludo. A pessoa já nasce com esse tipo de cabelo, mesmo sem químicas, é um cabelo que raramente tem raiz oleosa. Geralmente são opacos.
 
Outro fator que gera um cabelo seco é a falta de hidratações e o excesso de uso de chapinhas, babyliss e secadores.
 
Cabelo ressecado:são cabelos secos piorados, que passaram por químicas que abrem as escamas dos fios, fazendo com que ele perca toda a hidratação. Geralmente também são opacos, quebradiços, com pontas duplas, e com muito volume e frizz
 
E como cuidar desse tipo de cabelo?
 
 
Os apenas secos, que não estão danificados e nem passaram por procedimentos químicos, basta usar um shampoo apropriado para o tipo dele, ou seja, seco, mas com efeito hidratante. Geralmente esses shampoos são mais cremosos e perolados. Hidratações uma vez por semana e condicionadores em todas as lavagens, já melhora bem a textura desse tipo de cabelo.
Já os ressecados, precisam de produtos com alto teor hidratante, e cuidados mais potentes.
 
Procure hidratar duas vezes na semana e use produtos que contenham: Macadâmia, Tutano de Boi, Jaborandi, Extrato de Algodão, Semi di Lino, Germem de Trigo, Ceramidas e Vitamina A. Use produtos com pH baixo. Importância do pH correto. Deixe o produto agir por mais tempo, e use toucas.  Use água morna à fria para lavá-los, evite usar secador todos os dias, ou alterne o ar quente com o frio.
 
Os dois casos necessitam de hidratações, UMECTAÇÂO e nutrição. Pois o sol, vento, poeira, produtos químicos, chapinhas e até mesmo o excesso de shampoo, ressecam e muito qualquer tipo de cabelo, e a água é vital para a saúde e beleza dos fios.
E fique de olho, por que cabelos excessivamente e constantemente secos podem ser um alerta sobre alguma doença como: anemia, anorexia, hipotireoidismo e alterações hormonais. Inclusive mulheres na menopausa tem tendência a ter cabelos mais ressecados (eu em breve rs).
 
Beijocas!
 
 

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo